domingo, 21 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 21 de janeiro


1947: com 98 votos na reunião do Conselho Deliberativo, o presidente Manoel de Moraes Barros Netto foi reeleito para mais dois anos de mandato no cargo máximo do Fluminense. O principal feito do segundo mandato de Manoel de Moraes Barros Netto na presidência seria a conquista do Torneio Municipal de 1948.

1954: em jogo amistoso no Estádio Uberabão, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Uberaba, com gols de Esquerdinha (dois, um de pênalti), Ivo e Didi. Nas semanas seguintes, o Tricolor faria sete partidas no Uruguai, pela Copa Montevideo.

1957: o sócio e ex-atleta da natação Jorge Frias de Paula foi eleito presidente do Fluminense, em decisão unânime dos 177 membros presentes do Conselho Deliberativo do clube, para suceder a Jorge Amaro de Freitas. O presidente Jorge Frias de Paula permaneceria no cargo por três mandatos de dois anos, até o dia 17 de janeiro de 1963, quando seria eleito seu sucessor Nelson Vaz Moreira. Durante os mandatos de Jorge Frias de Paula, o Fluminense conquistaria o Campeonato Carioca de 1959 e os Torneios Rio-São Paulo de 1957 e 1960 no futebol, mas também seria bem-sucedido em outros esportes - por exemplo, venceria o Campeonato Carioca de Basquete de 1961. Em sua gestão, Jorge Frias de Paula, que foi nadador dos "100 metros costas" nos Jogos Olímpicos de 1932, em Los Angeles, também inauguraria o novo parque aquático da sede de Laranjeiras.

1958: em partida amistosa, no Estádio Presidente Vargas lotado, em Fortaleza, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Ceará. O Tricolor terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 1 (com dois gols de Waldo e um de Róbson), mas cansou e cedeu o empate na etapa complementar (este foi o terceiro jogo do Fluminense em um intervalo de quatro dias). Foi o primeiro tropeço do Tricolor na excursão pelas regiões Norte e Nordeste, que agora contabilizava seis vitórias e um empate.

1959: exatamente um ano após a partida de 1958, o Fluminense voltou a enfrentar o Ceará no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e desta feita obteve uma vitória por 5 a 0, gols de Pinheiro (dois), Waldo (dois) e Escurinho. Pelo resultado, o Fluminense recebeu a Taça Movelaria Avenida. Este foi o quinto jogo de uma sequência invicta que duraria doze partidas (e não seria a maior daquela temporada memorável, em que o Fluminense conquistaria o Campeonato Carioca com uma campanha sensacional).

1976: no segundo amistoso da Máquina Tricolor versão '76, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do CEUB, no Estádio Presidente Médici (atual Mané Garrincha), em Brasília. Os gols tricolores foram de Doval (dois) e Rivellino. Foram os dois primeiros gols do centroavante argentino com a camisa tricolor.

1981: em partida válida pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do CSA, graças aos gols de Gilberto e Cristóvão. O estádio da capital de Alagoas recebeu 20.879 pagantes para o jogo.

1995: o Fluminense encerrou sua pré-temporada em Nova Friburgo com um amistoso contra o Friburguense, no Estádio Eduardo Guinle. O jogo terminou 1 a 1, gols de Lira para o Fluminense e de Dedei para o Friburguense, ambos de pênalti. Nos meses seguintes, o Tricolor se sagraria campeão carioca, após dez anos de espera.

2001: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com vitória: 3 a 1 sobre o America, no Estádio Caio Martins, em Niterói. A vitória tricolor aconteceu graças aos gols de Faustino Asprilla (de falta), Tiago Silva e Paulo César.

2012: em sua estreia no Campeonato Carioca, no Estádio do Bangu, em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Friburguense, gols de Araújo, Rafael Moura e Thiago Carleto (de falta). Estava começando uma grande temporada, na qual o Tricolor conquistaria não somente o Campeonato Carioca, mas também o quarto Campeonato Brasileiro de sua história.

****

Aniversariante do dia:

Walter Pereira Lopes, o Walter (1929), zagueiro que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1950.

PCFilho

3 comentários:

  1. 1991: foi fundada, no Uruguai, a torcida Fluruguay, grupo de torcedores do Fluminense no país vizinho. A paixão pelo Tricolor não tem fronteiras. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.