sábado, 29 de junho de 2019

Sobre o eclipse solar desta terça-feira, 2 de julho de 2019

Fonte: Time and Date.

Na terça-feira, dia 2, boa parte da América do Sul será testemunha de um eclipse do Sol. Antes de mais nada, faço o alerta de que NÃO SE DEVE OLHAR DIRETAMENTE PARA O SOL SEM PROTEÇÃO EM NENHUMA HIPÓTESE! HÁ RISCO DE DANO À RETINA E ATÉ CEGUEIRA PERMANENTE. Para saber como observar um eclipse solar de maneira segura, veja algumas das possibilidades aqui.

Eclipses totais do Sol não são fenômenos tão raros quanto parecem. Em geral, a cada ano é possível observar ao menos um de algum lugar da Terra. Porém, como a faixa de totalidade de um eclipse do Sol é muito pequena, um local específico do planeta raramente tem a oportunidade de observar o fenômeno mais de uma vez em um século.

A estreita faixa em que será possível observar o eclipse total atravessa o Chile e a Argentina. Em locais como La Serena (Chile) e Río Cuarto (Argentina), a Lua encobrirá totalmente o Sol durante pouco mais de dois minutos, transformando o dia em noite. Na capital argentina, Buenos Aires, o fenômeno será quase total às 17:44, com a Lua encobrindo mais de 99% da superfície do Sol.
Previsão do máximo eclipse em La Serena.

No Brasil, o eclipse solar será apenas parcial, podendo ser observado no fim da tarde nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste e em partes da região Norte. A maior parcialidade será observada na Região Sul. Em Porto Alegre, o eclipse começará às 16:48 e a Lua encobrirá mais da metade do Sol às 17:33, logo antes de ele se pôr, às 17:36. A recomendação para ter a melhor visão do eclipse é estar em um ponto alto ou encontrar uma área desobstruída com vista livre para a direção oeste-noroeste.
Previsão do máximo eclipse em Porto Alegre.

No Rio de Janeiro, o fenômeno começará às 17:03:54 e atingirá o máximo às 17:16:01, logo antes do pôr-do-sol, às 17:19:18. Será apenas uma pequena "mordida" da Lua no Sol.
Previsão do máximo eclipse no Rio de Janeiro.

Para consultar os detalhes do eclipse no local em que você está, recomendo a página do site Time and Date, a melhor fonte da internet sobre o assunto.

Próximos fenômenos:

Numa coincidência impressionante, o próximo eclipse solar visível na América do Sul acontecerá já no ano que vem. O fenômeno será em 14 de dezembro de 2020, e novamente cruzará apenas Chile e Argentina, com a faixa de totalidade ocorrendo um pouco mais ao sul que no eclipse desta terça-feira.

A América do Sul ainda terá um outro eclipse solar três anos depois, em 14 de outubro de 2023. Será um tipo diferente, chamado anular, que ocorre quando a Lua está próxima de seu apogeu (ponto mais distante de sua órbita), fazendo com que seu diâmetro aparente seja menor que o do Sol. Assim, a Lua não consegue cobrir 100% da área do Sol. O fenômeno será visível em seu máximo, com mais de 80% do Sol coberto, em partes das regiões Norte e Nordeste do Brasil, em cidades como Natal, João Pessoa, Campina Grande, Caicó, Patos, Juazeiro do Norte, Iguatu, Parauapebas e São Félix do Xingu.

Um eclipse solar total no Brasil só voltará a acontecer em 12 de agosto de 2045, com a faixa de totalidade passando por capitais como Macapá, Belém, São Luís, Teresina, João Pessoa e Recife.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.