terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 16 de janeiro


1921: numa situação única em sua história, o time titular do Fluminense obteve duas vitórias no mesmo dia! Explico: na data escolhida para concluir os jogos interrompidos do Campeonato Carioca de 1920, o Fluminense teve que completar duas partidas, que haviam sido interrompidas quando estavam empatadas. Os minutos restantes dos jogos foram disputados no campo do Flamengo, na rua Paysandu. Nos dezesseis minutos que faltavam da partida de 24 de outubro, contra o Mangueira, ocorreram dois lances capitais: primeiro, o goleiro tricolor Gerdal defendeu um pênalti cobrado por Eurico Mendes; depois, Welfare centrou e o ponteiro Bacchi chutou forte para marcar o gol da vitória tricolor por 2 a 1.

Quarenta minutos após o apito final, o Fluminense voltou a campo, para jogar os doze minutos restantes da partida de 25 de abril, contra o São Cristóvão (que estava 2 a 2). E novamente o Fluminense conseguiu vencer, graças a um gol do meia-atacante Machado, no quarto minuto da continuação. Com os resultados positivos, o Fluminense alcançou os 26 pontos na tabela, garantindo o vice-campeonato de 1920 e a posse da Taça Vida Sportiva. A campanha final do Tricolor na competição foi de 11 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, 46 gols-pró e 27 gols-contra.

1960: em amistoso disputado no Estádio Belfort Duarte, em Curitiba, a Seleção Carioca, treinada pelo ídolo tricolor Tim, venceu o Coritiba por 3 a 2. Os gols cariocas foram de Bequinha (contra), Pinga e Babá. O lateral-esquerdo tricolor Altair participou da partida.

1961: o presidente Jorge Frias de Paula foi reeleito pelo Conselho Deliberativo, para mais um biênio na presidência do Fluminense. A grande obra de seu mandato seria a construção do novo parque aquático na sede, com piscina olímpica, poço de saltos ornamentais e piscina de aprendizagem.

1963: em amistoso em General Severiano, a Seleção Carioca venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 6 a 1. O escrete atuou com: Castilho [Fluminense]; Jair Marinho [Fluminense] (Murilo [Olaria]), Luís Carlos [Flamengo] (Haroldo [Olaria]), Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense] (Jordan [Flamengo]); Carlinhos [Flamengo] e Gérson [Flamengo] (Henrique Frade [Flamengo]); Correia [Bangu] (Joel [Flamengo]), Rodrigo [Fluminense] (Foguete [Portuguesa]), Dida [Flamengo] e Nilo [America] (Escurinho [Fluminense]).

1972: em jogo amistoso, o Fluminense venceu o Rio Branco capixaba por 4 a 0, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. Os gols tricolores foram de Marquinhos (dois), Mickey e Lula.

1977: em amistoso de pré-temporada, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 1 a 0, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O gol da vitória tricolor foi do meio-campista Kléber.

1999: em partida amistosa, o Fluminense derrotou o Volta Redonda por 3 a 1, no Estádio Paulo Fernandes, em Barra do Piraí. Os gols tricolores foram marcados por Gelson Baresi, Jorge Luís e Flávio. O Fluminense iniciava a jornada de retorno a seu habitat, a elite do futebol brasileiro.

****

Aniversariantes do dia:

Ivan Mariz (1910), médio-esquerdo paraense, que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1928 e 1936 (além de uma partida isolada em 1939). Participou das conquistas do Torneio Aberto de 1935 e do Campeonato Carioca de 1936. Marcou 8 gols em 203 jogos com a camisa tricolor. Com a Seleção Carioca, conquistou o Campeonato Brasileiro de Seleções de 1931. Com a Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 1930 e conquistou a Copa Rio Branco de 1932, ambas jogadas no Uruguai.
Ivan Mariz.

Raimundo Araújo França, o França (1918), centroavante cearense que atuou uma única vez pelo Fluminense, marcando um gol em partida contra o Bangu, no Campeonato Carioca de 1944.

Paulo Alves Couto (1939), jogador de basquete formado no Fluminense, bicampeão juvenil em 1954 e 1955, e integrante do time que conquistou o histórico Campeonato Carioca de 1961 (vide 8 de janeiro).

Marco Antônio Cardelli (1950), meia-atacante mineiro com três atuações pelo Fluminense, durante a temporada de 1974.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.