quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 17 de janeiro



1953: em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Carioca de 1952, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Olaria. Os gols dos campeões mundiais foram de Villalobos, Didi (de falta) e Orlando Pingo de Ouro. A vitória levou o Fluminense aos 30 pontos, mantendo as chances tricolores de alcançar o Vasco (que, todavia, se sagraria campeão no dia seguinte). O Fluminense terminaria vice-campeão, empatado com o Flamengo.

1959: em amistoso, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Fluminense venceu o Ferroviário por 3 a 0, gols de Waldo (dois) e Jair Francisco. Esta foi a terceira partida de uma sequência invicta que duraria doze jogos (e não seria a maior da temporada). Era o início de um ano histórico, em que o Tricolor conquistaria o Campeonato Carioca com uma campanha memorável.

1963: em reunião do Conselho Deliberativo, o senhor Nelson Vaz Moreira foi eleito Presidente do Fluminense, para suceder a Jorge Frias de Paula, vencido após completar três mandatos de dois anos no cargo. Nelson Vaz Moreira obteve 187 votos, contra 79 de Jorge Frias de Paula - que recebeu longos aplausos das centenas de sócios presentes na sede do clube. Durante o mandato de Nelson Vaz Moreira, o Fluminense conquistaria o Campeonato Carioca de 1964.

2009: iniciando a temporada de 2009, em amistoso de comemoração do centenário do Coritiba, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, o Fluminense ganhou por 1 a 0 dos anfitriões, com um gol de Tartá. Curiosamente, Fluminense e Coritiba encerrariam a temporada se enfrentando, no mesmo local, na última rodada do Campeonato Brasileiro, em duelo por uma vaga na Série A (vide 6 de dezembro).

2010: em sua estreia no Campeonato Carioca, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense derrotou o Americano por 3 a 0, graças aos gols de Éverton, Maicon e Júlio César. Aquela temporada seria especial, pois terminaria com a conquista do Campeonato Brasileiro, após 26 anos de espera (vide 5 de dezembro).

****

Aniversariante do dia:

Cássio Alves de Barros, o Cássio (1970), lateral-esquerdo que integrou o elenco principal do Fluminense no segundo semestre de 1995, participando do time semifinalista do Campeonato Brasileiro.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.