sábado, 27 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 27 de janeiro


1946: no segundo amistoso contra o Remo, no Baenão, em Belém, o Fluminense obteve um empate: 2 a 2, graças aos gols de Geraldino e Simões (de pênalti). No primeiro duelo, uma semana antes, o Tricolor vencera por 4 a 0 (vide 20 de janeiro).

1953: na segunda rodada da Copa Montevideo, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Presidente Hayes, do Paraguai, no Estádio Centenário, na capital do Uruguai. Os gols tricolores foram anotados por Didi e Telê, o último nos minutos finais do jogo.

1955: em jogo movimentado, pelo terceiro turno do Campeonato Carioca de 1954, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Botafogo, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Didi (de pênalti), Telê (olímpico) e Javier Ambrois.

1959: na sequência da excursão pelo Nordeste, em amistoso disputado no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, o Fluminense venceu o Campinense por 4 a 1, graças aos gols de Waldo (dois), Jair Francisco e Pinheiro. Este foi o oitavo jogo de uma sequência invicta que duraria doze partidas (e não seria a maior daquela temporada memorável, em que o Fluminense conquistaria o Campeonato Carioca com uma campanha sensacional).

1960: em sua estreia no quadrangular final do Campeonato Brasileiro de 1959, a Seleção Carioca perdeu por 3 a 2 para a Seleção Pernambucana, na Ilha do Retiro. Sob o comando técnico do ídolo tricolor Tim, a os cariocas jogaram com: Manga [Botafogo]; Joel [Bangu], Darci Faria [Bangu] e Altair [Fluminense]; Amaro [America] e Russo [Vasco]; Sabará [Vasco], Rossi [Botafogo] (Almir Pernambuquinho [Vasco]), Pinga [Vasco], Décio Esteves [Bangu] e Babá [Flamengo]. Os gols cariocas foram de Pinga e Almir Pernambuquinho. Quatro dias depois, a Seleção Carioca venceria a Seleção Mineira, no Maracanã (vide 31 de janeiro).

1961: na rodada final do Quadrangular do Recife, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Santa Cruz, no Estádio dos Aflitos. Os gols tricolores na partida foram de Edmílson e Escurinho.

1963: na primeira partida da final do Campeonato Brasileiro de 1962, diante de 33.721 pagantes no Independência, em Belo Horizonte, a Seleção Carioca perdeu por 1 a 0 para a Seleção Mineira. Os cariocas atuaram assim, com três tricolores na equipe: Castilho [Fluminense]; Jair Marinho [Fluminense], Luís Carlos [Flamengo], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Carlinhos [Flamengo] e Gérson [Flamengo]; Correia [Bangu], Henrique Frade [Flamengo] (Nélson [Olaria]), Foguete [Portuguesa] e Nilo [America]. Três dias depois, os escretes voltariam a campo, no Maracanã, para o segundo e decisivo jogo da final (vide 30 de janeiro).

1974: em partida disputada no Estádio Pelezão, em Brasília, o Fluminense conquistou a Taça Presidente Médici, ao vencer o Flamengo por 5 a 4 na disputa de pênaltis, após empate em 0 a 0 nos noventa minutos.

1999: o Fluminense derrotou o Vasco por 4 a 2, diante de 23.774 pagantes no Estádio do Maracanã, em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo. Os gols tricolores foram de França (dois, ambos cobrando faltas), Roni e Magno Alves. A vitória sobre o então campeão da Copa Libertadores dava sinais de que o Fluminense voltava a ser competitivo, após três temporadas medíocres.

2002: em jogo válido pela segunda rodada do Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu o America por 8 a 0, no Estádio Giulite Coutinho. Os gols da vitória tricolor foram de César, Paulo César, Magno Alves (dois), Roger Flores (três, dois de pênalti) e Flávio.

2005: o Fluminense perdeu para o Americano por 2 a 0, no Godofredo Cruz, em Campos, na segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca. O Fluminense começava o torneio de maneira irregular, mas terminaria campeão, vencendo o segundo turno e a decisão contra o Volta Redonda (vide 17 de abril).

2011: o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Macaé, no Engenhão, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols da vitória tricolor foram de Carlinhos e Souza (dois, o segundo cobrando falta).

2016: em sua estreia na Copa da Primeira Liga, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Atlético Paranaense, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Apesar da estreia com derrota, o Tricolor conquistaria o título, em uma decisão contra o mesmo Atlético Paranaense, em Juiz de Fora (vide 20 de abril).

****

Aniversariantes do dia:

José Gonçalves da Silva, o China (1923), ponta-direita que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1947. Marcou 2 gols em 9 jogos pelo time principal tricolor.

Ivair Ferreira, o Ivair (1945), atacante com 21 gols assinalados em 80 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1971 e 1974. Com a camisa tricolor, "O Príncipe" conquistou a Taça Guanabara de 1971 e os Campeonatos Cariocas de 1971 e 1973.
Ivair.

Paulo Roberto Curtis Costa, o Paulo Roberto (1963), lateral-direito gaúcho, que marcou 17 gols em 60 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1996 e 1997. Além do Flu, jogou em outros sete grandes times brasileiros (Grêmio, São Paulo, Santos, Vasco, Botafogo, Cruzeiro e Corinthians). Com a camisa tricolor, Paulo Roberto cobrou 11 pênaltis e converteu todos os 11 (10 em partidas, 1 em disputa), marca igualada em 2017 por Henrique Dourado.
Paulo Roberto.

Arinélson Freire Nunes, o Arinélson (1973), meia-atacante com 4 gols marcados em 15 partidas pelo Fluminense na temporada de 1999, quando fez parte do time campeão da Série C do Campeonato Brasileiro.

Fernando José da Cunha Neto, o Fernando (1993), lateral-esquerdo revelado pelo Fluminense, com 9 atuações no time principal tricolor, entre 2013 e 2015.
Fernando.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.