Entretanto, o STJD ainda avaliará três denúncias que podem alterar os clubes rebaixados. O Vasco pediu os pontos da partida contra o Atlético Paranaense, e a CBF acusou Portuguesa e Flamengo de escalarem atletas suspensos na última rodada.
O Vasco alega que o jogo contra o Atlético Paranaense não deveria ter continuado, após a interrupção de mais de uma hora, acima do limite estabelecido no Regulamento Geral de Competições da CBF, e solicita que o placar da partida seja revertido de derrota por 5 a 1 para vitória por 3 a 0. Caso vença no tribunal, o Vasco passaria de 44 para 47 pontos.
O Flamengo escalou André Santos contra o Cruzeiro, mas a CBF alega que o lateral estava suspenso, como consequência de sua expulsão na final da Copa do Brasil. Já a Portuguesa escalou Heverton contra o Grêmio, embora ele ainda tivesse que cumprir um jogo de suspensão. Tanto Flamengo quanto Portuguesa podem perder 4 pontos (3 pela irregularidade, e 1 dos resultados dos jogos - ambos terminaram empatados). Curiosamente, tanto Flamengo quanto Portuguesa já estavam livres do rebaixamento, e apenas cumpriam tabela na última rodada. Naturalmente, se um for punido, o outro também será.
Considero realmente estranho que Portuguesa e Flamengo tenham cometido, na mesma rodada, o mesmo erro tão grosseiro. Porém, a ata do julgamento deixa muito clara a suspensão dos atletas.
|
Reprodução da ata do julgamento do jogador Heverton. |
Se Flamengo e Portuguesa forem punidos, o Fluminense escapará do rebaixamento. A diretoria tricolor ainda não se pronunciou sobre o assunto. Na minha opinião, o Fluminense deveria deixar claro que não tem absolutamente nada a ver com as denúncias, que não participará dos julgamentos, que está se planejando para disputar a Série B de 2014, e que só jogará a Série A se for obrigado pela CBF ou pelo STJD a fazê-lo.
A confusão está armada, e o futebol brasileiro pode reviver os velhos tempos de virada de mesa. Tomara que não...
Tabela com os resultados de campo:
11) Flamengo, 49.
12) Portuguesa, 48.
13) Coritiba, 48.
14) Bahia, 48.
15) Internacional, 48.
16) Criciúma, 46.
17) Fluminense, 46.
18) Vasco, 44.
19) Ponte Preta, 37.
20) Náutico, 20.
Tabela caso o Vasco consiga a vitória no tribunal, e Flamengo e Portuguesa sejam punidos:
11) Coritiba, 48.
12) Bahia, 48.
13) Internacional, 48.
14) Vasco, 47.
15) Criciúma, 46.
16) Fluminense, 46.
17) Flamengo, 45.
18) Portuguesa, 44.
19) Ponte Preta, 37.
20) Náutico, 20.
Tabela caso o Vasco consiga a vitória no tribunal, e Flamengo e Portuguesa não sejam punidos:
11) Flamengo, 49.
12) Portuguesa, 48.
13) Coritiba, 48.
14) Bahia, 48.
15) Internacional, 48.
16) Vasco, 47.
17) Criciúma, 46.
18) Fluminense, 46.
19) Ponte Preta, 37.
20) Náutico, 20.
Tabela caso o Vasco não consiga a vitória no tribunal, e Flamengo e Portuguesa sejam punidos:
11) Coritiba, 48.
12) Bahia, 48.
13) Internacional, 48.
14) Criciúma, 46.
15) Fluminense, 46.
16) Flamengo, 45.
17) Portuguesa, 44.
18) Vasco, 44.
19) Ponte Preta, 37.
20) Náutico, 20.
PCFilho
Estimado PC,
ResponderExcluirAcredito que temos que jogar a serie B. Independente do tribunal.
Caimos no campo, que subamos pelo mesmo campo!
Que caiam outros, mas que não nos aproveitemos de erros de terceiros para amenizar e esconder os nossos.
Amo muito este clube, e acho que temos que ter muito cuidado em como será utilizada esta informação pela mídia.
O Flu deveria se pronunciar oficialmente negando qualquer participação e afirmando que jogará a B, apenas jogará a A em 2014 se for obrigado mesmo.
Aguardemos o que nosso presidento fará. ..
Felipe Ximenes? O mesmo que trabalhou em 2009? Ano que lutamos contra o rebaixamento? Qual o critério?
ST
Li no globoesporte o presidente da Lusa dizendo que o Flu está procurando pelo em ovo.
ResponderExcluirAgora espero mais ainda o pronunciamento do clube!
Virada de mesa não é bom. Por outro lado de que valem as regras se não forem cumpridas? Quantos jogos tivemos que jogar sem jogadores chave por estarem suspensos e acabamos por perder pontos no campo? Seria muito fácil escala-los contando que daria em pizza. Se fosse um clube lá de cima da tabela o Flu não estaria arrolado nesse imbróglio, mas a discussão iria acontecer de Qq forma. O que fazer? Rebaixar 5 clubes? 6? Pq tanto os interioranos paulistas quanto a equipe do demônio ficariam com menos pontos que o Flu. Então se o Flu cai, abaixo dele que caiam todos.
ResponderExcluirConcordo com o Raphael. Independente de ter culpa ou não, se o Fluminense for novamente beneficiado por virada de mesa, paro de acompanhar futebol.
ResponderExcluirTriste futebol brasileiro que ainda recorre a tão sorrateiras práticas.
ResponderExcluirMas achei meio estranho o caso do Flamengo. O cara foi expulso na Copa do Brasil e foi julgado para cumprir a suspensão no Brasileiro?
Estranho isso que só...
Espero que não dê em nada, só fofocas.
Mas caso role alguma virada de mesa, eu provavelmente deixarei o futebol brasileiro de lado. Já anda bem ruim em campo e consegue muito pior fora dele, ao não fazer cumprir o que ocorre em campo.
Caro PC, gostaria de acrescentar algo.
ResponderExcluirImaginemos uma situação assim não após o fim, mas no meio do campeonato. Um clube escala jogador irregular e é punido em 4 pontos. No final, esse clube termina rebaixado, sendo esses 4 pontos decisivos.
Alguém em sã consciência diria, no final de tudo, ter se tratado de tapetão?
"Virada de mesa não é bom. Por outro lado de que valem as regras se não forem cumpridas?"
ResponderExcluirQue as regras sejam cumpridas! Parece que em 2010 outro paulista errou e foi punido. Se errou, que paguem. Nem que caiam 5 ou 6 e ano que vem subam 5 ou 6!
E que o Flu se manifeste.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAos tricolores que acham que o Flu deve disputar a série B, mudem de time.
ResponderExcluirVcs não farão nenhuma falta.
Isso não é virada de mesa coisa nenhuma!
ResponderExcluirRegras são regras!
Se escalou o jogador irregularmente que seja punido.
Não me venham dizer que o Flu, se depois do julgamento da Portuguesa for confirmada sua punição, não ganhou no campo, pois jogadores e técnico do Fluminense foram punidos com mais de um jogo e o clube cumpriu com sua obrigação, deixando o time desfalcado durante a competição. Coisa que a Portuguesa não cumpriu por incompetência.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/12/flu-se-posiciona-no-caso-heverton-regulamento-tem-de-ser-cumprido.html
ResponderExcluirVirada de mesa é quando o regulamento não é cumprido, o que acontecerá caso Flamengo e Portuguesa não sejam punidos.
ResponderExcluirCaro PC,
ResponderExcluirFico surpreso com a falta de conhecimento do pessoal que postou os mais estapafúrdios comentários.
No blog do Tricolor Verdadeiro, demonstrei meu receio de que se o Fluminense continuar na série A, correremos o sério risco de ficar com a baba de jogadores indicados pelo Abel.
É o risco que corremos.
Mas nos casos em pauta, tanto Portuguesa como Flamengo escalaram burramente jogadores suspensos.
Se não perderem esses pontos, aí sim é que será uma grande virada de mesa, como será também se o Tribunal acatar a ridícula pretensão do Vasco, totalmente descabida sob o ponto de vista jurídico, porque existe um artigo no Código de Justiça Desportiva que dá ao árbitro a prerrogativa de extrapolar os tais 60 minutos máximos de paralização.
Se o Vasco ganhar esse processo, aí sim tratar-se-á de uma grande virada de mesa.
Em suma: Flamengo e Portuguesa perderão os pontos. O Flamengo continuará na série A com 45 pontos e a Lusa não tem jeito irá cair.
E eu pergunto: o que o Fluminense tem a ver com a burrice alheia?
Abraços e Saudações Tricolores.
"Mais recentemente, o termo "virada de mesa" passou a ser aplicado a qualquer mudança de regras provocada por interesses circunstanciais ou casuísticos, buscando favorecer alguém em detrimento de outrem."
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Virada_de_mesa
Vídeo histórico, com PVC e Mauro Cezar explicando com honestidade pouco comum, tudo sobre 1996, 2000 e 2013 (para apreciarem, divulgarem e arquivarem):
ResponderExcluirhttp://www.espn.com.br/video/375757_pvc-explica-antigos-casos-de-tapetao-e-mauro-cezar-analisa-flu-esta-entrando-de-carona-de-novo
Muito bom, Mestre!
ResponderExcluir