domingo, 18 de janeiro de 2015
Cavalheiros e Canalhas
2 comentários:
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.
O último habitante é um canalha(Se fosse cavalheiro, sua afirmação seria verdadeira, porém ele diz que todos na ilha são canalhas, levando a uma contradição), indicando que o primeiro habitante é um cavalheiro.
ResponderExcluirO penúltimo habitante é um canalha(Se fosse cavalheiro, estaria dizendo que todos exceto ele são canalhas, porém o primeiro habitante também é cavalheiro, levando a outra contradição), também indicando que o segundo habitante é um cavalheiro.
Repetindo esse raciocínio, concluímos que a primeira metade dos entrevistados é composta apenas por cavalheiros, e a segunda metade apenas por canalhas, então há a mesma quantidade de cavalheiros e canalhas na ilha. E sim, n é um número par.
Se existem k canalhas na ilha, os primeiros k habitantes são cavalheiros pois estão dizendo a verdade e o restante (n-k) é canalha, pois estão mentindo.
ResponderExcluirPortanto para existir k canalhas na ilha, tem que haver também n-k canalhas
Sendo assim temos k = n-k
Ou k = n/2.
O jornalista pode concluir que metade da ilha é de canalhas e metade de cavalheiros
ST.