domingo, 31 de dezembro de 2006

Ano

Enquanto nenhuma editora percebe o talento dos Jornalheiros, continuamos aqui escrevendo sobre os assuntos que quisermos, para nossa querida meia-dúzia de leitores. Hoje, pego emprestadas palavras do sábio Carlos Drummond de Andrade, para iniciar minha dissertação sobre essa unidade de tempo chamada ano. “Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente.”

Nunca havia lido nada que definisse tão bem o ano. Esse ano, por exemplo. Eu não via a hora de ele acabar. Eu estava exausto, em meados de novembro já havia até realizado a “entrega dos pontos” de que fala Drummond. Acho que foi porque comecei a estagiar. Esse negócio de estudar e trabalhar ao mesmo tempo esgota a pessoa.

Por sorte, consegui tirar uma semana de férias. Foi essa semana que passou, entre o Natal e o Ano Novo. Como é bom ficar à toa! Dormi até tarde, vi muitos filmes na TV (destaque para “O Náufrago”, “O Júri” e “Guerra dos Mundos”), voltei a jogar xadrez e a ler (“A Linha de Sombra”, de Joseph Conrad), brinquei com os cachorros, revi amigos e familiares que não encontrava há muito tempo... Maravilha!

É o tal milagre da renovação! Dia 2, volto ao trabalho. E, apesar de só ter sido uma semaninha, me sinto “zero-quilômetro” para começar o ano. Para não fugir à regra, vou traçar alguns objetivos que desejo cumprir em 2007 (reparem que chamei de objetivos, não de promessas!).

A principal meta é terminar a faculdade. Se tudo correr bem, daqui a doze meses já poderei ser chamado de Engenheiro Paulo Cezar! Outro objetivo fundamental é acabar com o sedentarismo, pois não posso continuar sem fazer exercícios físicos (para quem quiser me acompanhar, tentarei caminhar todas as manhãs, bem cedinho, na praia do Leme!). Também desejo me aprofundar no estudo da língua italiana (de novo, uma companhia é bem vinda! Capisci?). Ahh, claro, quero me divertir mais! Continuarei freqüentando os jogos do Fluminense no Maracanã (espero que em 2007 isso seja diversão, e não sofrimento como foi em 2006), e prometo ir mais ao cinema (vergonhosamente, posso contar nos dedos das mãos as idas de 2006).

Faltando pouco menos de cinco horas para a virada de ano aqui no Brasil, encerro meu texto, desejando mais uma vez um feliz 2007 aos nossos caros leitores. Arrivederci!

PC

Um comentário:

  1. PC, você teve uma semana de descanso! Eu to esgotado, sem mais nenhuma barra de stamina há muito tempo! Não aguento mais! QUERO FÉRIAS! To passado, não suporto mais estudar nada!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.