sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 12 de janeiro


1930: no quarto e decisivo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1929, no Parque São Jorge, em São Paulo, a Seleção Carioca perdeu por 4 a 2 para a Seleção Paulista, e ficou com o vice-campeonato. Baseado no Vasco, o escrete do Distrito Federal jogou com: Jaguaré [Vasco]; Sylvio [São Cristóvão] e Itália [Vasco]; Tinoco [Vasco], Fausto [Vasco] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Doca [São Cristóvão], Russinho [Vasco], Nilo [Botafogo] e Theóphilo [São Cristóvão]. Os gols foram de Gambinha, De Maria (dois) e Heitor para os paulistas, e de Russinho (dois) para os cariocas.

1938: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca de 1937, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o São Cristóvão. Roberto anotou o gol dos visitantes, e Celeste marcou para os tricolores. O Fluminense jogou com: Nascimento; Moysés e Machado; Santamaría, Brant e Orozimbo; Sobral (Sandro), Romeu Pellicciari, Celeste (Orlandinho), Tim e Hércules. Com a excelente campanha de quinze vitórias, três empates e uma derrota, o Fluminense estava muito próximo de garantir o bicampeonato, o que aconteceria duas rodadas depois (vide 19 de janeiro).

1953: em reunião do Conselho Deliberativo, na sede de Laranjeiras, o sócio Antônio Leite foi eleito, por unanimidade, presidente do Fluminense para o biênio 1953-54, sucedendo a Fábio Carneiro de Mendonça. Os cento e quarenta conselheiros presentes concordaram com a candidatura agregadora de Antônio Leite, que prometia atender aos anseios das duas correntes que vinham disputando o poder no clube. O vice-presidente eleito foi Hugo Fracarolli.

1958: no terceiro amistoso da viagem ao Pará, no Estádio Leônidas de Castro ("Curuzu"), em Belém, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Paysandu, graças a dois gols do centroavante Waldo. Três dias depois, o onze tricolor voltaria a campo na capital paraense, para enfrentar o Combinado Paysandu-Remo (vide 15 de janeiro).

****

Aniversariantes do dia:

Evaldo Cruz, o Evaldo (1945), meia-atacante natural de Campos dos Goytacazes. Formado nas categorias de base do Fluminense, Evaldo marcou 17 gols em 72 jogos pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 1962 e 1966. Participou da campanha do título do Campeonato Carioca de 1964. Com a Seleção Brasileira, conquistou o torneio de futebol do Pan-Americano de 1963, em São Paulo. Jogou também no Cruzeiro, clube em que se tornou ídolo da torcida.
Evaldo, ainda juvenil, no Fluminense (Revista do Esporte).
Entrevista recente de Evaldo, a meu amigo Valterson Botelho.

Silvio Carlos Veloso Tavares, o Silvinho (1953), atacante revelado pelo Fluminense, duas vezes campeão da Copa São Paulo de Juniores, em 1971 e 1973 (marcou gols em ambas as finais, respectivamente contra Botafogo e Corinthians). No time profissional tricolor, disputou somente dois jogos, ambos no Campeonato Brasileiro de 1972.
Silvinho, com a camisa branca do Fluminense.

Fábio da Silva Azevedo, o Fabinho (1970), volante que atuou no Fluminense entre as temporadas de 2000 e 2002, somando 120 partidas com a camisa tricolor. Pelo Fluminense, conquistou o Campeonato Carioca de 2002.

Marcelo Gomes Corrêa, o Marcelo Gomes (1970), meio-campista revelado pelo Fluminense, campeão da Copa São Paulo de Juniores em 1989. Na equipe profissional tricolor, Marcelo Gomes tem 4 gols marcados em 97 jogos, entre as temporadas de 1989 e 1992.
Marcelo Gomes, em 1989.

João Eduardo Costa Macedo, o Joãozinho (1975), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense entre 1993 e 1994. Disputou quinze partidas com a camisa tricolor, e marcou um gol, contra o Náutico, na estreia do Campeonato Brasileiro de 1994 (vide 14 de agosto).

Arílson Mello da Silva, o Arílson (1984), lateral-direito revelado pelas categorias de base do Fluminense. Disputou doze partidas pelo time profissional tricolor, na temporada de 2004, e marcou um gol, num empate contra o Botafogo.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.