segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Observações sobre o rebaixamento

Desde que a fórmula de pontos corridos foi adotada no Campeonato Brasileiro, em 2003, apenas seis clubes disputaram todas as edições na Primeira Divisão: Fluminense, Flamengo, Cruzeiro, Internacional, Santos e São Paulo. Com o rebaixamento confirmado neste domingo, o Fluminense deixará esse seleto grupo em 2014.

****

O Fluminense não teria sido rebaixado caso os critérios de desempate dos outros principais campeonatos do mundo fossem adotados também no Brasileirão. Com os mesmos 46 pontos do Criciúma, o Fluminense caiu porque obteve menos vitórias que o clube catarinense. Na Liga Espanhola, o primeiro critério de desempate é o confronto direto, em que o Fluminense venceu o Criciúma. Nos outros campeonatos europeus, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols, em que o Fluminense também venceu o Criciúma. No Campeonato Argentino, os desempenhos das últimas temporadas são considerados para o cálculo do rebaixamento, o que também salvaria o Fluminense do vexame.

****

Na minha humilde opinião, empates em número de pontos deveriam ser resolvidos em um jogo extra, em campo neutro, quando houvesse alguma definição importante em jogo (título, vaga na Libertadores ou rebaixamento). O regulamento do Brasileirão até prevê este jogo extra, mas apenas no improvável cenário de empate em todos os critérios (pontos, número de vitórias, saldo de gols, gols-pró e confronto direto).

****

Peter e sua turma, responsáveis diretos pelo ultrajante rebaixamento do Fluminense, deveriam reconhecer sua monstruosa incompetência, entregar suas renúncias, e convocar novas eleições no Fluminense. Ao invés disso, provavelmente culparão "as gestões passadas", como sempre fazem.

****

Até quando?

PCFilho

4 comentários:

  1. O critério do campeonato argentino é totalmente maluco, sem falar que eles têm sempre a possibilidade de dois campeões por ano.

    ResponderExcluir
  2. Na Argentina parece que mudou esse esquema de dois campeões por ano.
    Só não sei como está a questão do rebaixamento.
    Por um bom tempo, eu também achava que vitórias, fosse um critério mais justo para definir o desempate. Mas o importante tem de ser priorizar o gol, por isso que considero saldo, como um melhor peso.
    Outro ponto que sempre achei meio complicado no campeonato, é que cair 4 clubes em 20 é muito.
    Como não vejo muito mérito em um time chegar em 4º na 2ª divisão, acho que o melhor seria ter uma espécie de "porta" em que o 17º jogaria pela permanência contra o 4º, porque se o 4º lugar da série A não tem acesso direto a Libertadores, sendo necessário passar por 2 jogos, porque o da série B tem que ter?
    Mas como tudo por aqui é mal ajambrado, taí uma questão que não terá solução nem tão cedo, se é que terá alguma, pelo menos não por parte da CBF.

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo muitos vascaínos cobrando do Bob... E no Flu ninguém fala nada :(

    ResponderExcluir
  4. A culpa é da diretoria, isto é fato.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.