quinta-feira, 30 de maio de 2013

Resenha: Olimpia 2 x 1 Tricolor

Charge: Mario Alberto/Lance.


Começo minha crônica anunciando logo: o Fluminense nunca vencerá a Copa Libertadores da América. É isso mesmo: o Fluminense nunca vencerá a Copa Libertadores da América. Corro o risco de ser mal visto pela torcida do meu próprio clube, eu sei. Afinal, estou me desfazendo do maior sonho dela. O próprio Profeta não gosta de ouvir isto, e afirma o contrário: o barbudo tem certeza absoluta de que o Fluminense vencerá muitas Copas Libertadores no porvir. E mesmo sabendo que os vaticínios de meu amigo da caverna são de uma precisão espantosa, eu não acredito que o Fluminense um dia vencerá a Copa Libertadores da América.

Explico: a Copa Libertadores da América não foi feita para o Fluminense, e o Fluminense não foi feito para a Copa Libertadores da América. O Fluminense é o clube que devolveu uma taça conquistada após descobrir, ele próprio, que havia escalado um jogador reserva irregularmente. O Fluminense é o clube que tem a fidalguia e a disciplina em seu hino. O Fluminense é o clube que intercedeu junto à Federação para que seus próprios desertores pudessem jogar o seu primeiro Campeonato. O Fluminense é o clube que poderia evitar um rebaixamento com uma simples ação judicial, pois seu adversário havia escalado um jogador irregular, e não o fez. O Fluminense é o clube que nasceu fidalgo e será para sempre fidalgo.

E o que é a Copa Libertadores da América? Amigos, é uma autêntica selva de gângsteres. Há as cínicas e nojentas arbitragens anti-brasileiras, há as torcidas que atiram pedras nos times visitantes, há os times que jogam contra as regras, há as equipes que usam a altitude como arma, há o regulamento estúpido que pune os melhores times. Há o Olimpia, que jogou 5 minutos de futebol e fez 175 minutos de cera, e mesmo assim está na semifinal. Me pergunto: será que eles conquistaram suas 3 Copas Libertadores dessa forma?

Uma destas ceras descaradas aconteceu aos 40 minutos do segundo tempo do jogo final. O Fluminense precisava de um gol, um único e escasso gol, e tinha a posse de bola. E o que fez o Fluminense? Jogou a bola para a lateral, amigos. É o fair-play que corre nas veias tricolores. É o fair-play proibido pelos deuses da Copa Libertadores da América. Está lá, escrito em letras miúdas, na tábua que desceu dos céus com as regras do torneio: "o time que fizer fair-play será severamente punido". E assim acontece, ano após ano.

Felizmente, o Fluminense é muito maior que a Copa Libertadores da América, que só nasceu em 1960, quando o Tricolor já era o maior clube da Terra. Amigos, ela não merece o Fluminense: azar o dela.

Vamos tratar do penta.

PCFilho

20 comentários:

  1. e você ainda se diz ser torcedor do fluminense ? que tipo de torcedor que é você , isso È um absurdo !!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. fidalguia de cú é rola....... eu quero a liberta e mais uma vez a covardia do abel nos tirou

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Os caras jogarem a bola pra lateral pro cínico ser atendido enquanto fingia foi dose!

    E o Fluminense joga mais uma oportunidade de ganhar a Libertadores no lixo, como havia feito em 2011. Tínhamos o jogo na mão. Depois do 1 a 0, o timeco do Olimpia já estava perdendo a cabeça. Aí Rhayner faz falta boba. Cavalieri falha. Depois é a vez de Digão, que ao invés de cercar o pereba, cai por cima dele.

    Aí é o ataque contra defesa e o festival de cera e pancadaria típicas do time de m**** do Olimpia.

    Acho que se o Atlético não ganhar essa Libertadores, nunca mais erguerá uma taça que preste.

    ResponderExcluir
  7. E a ironia suprema se consumou.
    0 a 0 não é melhor que 2 a 1, Abel!

    ResponderExcluir
  8. E a ironia suprema se consumou.
    0 a 0 não é melhor que 2 a 1, Abel! [2]

    ResponderExcluir
  9. Reconheço o esforço do Fluminense, reconheço o esforço do Abel Braga e de todo o elenco, elenco desligado, mas um ótimo elenco, perdemos por moles bobos, não vou ficar culpando jogador e técnico, pq é sempre assim, vão vir novos jogadores, e novos técnicos, e a gente vai ficar culpando quando perde. Ah porra, mais uma vez, ano que vem a gente ganha a libertadores.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe, amigo! Discordo de Você! O Fluminense sabe muito bem se despir da fidalguia no campeonato carioca, sabe agir de forma errada contra os times pequenos do Rio. Soube virar a mesa pra não cair em 1996, subir direto da série C pra série A em 1999... não é pelo espírito fidalgo que o Flu não vence a libertadores. Eu sou tricolor também, torço muito e fiquei muito triste hoje com a eliminação, mas sinceramente, não acho que o Flu esteja acima da libertadores. Acho lamentável não termos vencido ainda.
    Acho que o futebol brasileiro não sabe ser aguerrido, inteligente , catimbeiro e matador como o futebol argentino, paraguaio, uruguaio etc. Acho que pra um brasileiro ser campeão ou deve montar um elenco mil vezes melhor que os oponentes estrangeiros como fez o Santos na era Pelé ou o Corinthians no ano passado ou então contar com a incompetência dos adversários e com um chaveamento fácil como o caso do Santos de 2011 ou o Flamengo de 1981. A verdade é que mesmo com menos tecnica os times desses paises vizinhos são muito mais competitivos que os brasileiros. Veja que o Flu nas últimas libertadores não foi eliminado por brasileiros, vencemos o poderoso São Paulo em 2008 e o bom time do Inter ano passado. O Flu não sabe jogar decisões em caldeirões hispano-americanos como Defensores del Chaco, La Bombonera ou Casablanca. o Fato é esse. Desprezar a Libertadores é cuspir no prato que come. É uma competição belíssima e se Deus quiser o Flu irá sim ganhar. Não disputamos tantas assim, acho que se continuarmos disputando sempre, pegaremos o jeito e venceremos um dia.

    ResponderExcluir
  11. Alguns esclarecimentos após perguntas de leitores:

    - sobre "o regulamento estúpido que pune os melhores times", quem quiser entender a fundo minha crítica leia este outro post aqui.

    - quem acha mesmo que, em 1996, o Fluminense virou a mesa e estava errado na história, leia este outro post aqui. Entenderá também a história citada no texto, de quando poderia ter evitado o rebaixamento na justiça e não quis fazê-lo.

    - sobre o caso da taça devolvida, os detalhes estão neste outro post aqui.

    ResponderExcluir
  12. Não concordo com o texto!
    Isso tudo é desculpa para a INCOMPETÊNCIA!

    ResponderExcluir
  13. Caro PC,

    Não acho que seja por aí. Se suas assertivas fossem verdadeiras nenhum clube brasileiro seria campeão da Liberta.

    O erro maior é achar que nosso elenco é ótimo, o melhor do Brasil e outras baboseiras.

    Veja bem: Como pode um time querer furar retrancas sem ter umclube meia armador que saiba fazer lançamentos?

    Como pode um clube querer manter um placar favorável se sua zaga é composta por jogadores pesados sem a mobilidade e um mínimo de habilidade?

    Como pode um clube querer ser vencedor com um técnico covarde e protetor de cabeças de bagre e perseguidor de quem sabe jogar?

    Como pode um clube querer ser campeão se os responsáveis pela formação do plantel não têm a mínima noção para saber onde estão as suas deficiências?

    Poderíamos ter ganho em 2008 e só não o fizemos porque o técnico da época preferiu barrar o melhor atacante para colocar um volante medíocre do qual tinha interesse no passe.

    Você poderá contestar dizendo que esse time ganhou dois campeonatos brasileiros quase seguidos.

    Ao que responderei em duas etapas. Primeiro o time campeão de 2010 era superior a esse. Tinha o Conca, melhor jogador do campeonato e que jogou TODOS os jogos. Tinha o Emerson em vez do Wellington Nem. Tinha o Fred e como reserva o Washington, sem falar no Alan. Tinha o Mariano numa forma soberba e tinha o Muricy antes de se transformar em ratazana.

    Em 2012, ganhou fácil, mas jogou contra quem? Corinthians preocupados com o Mundial, Santos sem Neymar a maioria das vezes devidos aos inúmeros caça-níqueis do Ricardo Teixeira e o Atlético-Mg sem saber como jogar fora daquele estádio de futebol society.

    O que temos hoje? Bruno, Carlinhos, bem pior do que em 2010, ninguém na armação, porque os que o Abel tem escalado para a função são todos atacantes e o Deco é uma piada de mau gosto.

    E sobre os zagueiros, (todos os do plantel) desafio você a tentar colocá-los como titulares em qualquer dos clubes que disputam a série A.

    É isso caro amigo: raça, guerra, dignidade não ganham campeonatos e sim qualidade de jogador e no Flu atual muito poucos são craques de verdade.

    É duro, mas a pura realidade.

    Abraços e Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  14. Você está errado, o Fluminense irá vencer a Libertadores em outro ano, talvez ano que vem. Justamente, porque se trata do Fluminense, o clube que fascina pela sua disciplina, mas também que tem o sangue do encarnado, aquele sangue escuro, pobre em oxigênio, representando nossa garra em superar as adversidades, já vencemos jogos e torneios muito mais desfavoráveis por causa de árbitro e extra-campo do que esse, o próprio campeonato brasileiro de 2010 nos lembra disso, o Fluminense já jogou e venceu a terceira divisão do brasileiro, nós enfrentamos times bem mais baixo níveis que esse tal de Olímpia. Também temos o verde da esperança, simbolizando nossa busca pela taça ou jogo que estavam aparentemente perdidos. Por hora, como você disse, nós vamos em busca do penta, trazer mais um troféu para as Laranjeiras. E ano que vem vamos atrás daquela competição que estreamos ganhando de 2x0 do Palmeiras, um time que por sinal apanhou bastante para conquistá-la. "Um gol sofrido não vai me abater, não vou parar de cantar..."

    ResponderExcluir
  15. PC, não quero saber de libertadores. Isso é pra índio jogar. Pra mim chega!

    As pessoas criticam o Abel, mas quem entraria no lugar dele? O único nome na praça: Mano Menezes. Fora isso, é tudo a mesma coisa.

    Reforços, precisamos. A parada da copinha das confederações chega em boa hora.

    ST

    ResponderExcluir
  16. - Fred queria se agigantar sobre nós e falava de dinheiro. Ele disse a Hernán Pérez (volante do time) que era fácil jogar futebol, pois ganhava um milhão. Fred ficou com a pior parte, nos revezamos para bater nele. O Manzur deu uma forte, menos mal que o árbitro não viu. Não precisa ser sujo nem mal intencionado, mas as manhas valem muito – definiu o camisa 19 do time paraguaio.

    http://netflu.com.br/noticias/nos-revezamos-para-bater-no-fred-conta-zagueiro-do-olimpia/

    Não digo mais nada, eu acho que deveríamos pedir para não disputar esta competição caso nos classifiquemos para ela.

    Foda-se esta merda.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado a todos pelos comentários, os que me apoiam e os que me criticam.

    Reafirmo minha convicção: o Fluminense nunca vencerá a Copa Libertadores.

    Podem continuar sonhando, eu mesmo já sonhei muito com esse título, e não quero destruir os sonhos de ninguém.

    Mas a Copa Libertadores, pelo menos do jeito que ela é hoje, não é para o Fluminense.

    Tratemos de ganhar o máximo possível de Campeonatos Brasileiros e Copas do Brasil. A começar por este ano.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Comentários mal educados de não-tricolores serão sumariamente excluídos. Nem tentem.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.