quarta-feira, 17 de abril de 2024

História - Fluminense x Sampaio Corrêa


Fluminense e Sampaio Corrêa duelarão na terceira fase da Copa do Brasil de 2024, com o primeiro jogo em Cariacica e o segundo no Rio de Janeiro. Os dois clubes já se enfrentaram oito vezes ao longo da história, com cinco vitórias do Fluminense, um empate e dois triunfos do Sampaio Corrêa. Nestas partidas, o Fluminense marcou ao todo 26 gols e sofreu 10.

Os confrontos de 1946, 1948, 1958 e 1959 foram amistosos disputados na capital do Maranhão. As partidas de 1974 e 1986 foram válidas pelos Campeonatos Brasileiros dos respectivos anos. Os jogos de 2002 e 2024 são pelas Copas do Brasil dos respectivos anos.

Abaixo, a lista com todos os resultados da história do confronto entre Fluminense e Sampaio Corrêa:
10/09/1986 - Fluminense 0 x 0 Sampaio Corrêa - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/02/2002 - Sampaio Corrêa 2 x 1 Fluminense - Castelão (São Luís)
01/05/2024 - Sampaio Corrêa  x  Fluminense - Kleber Andrade (Cariacica/ES)
22/05/2024 - Fluminense  x  Sampaio Corrêa - Maracanã (Rio de Janeiro)

Uma observação relevante: os dois clubes têm suas histórias intimamente conectadas, devido ao fato de a camisa tricolor do Sampaio Corrêa, estilizada por Gervásio Sapateiro, ter sido inspirada no uniforme do Fluminense. A diferença é que o Tricolor de São Pantaleão adota as cores da bandeira da Bolívia, verde, amarelo e vermelho, em vez da combinação verde, branco e grená do clube carioca.

PCFilho

Um comentário:

  1. Uma curiosidade: no último jogo, em 2002, no Maracanã, o Fluminense venceu o Sampaio Corrêa por 5 a 1, também pela Copa do Brasil. Magno Alves (dois), Fernando Diniz, Júlio César e Caio marcaram os gols do Fluminense na ocasião.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.