segunda-feira, 5 de outubro de 2020

5 fatos interessantes de Geografia

Aqui estão cinco fatos interessantes de Geografia, alguns deles realmente surpreendentes.

I) O Monte Caburaí, extremo norte do Brasil, está mais próximo do Canadá que do Arroio Chuí, extremo sul do Brasil! A distância entre esses dois extremos do Brasil, em linha reta, é de 4.394 km. Já a distância do Monte Caburaí para Clark's Harbour, na província canadense de Nova Scotia, é de 4.279 km.

II) A maior fronteira terrestre da França não é com a Espanha ou a Bélgica, mas sim com o Brasil! Sim, a Guiana Francesa é oficialmente um território do país europeu, e a fronteira com o Brasil tem 730 km - o que faz dela a maior fronteira terrestre da França (e a segunda menor fronteira terrestre do Brasil). A travessia entre os dois países foi facilitada em 2017, com a inauguração da Ponte Binacional Franco-Brasileira, que finalmente conectou Macapá, a capital do Amapá, e Caiena, a capital da Guiana Francesa.
A fronteira Brasil-França. Fonte: site officiel du Sénat français.

III) O cume do Monte Everest não é o ponto mais distante do centro da Terra - a honra cabe ao Monte Chimborazo, no Equador, que dista 6384,4 km do centro da Terra. Apesar de o Monte Everest ser o mais alto do mundo com relação ao nível do mar, montes mais próximos da linha do Equador estão mais distantes do centro da Terra. Isto se dá porque a Terra é uma esfera achatada - o diâmetro no Equador é aproximadamente 43 km maior do que o diâmetro de polo a polo.

IV) O Oceano Pacífico é tão grande que, em alguns de seus pontos, o extremo oposto da Terra ainda está no Oceano Pacífico. Se você pudesse cavar um túnel do litoral do Peru, passando pelo centro da Terra, sairia do outro lado no Golfo da Tailândia - isto é, ainda no Oceano Pacífico.

V) A Rússia é aproximadamente 115 vezes maior que Bangladesh, mas tem menos habitantes. O território de Bangladesh é de 148.460 quilômetros quadrados (equivalente ao Ceará), enquanto o da Rússia é de 17.098.242 quilômetros quadrados (equivalente ao dobro do Brasil inteiro). Enquanto isso, a população de Bangladesh é de cerca de 161,4 milhões de pessoas (a da Rússia é de 144,5 milhões).

Se o leitor conhecer mais algum fato interessante de Geografia, peço que compartilhe nos comentários.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.