sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 5 de janeiro


1930: em amistoso disputado em São Januário, a Seleção Carioca derrotou o Selecionado de Tucumán por 3 a 2, de virada. O escrete do Distrito Federal jogou assim: Jaguaré [Vasco]; Sylvio [São Cristóvão] e Itália [Vasco]; Tinoco [Vasco], Fausto [Vasco] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Doca [São Cristóvão], Russinho [Vasco], Nilo [Botafogo] e Sant'Anna [Vasco] (Theóphilo [São Cristóvão]). Maidana abriu o placar para os argentinos, Russinho, Nilo e Paschoal viraram para os cariocas, e os visitantes descontaram no fim com um gol-contra de Itália. A Seleção Carioca se preparava para o quarto e decisivo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, uma semana depois, no Parque São Jorge, em São Paulo (vide 12 de janeiro).

1938: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca de 1937, o Fluminense venceu o America por 3 a 1, no Estádio de Laranjeiras. Cada vez mais próximo do bicampeonato, o timaço tricolor jogou com: Nascimento; Moysés e Machado; Santamaría, Brant e Orozimbo; Sobral, Romeu Pellicciari, Celeste, Tim e Hércules. No primeiro tempo, o Fluminense abriu o placar com Celeste, e o America empatou com Oscar. Na etapa final, a vitória tricolor veio com gols de Vital (contra) e Romeu Pellicciari. A sensacional campanha do Fluminense na competição passou a ser de quinze vitórias, dois empates e uma derrota - o Tricolor não perderia mais nenhuma partida até garantir o bicampeonato (vide 19 de janeiro).

1941: na semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção do Espírito Santo por 6 a 1. O escrete do Distrito Federal jogou assim: Tadeu [America]; Domingos da Guia [Flamengo] e Osvaldo [Flamengo]; Afonsinho [São Cristóvão], Zarzur [Vasco] e Alcebíades [America]; Adílson [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Isaías [Madureira], Jair Rosa Pinto [Madureira] e Carreiro [Fluminense]. Os gols cariocas foram de Isaías (dois), Jair Rosa Pinto (dois), Adílson e Zizinho (o gol capixaba foi de Murilinho). A decisão do torneio nacional seria contra a Seleção Paulista, nas semanas seguintes - e a Seleção Carioca se sagraria campeã (vide 11, 15 e 20 de janeiro).

1958: no primeiro amistoso da viagem ao Pará, o Fluminense ganhou por 4 a 1 da Tuna Luso, no Estádio Francisco Vasques, em Belém. Os gols da vitória tricolor foram anotados por EscurinhoLéo Briglia, Waldo e Jair Francisco. Nos dias seguintes, o Fluminense enfrentaria e venceria os principais times paraenses e uma seleção local (vide 8, 12 e 15 de janeiro).

****

Aniversariantes do dia:

Albert Harry Roberts (1880), um dos vinte iluminados fundadores do Fluminense Football Club (vide 21 de julho). Nascido na cidade de Leicester, na Inglaterra, Albert Harry Roberts morava no Rio de Janeiro, e era empregado da Leopoldina Railway, empresa inglesa que operava a Estrada de Ferro Leopoldina. Segundo os registros do Fluminense e o livro de Paulo Coelho Netto, A. H. Roberts era o sócio número 20 do clube, e foi desligado já em fevereiro de 1903, por falta de pagamento da joia e das mensalidades. Trabalhou na Leopoldina Railway até falecer, aos 60 anos, no dia 2 de fevereiro de 1940, no Rio de Janeiro.
A única foto que já encontrei de Albert Harry Roberts, num embarque para a Europa
(revista O Malho, 19 de maio de 1928).

Almir da Silva (1938), ponta-direita revelado pelo Fluminense, com 17 gols marcados em 96 jogos pelo time principal tricolor, entre as temporadas de 1956 e 1960. Almir participou da campanha da conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1960.
Almir da Silva, em Laranjeiras.

Mozart Araújo Gomes, o Mozart (1939), meia-atacante cearense que integrou o plantel do Fluminense entre 1958 e 1959. Marcou um gol, de falta, na vitória sobre o Canto do Rio no Campeonato Carioca de 1958 (vide 31 de agosto).
O centroavante Mozart.

Ricardo Malzoni Conceição, o Malzoni (1984), atacante paranaense que integrou o elenco do Fluminense em 2003, tendo participado de duas partidas do Campeonato Carioca e uma da Copa do Brasil.

Felipe Cruz Barreiro, o Cruz (1984), zagueiro que integrou o plantel profissional do Fluminense entre 2002 e 2005. Em 2002, participou da campanha vitoriosa no Campeonato Carioca.

Gustavo Henrique Furtado Scarpa, o Gustavo Scarpa (1994), talentoso meio-campista revelado pelo Fluminense, que atuou no time profissional tricolor entre as temporadas de 2014 e 2017. Marcou 27 gols em 154 jogos com a camisa do Fluminense, e foi campeão da Copa da Primeira Liga de 2016 e da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca) de 2017. Nos Campeonatos Brasileiros de 2016 e 2017, foi o líder geral de assistências para gol.
Gustavo Scarpa comemorando um golaço do meio-campo, em 2017.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.