segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 8 de janeiro


1912: com 17 votos, o sócio Carlos Guinle foi eleito presidente do Fluminense pela primeira vez, em assembleia realizada na sede do clube, em Laranjeiras. Começava ali o primeiro de muitos mandatos dos irmãos Guinle no comando do Fluminense - uma família que mudaria a história do Fluminense e do futebol carioca. O fundador Victor François Etchegaray foi o vice-presidente eleito.

1939: em jogo válido pela última rodada do Campeonato Carioca de 1938, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense, já com o tri assegurado, derrotou o Vasco por 3 a 1, graças aos gols de Tim, Sandro e Hércules (o gol de honra dos visitantes foi de Alfredo, que também chutou um pênalti na trave). Os tricampeões jogaram assim: Batatais; Guimarães e Machado; Bioró, SantamaríaOrozimbo; Vicente, Romeu Pellicciari, Sandro, Tim e Hércules. O timaço tricolor terminou a competição com 12 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 53 gols-pró e 22 gols-contra, campanha que deu ao Fluminense o primeiro tricampeonato da era profissional. Ao fim do jogo, a torcida tricolor festejou seus heróis, aos gritos de "tricampeão".
Jogadores do Fluminense, tricampeão carioca! Da esquerda para a direita:
Romeu Pellicciari, Machado, Brant, Guimarães, Carlos Nascimento (diretor), Hércules, Orozimbo e Batatais.

1950: em jogo válido pela terceira rodada do Torneio Rio-São Paulo, em São Januário, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do São Paulo, graças aos gols de Silas, Rodrigues Tatu e Waldir (o gol dos paulistas foi de Friaça, de pênalti). Esta foi a primeira vitória tricolor na competição interestadual.

1956: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca de 1955, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 2 a 1, graças aos gols de Waldo e Didi (de pênalti). Jairo marcou o gol de honra dos anfitriões, nos minutos derradeiros do jogo.

1957: em amistoso disputado no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Fluminense venceu o Combinado América-Atlético Mineiro por 3 a 1, com três gols do centroavante Waldo (sendo o primeiro de cabeça e o segundo em um belíssimo sem-pulo). O público mineiro não resistiu e aplaudiu a atuação do grande artilheiro tricolor.

1958: no segundo amistoso da viagem ao Pará, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Clube do Remo, no Estádio Baenão, em Belém, graças aos gols de Léo Briglia, Jair Francisco e Telê. Quatro dias depois, o Tricolor voltaria a campo, para enfrentar o Paysandu (vide 12 de janeiro).

1962: o Fluminense sagrou-se Campeão Carioca de Basquete de 1961, de maneira invicta e com duas rodadas de antecipação, ao derrotar o Flamengo por 62 a 59, no Ginásio do Municipal. O Flamengo havia conquistado os dez Campeonatos anteriores, e o Fluminense não era o campeão desde 1931, fatos que elevaram o triunfo tricolor à condição de feito histórico. Treinado pelo baiano Renato Brito Cunha, o elenco campeão tinha os seguintes atletas: Jorge Olivieri, Renê Salomão, Friedrich "Fritz", Renato Tovar, Carlos Tovar, Arnaldo Lopes, Lupércio Dias, Sergio Contieri, Paulo Alves Couto, Luís Cabria, Osmar Pinto e Antônio Paulo. Após os dois lances livres convertidos por Fritz nos instantes finais, a torcida tricolor invadiu a quadra em delírio, para celebrar o título.
Renê Salomão (14) disputa um rebote na partida decisiva.

****

Aniversariantes do dia:

Uidemar Pessoa de Oliveira, o Uidemar (1965), meio-campista goiano, que integrou o elenco do Fluminense no segundo semestre de 1996. Em vinte jogos com a camisa tricolor, marcou três gols, todos cobrando pênalti.

Laerte Rodrigues de Azevedo Júnior, o Laerte (1981), zagueiro que integrou o plantel profissional do Fluminense na temporada de 2004, tendo atuado em três partidas do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Cláudio Mejolaro, o Cláudio Pitbull (1982), atacante gaúcho, com 6 gols marcados em 41 jogos disputados pelo Fluminense, ao longo da temporada de 2006.

Leandro do Bonfim (1984), meio-campista baiano, que atuou no Fluminense no primeiro semestre de 2009. Em doze atuações com a camisa tricolor, marcou um gol, contra o Resende (vide 31 de janeiro).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.