domingo, 22 de agosto de 2010

Resenha: Vasco 2 x 2 Tricolor


Amigos, temos a mania de olhar para um jogo e só ver o placar. No caso da batalha Fluminense x Vasco, só vemos o empate, nada mais que o empate. Porém, uma partida não fica encerrada em seu resultado, como se estivesse numa redoma. O mais importante é o que se esconde além do placar.

Por exemplo, o 2 x 2 não diz que o Fluminense está invicto há doze jogos (e o Vasco há oito). Tampouco diz que o Fluminense continua líder absoluto do Campeonato Brasileiro, ou que o Vasco segue escalando pela tabela.

O 2 x 2 também não mostra que havia 80 mil almas no Maracanã, numa festa digna dos áureos tempos do estádio. Também não mostra que Carlos Alberto continua sendo o meia decisivo de sempre (duas assistências espetaculares). Também não mostra que Deco estreou bem, com passes, dribles e boa movimentação (ah, se aquele chute entrasse!).

Por trás do 2 x 2, mero e simples empate, se escondeu um dos melhores jogos do Campeonato, recheado de alternativas, e também de chances perdidas pelos dois lados. Se o vascaíno PC Gusmão teve a ousadia de escalar seus quatro craques, o tricolor Muricy Ramalho teve a inteligência de não abrir demais sua equipe.

Conforme escrevi acima, os dois gols do Vasco nasceram da inteligência de Carlos Alberto. Já os dois tentos do Fluminense foram frutos da garra de seus atletas. No primeiro, Mariano lutou por um escanteio, e Gum guerreou por um rebote. No segundo, Emerson e Júlio César suaram a camisa, e criaram a chance de ouro. E o 2 x 2 acabou expressando a justiça da partida.

A próxima semana reserva duas rodadas. O Vasco vai ao Morumbi pegar o São Paulo, e depois recebe o Cruzeiro em São Januário. Já o Tricolor vai ao Serra Dourada encarar o Goiás, e depois enfrenta o São Paulo no Maracanã. Todo jogo é uma decisão, e tenho certeza de que mais uma vez estaremos presentes, empurrando nosso amado clube para mais um santo triunfo.

PC


A festa tricolor na entrada do time em campo:

8 comentários:

  1. Grande jogo. Bela estréia de Deco.
    Partidaço do sempre criticado craque Carlos Alberto, melhor em campo. Valeu a garra de nossos guerreiros.

    Agora é pensar no Goiás.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí PC... sábado contra o SP a galera de JF vai estar presente novamente no Maraca empurrando o Fluzão..

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Quando o Carlos Alberto quer jogar ninguém segura, ainda mais se usar da força física.

    Alias, 2 a 2 nem foi um resultado ruim considerando o time do Vasco, um time que tem Carlos Alberto, Felipe e Zé Roberto. O Vasco está, agora, com um time que já impõe respeito, assim como o Botafogo. Acho que os times daqui vão fazer um bonito neste campeonato.

    []'s

    ResponderExcluir
  4. http://www.ricaperrone.com.br/brasileirao-2010/planejada/

    Bacana a estatística vista deste ponto de vista.

    ResponderExcluir
  5. Só uma pergunta, foi só eu que achei que a nossa torcida estava muito fraca? Ninguém cantava...

    ResponderExcluir
  6. Montanha, bem legal mesmo a estatística apresentada!

    Ele faz a conta de que 72 pontos seriam suficientes para o título. Eu acho que a pontuação ideal é 78 (2 por jogo).

    Com 15 rodadas, na minha visão o ideal seria ter 8 vitórias e 7 empates. Teríamos 31 pontos, e estamos com 35. Isto é, estamos bem demais. :D

    Vimart, não achei nossa torcida tão ruim. Só murchou um pouco quando tomou a virada, mas depois reacendeu (e a do Vasco "morreu").

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.