segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 29 de janeiro


1939: valendo vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1938, a Seleção Carioca venceu a Seleção Mineira por 3 a 1, de virada, em General Severiano. O escrete do Distrito Federal atuou com: Tadeu [America]; Machado [Fluminense] e Florindo [Vasco]; Zezé Moreira [Botafogo], Dodô [São Cristóvão] e Canalli [Botafogo]; Adílson [Madureira], Valdemar [Flamengo], Carvalho Leite [Botafogo], Romeu Pellicciari [Fluminense] e Carreiro [São Cristóvão]. Os gols cariocas foram de Carreiro, Romeu Pellicciari e Adílson - um trio que, a partir de 1940, faria história junto no Fluminense, conquistando o bicampeonato Carioca em 1940 e 1941.

1959: em amistoso disputado no Estádio do Mutange, em Maceió, o Fluminense ganhou por 6 a 0 do CSA, gols de Waldo (três), TelêJair Francisco e Escurinho. Este foi o primeiro jogo do Tricolor contra a equipe alagoana na história. Esta foi a nona partida de uma sequência invicta que duraria doze jogos (e não seria a maior daquela temporada memorável, em que o Fluminense conquistaria o Campeonato Carioca com uma campanha sensacional).

1971: em sua estreia na Copa Libertadores, o Fluminense venceu o Palmeiras por 2 a 0, diante de 26.867 pagantes no Estádio do Pacaembu, com dois gols do centroavante Flávio. Foi a quarta vitória seguida do Fluminense sobre o Palmeiras, após os três triunfos nos Campeonatos Brasileiros de 1969 e 1970 (vide 18 de outubro7 de novembro e 13 de dezembro).

1984: em sua estreia no Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbi, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Santos. Washington abriu o placar para o Tricolor, e Serginho Chulapa igualou para o Santos. Começava ali a campanha do Fluminense rumo ao seu segundo título nacional, que seria conquistado em decisão contra o Vasco (vide 24 e 27 de maio).

1989: na primeira partida das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1988, diante de 53.745 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, graças a um gol-contra de Zé do Carmo. Três dias depois, os rivais voltariam ao Maracanã, para a partida de volta (vide 1º de fevereiro).

1997: em amistoso no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Cruzeiro. Os gols tricolores na partida foram de Barata e Bruno Reis.

2003: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bangu. Os gols tricolores no jogo foram anotados por Ademílson e Carlos Alberto (de pênalti).

2004: em partida da segunda rodada do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu a Cabofriense por 3 a 0, gols de Edmundo, Rodolfo e Marcão.

2008: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 5 a 1. Os gols tricolores foram de Luiz Alberto, Washington "Coração Valente" (dois, um de falta), Leandro Amaral e Dodô.

2014: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Resende, graças a um gol do meio-campista argentino Darío Conca.

2017: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca (Taça Guanabara), no Engenhão, o Fluminense venceu o Vasco por 3 a 0, gols de Wellington Silva, Henrique Dourado e Marcos Júnior. O Tricolor levantaria a Taça Guanabara, e só não conquistaria o Campeonato Carioca porque seria absurdamente garfado na decisão contra o Flamengo.

****

Aniversariantes do dia:

Rubens José Venturini Tiszolczki, o Rubinho (1959), lateral-esquerdo que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1979.

Romário de Souza Faria, o Romário (1966), lendário centroavante da Seleção Brasileira campeã mundial de 1994, que atuou no Fluminense entre as temporadas de 2002 e 2004. O "Baixinho" marcou ao todo 48 gols em 77 partidas com a camisa tricolor.
O craque Romário, com a mais bela camisa que vestiu em sua carreira.

Wagner Ferreira dos Santos, o Wagner (1985), meio-campista mineiro, com 25 gols marcados em 183 partidas pelo Fluminense, entre 2012 e 2015. Participou das campanhas vitoriosas do Campeonato Carioca e do Campeonato Brasileiro de 2012.
Wagner foi campeão brasileiro pelo Fluminense em 2012.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.