sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Pelé oitentão


Amigos, o ano era 1957, e a Seleção Brasileira estava na disputando a Copa Roca, em duas partidas contra a Argentina. O primeiro jogo, no Maracanã, a Argentina venceu por 2 a 1. A derrota, no entanto, foi totalmente irrelevante. Naquele 7 de julho, nascia o mais vitorioso casamento da história do esporte mundial: aos 16 anos, Pelé estreava na Seleção Brasileira. O gol tupiniquim foi do garoto do Santos. Três dias depois, no Pacaembu, o técnico Sílvio Pirillo já escalaria Pelé como titular. Mais um gol, a vitória por 2 a 0, e a posse da Copa Roca. Era o primeiro título da espetacular parceria.

No ano seguinte, teríamos a sexta Copa do Mundo, na Suécia. Os titulares Julinho e Evaristo transferiram-se para a Europa e com isso perderam suas vagas no escrete. Seus reservas Joel e Dida foram promovidos a titulares. E as duas vagas abertas na reserva foram preenchidas por Garrincha e Pelé. Na estreia, vencemos a Áustria com facilidade (3 a 0) e, no segundo jogo, houve empate sem gols com a Inglaterra. No jogo da classificação, contra a União Soviética, estrearam Garrincha e Pelé, e triunfamos por 2 a 0. A dupla não sairia mais do time titular.

Nas quartas-de-final, diante do País de Gales, Pelé marcaria o doce gol da vitória. Um tento de mestre, aos 25 minutos do segundo tempo. O mundo do futebol começava a conhecer e a admirar seu Rei. O menino preto, de Três Corações, que jogava no Santos, começava a encantar o planeta com a sua arte.

Na semifinal, foi um espanto. Numa das maiores atuações individuais da história, Pelé enfileirou três gols na meta da França, e a Seleção venceu degaulleada, 5 a 2. Pelé promovera, sozinho, aos 17 anos, a minuciosa destruição da defesa francesa, que caiu como a Bastilha em 1789.

Na finalíssima, diante dos anfitriões suecos, Pelé deixou mais dois. Um deles antológico, com direito a um chapeuzinho desmoralizante no zagueiro. Nova vitória por 5 a 2, brasileiros campeões mundiais, e Pelé devidamente apresentado ao planeta.

Doze anos depois, já maduro, o Rei voltaria a escrever história, na condição de protagonista da Seleção de 1970, no México. Foram quatro gols: um contra a Tchecoslováquia, dois contra a Romênia, e uma obra de arte na final contra a Itália, de cabeça. A Seleção era tricampeã mundial de futebol, e somente um atleta estivera nas três conquistas: Pelé.

(Até hoje, Pelé é o único a ter conquistado três Copas do Mundo como jogador.)

Hoje, 23 de outubro, é o aniversário de Edson Arantes do Nascimento: Pelé completa 80 anos. E a impressão que se tem é que, vestido o uniforme, calçadas as chuteiras, nossa Majestade entraria em campo e, mesmo oitentão, valeria por três de vinte e poucos.

Obrigado, Pelé!

PCFilho
(texto que publiquei originalmente aqui, há dez anos, quando o Rei completava 70 primaveras)

6 comentários:

  1. O DEUS DE TODOS OS ESTÁDIOS A PRIVILEGIAR COMO EU A TODOS OS QUE O VIRAM JOGAR E AO FABULOSO SANTOS A HAVER ELEITO O MARACANÃ DA MINHA ESQUINA COMO SEU SANTUÁRIO E VALHACOUTO...

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, PC. Quem é Rei nunca perde a Majestade.
    Aqui no link abaixo, tem uma reportagem de O Globo de 20 de novembro de 1969, onde na capa tem uma foto de Pelé recebendo um diploma da FIFA, assinado pelo presidente da FIFA na altura, Sir Stanley Rous, diploma este que consagra o milésimo gol de Pelé.

    https://pelethebest.blogspot.com/2020/07/foto-do-dia-o-diploma-enviado-pela-fifa.html

    A partir daí, e se até a data de hoje a FIFA não "desconsagrou" este diploma, acabou o assunto sobre o número de gols de Pelé.

    Não vale a pena a imprensa européia andar a dizer que são apenas 700 e tal, que fulano ou sicrano vão igualar ou marcar mais gols que Pelé por clube, por adversário, por ano, nesta e naquela idade, enfim estes "recordes" des hoje em dia onde qualquer um "faz história" por qualquer mísero detalhe.

    Mesmo no próprio site da FIFA, as referências a Pelé são sempre de 1200 gols para cima, e não 700 e tal ou 600 e tal.

    Dito isto, vi muitas vezes o maior de todos ao vivo no Maracanã e pela tv em preto e branco.
    Também tive a felicidade de ver todos os jogos da Copa de 70 ao vivo. Me lembro perfeitamente do meu pai comprar uma televisão Telefunken pesadíssima, ainda com tubo, com 5 botões redondos: um botão seletor de canais, de rodar tipo fogão, para os 3 canais disponíveis na altura Globo, Tupi e Record ( SBT, Band e outros nem existiam ), outro pra sintonizar o canal com antena externa ( quando chovia ou ventava o sinal ficava fraquíssimo ), outro era o volume e os outros dois eram brilho e contraste.

    Vi a Copa toda em tempo real, com a inesquecível narração de Geraldo José de Almeida . A Telefunken novinha em folha nunca ficou fora do ar durante os jogos do Brasil.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RBN, eu não tenho idade suficiente para ter visto Pelé jogar, mas a TV da minha casa na infância era uma Telefunken parecida com essa aí que você descreveu. :)

      Abraço, e parabéns para Nossa Majestade o Rei Pelé Primeiro e Único!

      Excluir
  3. Pois é, acho que todo mundo naquela época tinha Telefunken, não me lembro de outra marca. Depois em 1973, a TV Tupi foi pioneira nas transmissões de programas a cores, um luxo, e com as cores vieram as marcas Colorado RQ, Semp Toshiba, Phillips, Philco, um monte de marcas.

    Para a Copa de 1974, meu pai comprou uma Phillips enorme, ainda sem controle remoto, a única que tinha no bairro. Todos os meus amigos iam lá em casa ver os jogos. Parecia HD.

    E vi Pelé a cores no Cosmos, já que transmitiam os jogos para o Brasil e América do Sul. Depois soube que o Cosmos era transmitido também para a europa, Ásia e África. A força do mito Pelé era muita, mesmo antes da internet.

    Dizem que apenas duas pessoas na história quando aparecem na tv não precisam de legenda a dizer quem são: Pelé e o Papa.:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AOS 12,1964/1965,JANEIRO, NA DECISÃO DO RIO - SÃO PAULO, BOTAFOGO X SANTOS, ENCARNARA O GANDULA E ÓBVIO EXTASIADO, VENDO AQUELA PLEIADE DE CRAQUES, MANGA, JOEL MARTINS, ZÉ MARIA, NILTON SANTOS E RILDO. DIDI E GÉRSON ( ARLINDO ), GARRINCHA DEPOIS JAIRZINHO, ROBERTO, SICUPIRA e ZAGALO ANTE GILMAR, LIMA, MAURO, CALVET E DALMO. ZITO E MENGÁLVIO. DORVAL, COUTINHO, PELÉ E PEPE...3 X 2 FOGÃO E 4 X O E 5 X 3 SANTOS NOS DEMAIS...CALENDÁRIO APERTADO. MAS A TELEFUNKEN AQUI CITADA ADQUIRIDA POR MEU PAI PORQUANTO A VER O FILHO NA TELA DE UMA GLOBO AINDA EMBRIONÁRIA SOB MÉDICI E GEISEL, ASSIM E ENTÃO, ALÉM DE HAVER SIDO CRIADA COM O OBJETIVO PRECÍPUO E ESTRATÉGICO, IMENSO MONOPÓLIO EM TERRITÓRIO CONTINENTAL, DOMINAR MENTES E CORAÇÕES, A T.V. GLOBO, INDEPENDENTEMENTE HAJA ATINGIDO INEGÁVEL CONFIGURAÇÃO ESTÉTICA DE PONTA, FÔRA ERGUIDA COM O DINHEIRO DO GRUPO TIME LIFE EM ACORDO COM ROBERTO MARINHO A MANTER ÓTIMO RELACIONAMENTO COM OS MILITARES QUE HABITAVAM SEUS CORREDORES EM SALAS ESPAÇOSAS NA VON MARTIUS, ANTES DA EXPLOSÃO DA VÊNUS PLATINADA...NA REDAÇÃO MONÁSTICA DO JORNALISMO CONVIVÍAMOS COM FIGURAS EM NADA AGRADÁVEIS A ESSE JOSÉ BONIFÁCIO, GOLPISTA E CENSOR, AUTORITÁRIO A QUE JOÃO SALDANHA DESRESPEITAVA RASGANDO SUAS SUGESTÕES EM MEMORANDOS OPORTUNISTAS NO JÔGO DA POLÍCIA FEDERAL, BRAÇO DO S.N.I. ERA MÉDICI, 1973. E, ENTÃO NO GLOBO REPÓRTER EMBRIONÁRIO, CINEASTAS DA ESTIRPE D'UM PAULO GIL SOARES, D'UM WALTER LIMA JUNIOR, O MAESTRO JÚLIO MEDAGLIA, ARRANJADOR DA TRÓPICÁLIA, WASHINGTON NOVAES, LUIS EDGARD DE ANDRADE, JOSÉ ITAMAR DE FREITAS, LUIZ LÔBO, MAURO BORJA LOPES BORJALO, HÉLIO COSTA EM NEW YORK, AMAURY MONTEIRO, SCARLET MOON DE CHEVALIER, SANDRA PASSARINHO, THEREZA WALCACER, SILVIO JÚLIO NASSAR, EDSON RIBEIRO, IBRAHIM SUED, ANÍBAL RIBEIRO, ROBERTO PONTUAL, EU, E A GLÓRIA MARIA AINDA EM SUA FASE DE PLENA NEGRITUDE SOB A SUPERVISÃO DA PROFESSORINHA ALICE MARIA A LUGAR TENENTE E IMEDIATA DE UM ARMANDO NOGUEIRA NA CHEFIA GERAL ONDE TRANSITAVAM TAMBÉM NELSON MOTA, MAURÍCIO CAPOVILLA, PAULO CÉSAR SARACENI, OCASIONAL...QUE REDAÇÃO!...WALTER CLARK AINDA ERA O SEGUNDO E DOS COMUNISTAS DO TAL ROBERTO MARINHO ELE MESMO CUIDAVA, CORRIA À BÔCA PEQUENA, ENTÃO...

      Excluir
  4. Olhaí quem mandou cartão de feliz aniversário para o Rei

    https://pelethebest.blogspot.com/2020/10/a-mensagem-de-feliz-aniversario-de.html

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.