quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Resenha: Tricolor 1 x 2 Boavista


Na noite desta quarta-feira, em Volta Redonda, o Fluminense entrou no clima sonolento da Caravana da Monotonia, cochilou e sofreu a virada no finalzinho: Boavista 2 a 1. Uma derrota que evidencia que o time ainda não está pronto, liga o sinal amarelo, mas não chega a preocupar de fato. O onze tricolor ainda está evoluindo fisicamente, ao passo que o time de Bacaxá já se encontra no auge da forma. A classificação para a semifinal não só é possível, como ainda bastante provável. No sábado, também em Volta Redonda, continua a maratona de jogos contra os pequenos: o adversário da vez será o Duque de Caxias. Na terça-feira seguinte, finalmente acontecerá o primeiro jogo importante do ano: a estreia na Copa Libertadores, contra o Arsenal de Sarandí, no Engenhão.

Como não há muito mais a se falar sobre o jogo desta noite, aproveito para externar minha opinião sobre o novo plano de ingressos para sócios do Fluminense. Mesmo desconsiderando as dificuldades técnicas encontradas por sócios para aderir ao plano, considero o dito cujo ruim para o Fluminense. Para começar, o plano mais acessível (sócio contribuinte) cobra 118 reais mensais, um valor fora da realidade de grande parte da torcida. Em outras palavras: não se trata de um projeto de associação em massa; ao contrário, está muito longe disso. Dessa forma, o Fluminense dificilmente conseguirá um grande número de associados, o que possibilitaria um aumento importante nas receitas do clube.

Mais do que isso: o plano obviamente atrairá muitos torcedores que já eram sócios e que já frequentavam o estádio. Curiosamente, a receita mensal vinda dessa parcela da torcida diminuirá. Afinal, a mensalidade de sócio continua a mesma, e para ir aos jogos será desembolsada a quantia simbólica de 10 reais, muito menor que o gasto usual com ingressos.

Claro, alguns torcedores que não eram sócios passarão a ser. A receita vinda dessa parte da torcida provavelmente aumentará, pois estes novos associados pagarão uma mensalidade que antes não pagavam. Mas não será um aumento substancial, porque estes torcedores não contribuirão mais comprando ingressos na bilheteria. E além disso, eu apostaria que este grupo não será lá muito numeroso, visto que o valor cobrado por mês está fora da realidade da maior parte dos frequentadores assíduos da arquibancada.

Portanto, no lado financeiro, o Fluminense não verá mudança significativa de receita, com esta talvez sofrendo até uma leve diminuição. Entretanto, não é isso o que mais me preocupa nesta empreitada. O pior é a intenção por trás da iniciativa.

Não tenho acesso ao cadastro de sócios do Fluminense, mas tenho a intuição de que muitos eleitores de Peter Siemsen em 2010 deixaram de pagar suas mensalidades nos últimos meses. Afinal, eles são em grande parte torcedores de arquibancada, atraídos pela campanha da Flusócio em 2009. Sem absolutamente nenhum benefício por ser sócio (até a meia-entrada foi descontinuada pela gestão), que sentido fazia para o sujeito continuar pagando a mensalidade do clube? Nenhum, ora.

Com o novo plano, Siemsen chama de volta estes seus eleitores de 2010, potenciais eleitores seus também em 2013. (Atrai junto alguns poucos sócios "inéditos", é verdade, mas convenhamos, estes também serão potenciais eleitores seus, afinal se sentirão incluídos pela medida.)

Por outro lado, sem um plano mais barato disponível, o número de sócios aptos a votar não crescerá exponencialmente - o que favorece a reeleição de Siemsen, pois o quadro eleitoral será bastante semelhante ao de 2010. Do ponto de vista do presidente e provável candidato, um golpe de mestre. Do ponto de vista do clube, o velho museu de grandes novidades.

PC

8 comentários:

  1. PC,

    Para mim sócio do CLUBE não deveria pagar ingresso!

    Apesar de concordar com alguns tópicos que disse, gostei do plano no contexto do projeto trazer o torcedor de arquibancada para o flu é um grande incentivo.
    É eleitoreiro... pode ser!
    Vejo melhoras o que não via na gestão anterior.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao jogo...parece que não foi sonolento só pra mim, né?

    O time, que já estava sonolento desde o início da segunda etapa, dormiu no fim do jogo e tomou a virada (já todo mexido pelas invenções do Abel). Não estou preocupado, muito menos chateado, esse campeonato é um saco! O resultado pode ser bom pra deixar o time alerta o tempo todo contra o Arsenal no primeiro jogo da temporada.

    ResponderExcluir
  3. Já a medida eleitoreira da Rainha da Inglaterra me preocupa bastante. Como sempre acontece na política, o projeto de poder pessoal é prioridade. Os interesses do clube são ignorados. Continuamos totalmente dependentes do patrocínio da Unimed, sem ele não teríamos condições de disputar campeonato algum.

    Enquanto vejo os outros grandes brasileiros se mexendo pra arrumar dinheiro, o Flu pára no tempo.

    O Palmeiras fechou patrocínio de 25 milhões com a Kia, que somados aos mais de 80 que o clube recebe da Globo, ultrapassa os 105 milhões.

    Lembrando que esse dinheiro será administrado pelo Palmeiras, não pelo presidente da subsidiária brasileira do patrocinador.

    O Novo Fluminense não é um clube sério.

    ResponderExcluir
  4. Lembrando que o Flu emprestou dois dos três jogadores contratados pela rainha (Martinuccio e Ciro). E Lanzini, o terceiro, perdeu todo o espaço no time.

    Quem manda nesse clube?

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto, PC!

    O Novo Fluminense não é um clube sério! [2]

    ST

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao jogo, o time entrou muito relaxado e isso explica não terem acabado com o jogo logo. Entretanto, o real motivo pelo qual o Fluminense levou a virada foi que eu parei de prestar atenção no jogo, quando eu estava atento ao jogo estava tudo certo, foi só eu me distrair que...gol do Boavista. Tenho que ver isso aí.

    --

    Quanto ao plano para sócios, de fato não é um plano de associação em massa, mas isso não o torna isoladamente ruim. O plano é bom, se formos avaliar de forma isolada. Porém, poderia existir outras modalidades para pessoas não interessadas em frequentar a sede social do clube (mas que vão sempre ao estádio) e para gente de outros estados.

    Quanto a colocação do Ramon: "Lembrando que esse dinheiro será administrado pelo Palmeiras"

    Não sei se a torcida do Palmeira está feliz ou triste com este fato aí...rs.

    ResponderExcluir
  7. É verdade, Big!

    Não acho que o Palmeiras vá sair brigando por títulos por agora porque está construindo estádio (sem dinheiro público, como o Curintia), e isso consome verba.

    Mas, se depois de terminado o estádio, aparecer um dirigente com um pouco de visão (como o bandido Andrés Sanchez), o time vai brigar por tudo.

    ResponderExcluir
  8. A propósito, o sono era tanto que eu quase me esqueci. Só eu vi um pênalti cristalino não marcado no Fred no primeiro tempo?

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.