Em 15 de abril de 1967, a seleção da Escócia venceu a Inglaterra por 3 a 2, em pleno Estádio de Wembley, em Londres. Foi uma vitória festejada tal qual um título: como os ingleses haviam conquistado a Copa do Mundo meses antes, no mesmo local, os escoceses se autoproclamaram "campeões mundiais não-oficiais". Naquele jogo, que é até hoje lembrado como o maior da história do confronto entre Escócia e Inglaterra, foi Denis Law quem abriu o placar para os escoceses.
Com 30 gols em 55 jogos pela seleção da Escócia, Denis Law é idolatrado como o maior craque da história do país, sendo até hoje o único escocês a ganhar a Bola de Ouro, feito obtido em 1964. Já veterano, ele estava no elenco que disputou a Copa do Mundo de 1974, mas atuou somente uma vez na competição, na vitória sobre o Zaire por 2 a 0 – aquela seria sua última aparição pelo escrete nacional.
Denis Law tornou-se também um personagem icônico do Dérbi de Manchester, tendo atuado em ambos os lados do clássico. Após iniciar sua carreira no Huddersfield Town, Law jogou no Manchester City entre 1960 e 1961, quando foi vendido ao Torino, da Itália, por £110.000 (um recorde do futebol inglês na época). Em 1962, voltou a Manchester, mas para defender o Manchester United (a transferência de £115.000 quebrou o recorde anterior).
No Manchester United, Law se transformou em ídolo, com 237 gols marcados em 404 partidas, ao longo de onze temporadas (é ainda hoje o terceiro maior goleador da história do clube, atrás somente de Wayne Rooney e Bobby Charlton, e tem o humilde apelido de "The King").
Após a longa passagem no United, Denis Law voltou ao City, para encerrar a carreira. E então, quis o destino que, na penúltima rodada do Campeonato Inglês de 1973-74, em pleno Old Trafford, já aos 35 minutos do segundo tempo, ele marcasse um golaço de calcanhar, que eliminava qualquer chance de o United escapar do rebaixamento naquela temporada:
Como se pode ver no vídeo, Denis Law não teve nem coragem de comemorar o gol que rebaixava o clube que o tornara um mito. Ele apenas caminhou cabisbaixo até o meio do campo – foi substituído imediatamente e nunca mais jogaria pelo Campeonato Inglês. Aquela partida sequer terminou, com a torcida enfurecida do United invadindo o gramado aos 40 minutos da etapa final.
No fim, o gol de Denis Law não fez diferença alguma, porque, mais tarde naquele dia, o Birmingham City venceu seu jogo contra o Norwich City, significando que o United teria sido rebaixado mesmo se tivesse vencido o clássico. No fim das contas, Denis Law não precisou conviver de fato com o peso de ser o carrasco de seu querido Manchester United – seu gol não entrou para a história como a causa do rebaixamento, mas apenas como um símbolo daquele fracasso do clube
No último dia 17, Denis Law faleceu, aos 84 anos. Ele ainda é absolutamente idolatrado no Manchester United. Sua estátua na fachada do estádio de Old Trafford, entre seus ex-companheiros George Best e Bobby Charlton, é frequentemente reverenciada pelos torcedores do clube, a despeito daquele gol "maldito".
Descanse em paz, Denis Law!
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.