sábado, 6 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 6 de janeiro


1937: em amistoso festivo, com bom público no campo da rua Campos Sales, o Fluminense venceu a Seleção Carioca por 5 a 3. Os gols foram de Hércules (três, um de pênalti), Brant e Vicentino para o Fluminense, e de Leônidas da Silva, Plácido e Ayrton para o escrete. Os campeões cariocas de 1936 atuaram com: Batatais; Guimarães e Machado; Marcial, Brant e Orozimbo; Sobral (Mendes), Lara (Hélio, depois Vicentino), Russo, Romeu Pellicciari e Hércules. A Seleção Carioca era praticamente um combinado de Flamengo e America: Walter [America]; Vital [America] (Newton Canegal [Portuguesa]) e Marin [Fla]; Médio [Fla], Munt [America] e Otto [Fla]; Lindo [America], Carola [America] (Ayrton [America]), Gradim [Bonsucesso] (Plácido [America]), Leônidas da Silva [Fla] (Caldeira [Fla]) e Jarbas [Fla]. O Fluminense atuou um tempo com cada camisa: no primeiro, com a tricolor; no segundo, com a branca.

1946: o Fluminense começou a temporada empatando em 3 a 3 com o Madureira, no Estádio Baenão, em Belém. Os gols tricolores foram de Rodrigues Tatu (de pênalti), Nandinho e Pinhegas. O jogo foi o primeiro de uma série de amistosos em Belém, cidade onde o Fluminense faria sua pré-temporada. Naquele ano, o Tricolor ainda seria reforçado pela contratação de Ademir Menezes, e voltaria a ser campeão carioca.

1949: em jogo amistoso, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Fluminense derrotou o Flamengo por 5 a 2, graças aos gols de Emílio Ibrahim (um) e Simões (quatro). Pela vitória neste Fla-Flu, o Tricolor recebeu a Taça Prefeito Acrísio Moreira da Rocha, homenagem ao então prefeito da capital do Ceará.

1952: em partida válida pela última rodada do Campeonato Carioca de 1951, diante de 92.963 presentes (81.166 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense perdeu para o Bangu por 1 a 0, gol de Vermelho, com assistência de Zizinho, no início do segundo tempo. Com a vitória, o Bangu conseguiu se igualar ao Fluminense na liderança da competição, ambos com campanhas de quatorze vitórias, três empates e três derrotas. Assim, o Campeonato Carioca seria decidido em uma melhor-de-três (vide 13 e 20 de janeiro).

1957: em amistoso disputado no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Mineiro. O atacante Léo Briglia marcou o gol tricolor no jogo. O Fluminense voltaria a jogar na capital mineira dois dias depois, contra um combinado América-Atlético (vide 8 de janeiro).

****

Aniversariantes do dia:

Adilson José Pinto, o Adilson José (1965), zagueiro paulista, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1998. Marcou um gol com a camisa tricolor, em jogo contra o Botafogo, no Campeonato Carioca; atuou ao todo trinta vezes pelo Fluminense.
Foto: Adilson José, no São Paulo.

Wellington Alves da Silva, o Wellington Silva (1993), talentoso atacante revelado nas categorias de base do Fluminense. Estreou no time profissional em 2010, quando participou do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro. Após girar pelo futebol europeu, retornou ao clube no segundo semestre de 2016, permanecendo até dezembro de 2017. Ao todo, marcou 11 gols em 83 jogos pelo Fluminense.
Wellington Silva comemora gol contra o Vasco (foto: André Durão).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.