domingo, 19 de maio de 2013

O melhor minuto de suas vidas

Antes de assistirem aos vídeos, leiam o contexto da situação, que aconteceu na semana passada, no Estádio do Watford, na Inglaterra.

Na segunda divisão do Campeonato Inglês (chamada de Football League Championship), três times são promovidos: os dois primeiros colocados da fase de pontos corridos, e mais o vencedor dos play-offs (semifinais e final disputadas entre 3º, 4º, 5º e 6º colocados). Vencer os play-offs significa ter a chance de jogar a badaladíssima Premier League, campeonato nacional mais rentável do planeta. A final dos play-offs é disputada no mítico Estádio de Wembley, em Londres.

Neste ano, Cardiff City e Hull City garantiram suas promoções ocupando as duas primeiras colocações nos pontos corridos. Já os play-offs envolvem Watford (3º), Brighton & Hove Albion (4º), Crystal Palace (5º) e Leicester City (6º). A história que quero contar aconteceu na semifinal entre Watford e Leicester City.

O Leicester City vencera o jogo de ida por 1 a 0, e o Watford vencia o jogo de volta por 2 a 1. O duelo estava indo para a prorrogação, de acordo com as regras (lá não contam o "gol fora" para desempatar). Entretanto, aos 51 minutos do segundo tempo (!), para desespero dos torcedores do Watford, o árbitro assinalou pênalti para o Leicester City. Estaria tudo irremediavelmente perdido para o Watford?

Eu poderia contar o restante desta história com palavras, mas vou deixar por conta dos vídeos abaixo, gravados por torcedores, das arquibancadas do Vicarage Road, o estádio onde 16.142 pessoas viveram o melhor minuto de suas vidas...




A decisão dos play-offs será no próximo dia 27, no Estádio de Wembley.

PCFilho

PS: vejam também este vídeo do apresentador da emissora Sky Sports, quase perdendo a voz ao narrar o que estava acontecendo:

24 comentários:

  1. Confesso que eu me emocionei com o segundo vídeo... rsrs

    ST!!!

    ResponderExcluir
  2. Vinicius,

    Esse vídeo da arquibancada me emocionou de uma maneira que eu achava que só o Fluminense e o Ayrton Senna eram capazes. rsrs!

    ResponderExcluir
  3. PC vai comprar uma camisa do Watford.

    ResponderExcluir
  4. Foda. Um episódio que poderia figurar até na história épica do Tricolor das Laranjeiras. Mas vamos combinar que o Tricolor já nos fez viver momentos ainda mais retumbantes que esse!

    ResponderExcluir
  5. Bigmontz, comprar uma camisa do Watford eu não sei se vou. Alguém me presenteará uma? hein? hein? :)

    Rachid, de fato, já vivemos alguns momentos semelhantes ao longo de nossa história. No Fla-Flu de 1919, a tripla defesa de Marcos de Mendonça no pênalti para o Flamengo. No Fla-Flu de 1995, o gol mais famoso da história do Maracanã. No Fluminense x São Paulo de 2008, o monumental gol de Washington aos 47 minutos do segundo tempo (esse, o momento mais emocionante de minha vida como torcedor)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O da barriga e o do coração valente são inesquecíveis. Eu fiquei rouco em 2008, além de quase ter quebrado a TV dando tapas nela. Kkkk

      Excluir
  6. Nobre amigo, me emocionei! É de arrepiar.

    ResponderExcluir
  7. PC, um clube que escapa do rebaixamento como em 2009...

    ResponderExcluir
  8. Quero registrar uma coisa, PC. O único momento que vi algo de espetacular no futebol que se equiparasse às façanhas tricolores (pelo menos no Brasil) foi a batalha dos Aflitos do Grêmio. Aquele foi um episódio sem paralelo na história do futebol brasileiro fora das Laranjeiras.

    ResponderExcluir
  9. Muito bem lembrado, Rachid.

    Aquela arrancada de 2009 foi o maior milagre da história do esporte mundial. Não conheço nenhuma história tão arrebatadora quanto aquela.

    No jogo contra o Palmeiras, no Maracanã, 70 mil fanáticos (!) subiram aquelas rampas movidos por um louco, até irracional, sentimento de esperança. O Fluminense era o último colocado do Campeonato, e precisava vencer todos os seus últimos jogos (se não me engano, ainda faltavam 5).

    Ainda me lembro de quando ouvi o apito final em Curitiba, após 2 horas de uma angústia que beirou o insuportável. Desandei a chorar feito criancinha...

    Isso é futebol... paixão inexplicável...

    ResponderExcluir
  10. Podemos dizer então que o Grêmio e o Watford tiveram seus momentos de Fluminense? hehehe!

    ResponderExcluir
  11. Maneiro é o narrador gritando:

    "IT'S A EXTRAORDINARY FINISH HIM!!!"

    Quanto ao segundo vídeo: o que emociona é que vc vê que é um moleque gritando emocionado (e o povo em volta idem) por um time de segunda divisão, e que não estava jogando contra um grande da primeira divisão, o que normalmente motiva torcedores de "N" times a torcer a favor do pequeno.

    Esse moleque se lá na frente me dizer que torce prá um Chelsea da vida é caso de desejar que ele quebre os dedos e nunca mais consiga jogar playstation! rs

    ResponderExcluir
  12. A Championship é muito vista e lá nos UK eles falam que o é o futebol do povão de lá, nego vai e torce de verdade, é futebol de verdade.

    ResponderExcluir
  13. A distribuição das torcidas na Inglaterra é razoavelmente diferente da daqui.

    Sim, geralmente os grandes têm as maiores torcidas. Mas os pequenos têm o seu povo muito fiel também.

    Aqui, o sujeito que nasce em Nova Friburgo, como eu, escolhe Fluminense, Flamengo, Botafogo ou Vasco, e tem o Friburguense como segundo time.

    Lá, o sujeito que nasce em Watford torce para o Watford, mesmo a cidade estando a apenas 32 km de Londres, onde residem os gigantes Arsenal e Chelsea. (para efeito de comparação, Nova Friburgo está a 150 km do Rio de Janeiro)

    Sobre a Championship, é um campeonato muito popular. Se não me engano, em média de público, na Europa, só perde para a própria Premier League, o Espanhol e o Alemão.

    E os play-offs são vistos pelo país inteiro. "Ir a Wembley" é verso cantado por várias torcidas. O Watford não joga a Premier League desde a temporada 2006-07. Dá pra imaginar a importância dessa defesa de pênalti e desse gol...

    ResponderExcluir
  14. Ia comentar isso da Batalha dos Aflitos também, mas odeio ter que lembrar que o Grêmio teve um dia de Fluminense... hahaha
    Mas que vídeo sensacional, acho que eu teria infartado no lugar de um desses torcedores aí, é muita felicidade pra um jogo só!

    ResponderExcluir
  15. Carol,

    Também acho que poderia ter infartado numa situação dessas. rsrs, é emoção demais concentrada em menos de um minuto...

    Não me canso de ver esse vídeo da arquibancada. A emoção dos torcedores é contagiante!

    ResponderExcluir
  16. Embora os estaduais não estejam mais tão em voga e o adversário não fosse dos melhores, vale lembrar também o gol do título de 2005 do Antonio Carlos. Para mim tem sabor especial pois, como sou de São Paulo, foram poucos jogos importantes do Flu que pude acompanhar in loco e este foi o único título do Flu que eu vi pessoalmente.

    ResponderExcluir
  17. Bem lembrado, Pedro. Eu estava no Maracanã esse dia, e foi mesmo muito especial.

    ResponderExcluir
  18. Caracas, deu tudo certo. A dupla defesa, o chutão, a matada, o lançamento, o cruzamento, a cabeçada para o meio e o chute para o gol! O futebol é de matar!!!

    ResponderExcluir
  19. Leandro, e tudo isso depois dos 51 minutos do segundo tempo! rsrs!

    Em um minuto, uma montanha russa de sensações: da extrema falta de esperança ao êxtase total!

    ResponderExcluir
  20. A final do carioca 2005 foi o jogo da benção de joão de deus, a torcida estava alucinada.

    ResponderExcluir
  21. Relato interessante de um brasileiro sobre o futebol inglês, principalmente os clubes das divisões inferiores:

    http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-15/carta-da-inglaterra/o-esporte-que-vendeu-a-sua-alma

    ResponderExcluir
  22. Fernando, se há um clube no Brasil, no mundo, no universo, capaz de façanhas impossíveis...

    Vc sabe qual é... rsrs.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.