domingo, 4 de outubro de 2009

Fluminense garfado


Amigos, não foi por falta de aviso. A arbitragem de Marcelo de Lima Henrique foi, mais uma vez, desastrosa. Eu queria falar, ou melhor, escrever sobre futebol. Mas, infelizmente, não posso. Diante de mais de 80 mil testemunhas, o juiz-ladrão agiu, desde o primeiro segundo de jogo, para beneficiar o Flamengo e prejudicar o Fluminense.

Já nos primeiros dez minutos da etapa inicial, os jogadores rubro-negros desciam o sarrafo. Pareciam até os peruanos do Alianza Atlético, que o Fluminense enfrentou na quinta-feira. A diferença é que a arbitragem de quinta-feira era isenta, e o Alianza Atlético saiu com três expulsos. Já Marcelo de Lima Henrique só faltava vestir preto e vermelho. Aconteciam inversões frequentes de faltas, sempre favoráveis ao Flamengo. A aplicação de cartões era com dois pesos e duas medidas: os tricolores recebiam cartões amarelos em faltas bobas, os flamenguistas batiam sem punição.

Mesmo assim, o primeiro tempo foi tricolor. O Fluminense teve as melhores chances. Alan, em bola disputada, quase consegue encobrir Bruno. Adeílson também levava perigo, mas se atrapalhava na hora da finalização. Os ataques do Flamengo eram sempre parados por Digão, em grande tarde.

Mas veio o segundo tempo, e junto com ele a última pá de cal nas minhas esperanças de ver uma arbitragem isenta. O arqueiro rubro-negro Bruno sai mal do gol e derruba Digão, em um dos pênaltis mais escandalosos da história do Maracanã. O juiz-ladrão inverteu a falta, ou deu tiro de meta. Ali, tive a certeza da vitória rubro-negra. Os gols do Flamengo aconteceriam mais cedo ou mais tarde.

Não muito depois, Fabinho falhou, Zé Roberto roubou a bola, e achou Adriano, que fuzilou para o gol: Flamengo 1 a 0. Depois, após outra falha de Fabinho, Leonardo Moura lançou Adriano, que fez 2 a 0.

Outra medida da parcialidade do juiz-ladrão pode ser tirada pelos acréscimos dados: cinco minutos. Somente o lance da lesão de Alan interrompeu a partida por mais de seis minutos. Enfim, o público recorde do campeonato assistiu a (bem) menos tempo de futebol que deveria.

O que eu sinto nesse momento? Raiva? Não. Sinto pena. Pena do Flamengo, instituição centenária e gloriosa, que está se acostumando a vencer dessa forma. Pena dos rubro-negros que, cegos de paixão, não enxergam que seu clube é repetidamente beneficiado, especialmente por juízes cariocas. O Flamengo, que já foi tão grande, tão glorioso, tão espetacular, tão flamante, hoje se apequena, definha, e ilude sua massa.

Já prevejo alguns comentários de rubro-negros, do tipo "olha o chororô". Nada posso fazer quanto aos seus autores. Apenas mostro argumentos. Por exemplo, a lista de jogos do Flamengo apitados por Marcelo de Lima Henrique, com 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota:
17/02/2007 - Flamengo 1 x 4 Madureira (Taça Guanabara)*
07/03/2007 - Flamengo 4 x 1 Madureira (final da Taça Guanabara)
16/09/2007 - Flamengo 1 x 1 Vasco (Campeonato Brasileiro)
24/02/2008 - Flamengo 2 x 1 Botafogo (final da Taça Guanabara)
19/10/2008 - Flamengo 1 x 0 Vasco (Campeonato Brasileiro)
09/11/2008 - Flamengo 1 x 0 Botafogo (Campeonato Brasileiro)
07/03/2009 - Flamengo 3 x 1 Cabofriense (Taça Rio)
12/04/2009 - Flamengo 1 x 0 Fluminense (semifinal da Taça Rio)
04/10/2009 - Flamengo 2 x 0 Fluminense (Campeonato Brasileiro)
* na única derrota da lista, o Flamengo jogou sob o calor de 40 graus em Moça Bonita, três dias depois de encarar a altitude de Potosí (Bolívia), em partida da Libertadores. O atacante Marcelo, inspirado, marcou os 4 gols do tricolor suburbano nesse jogo.

Aos tricolores: não desistam. Se vencermos o Corinthians na quarta-feira, voltaremos à briga. Vejo vocês no Estádio Mário Filho.

PC

*****

EDIÇÃO: resumo das atuações de Marcelo de Lima Henrique nos jogos do Flamengo:
17/02/2007 – Flamengo 1 x 4 Madureira (Taça Guanabara)
O Flamengo jogou sob um calor de mais de 40 graus em Moça Bonita, três dias depois de ter jogado na altitude em Potosí, na Bolívia. Nessa partida, dois jogadores receberam cartão amarelo, coincidentemente os dois do Madureira.
07/03/2007 – Flamengo 4 x 1 Madureira (decisão da Taça Guanabara)
Sete cartões amarelos (quatro para o Madureira), mais um pênalti a favor do Flamengo.
16/09/2007 - Flamengo 1 x 1 Vasco (Campeonato Brasileiro)
Sete cartões amarelos (cinco para o Vasco).
24/02/2008 – Flamengo 2 x 1 Botafogo (decisão da Taça Guanabara)
Nove cartões amarelos (quatro para o Botafogo), três vermelhos (dois para o Botafogo), mais um pênalti a favor do Flamengo.
19/10/2008 – Flamengo 1 x 0 Vasco (Campeonato Brasileiro)
Cinco cartões amarelos (três para o Vasco), um vermelho para o Flamengo e um pênalti não marcado a favor do Vasco aos 42 minutos do segundo tempo.
09/11/2008 – Flamengo 1 x 0 Botafogo (Campeonato Brasileiro)
Seis cartões amarelos (quatro para o Botafogo) e um vermelho para o Flamengo. O gol foi feito de pênalti discutível aos 38 minutos do segundo tempo. No primeiro tempo, não marcou pênalti claro do goleiro rubro-negro Bruno no atacante Jorge Henrique.
07/03/2009 – Flamengo 3 x 1 Cabofriense (Taça Rio)
Quatro cartões amarelos para cada time.
12/04/2009 – Flamengo 1 x 0 Fluminense (semifinal da Taça Rio)
Nove cartões amarelos (sete, isso mesmo, sete para o Flu).
04/10/2009 – Flamengo 2 x 0 Fluminense (Campeonato Brasileiro)
Três cartões amarelos (um para o Flu, dois para o Fla). No início da segunda etapa, deixou de marcar um pênalti claro do goleiro Bruno no zagueiro Digão, quando o jogo ainda estava 0×0.

*****

EDIÇÃO: citações a esse post:

*****

PERGUNTA FINAL: você acha o retrospecto do Flamengo com Marcelo de Lima Henrique normal?

61 comentários:

  1. Sinto pena [+1]
    Mas essa é a vida deles, eles são ladrões por natureza, então então acostumados com isso =/

    ResponderExcluir
  2. Quarta estaremos no Maraca e reacenderemos a chama da esperança!!!

    FLU SERIE A 2010!!!!

    ResponderExcluir
  3. aquela foto de um arbitro com a camisa do flamengo é dele nao é? vc tem ela ai?

    belo texto pc, desisti de ver o jogo no meio ja pensando no que eu ia ler de vc :)

    ResponderExcluir
  4. o juiz ate roubou sim , e a midia mais uma vez diz que nao , enfim mais penalty que aquele lance so dando um tiro num jogador , mas de nada muda o fato lamentavel do fabinho um jogador de meio neuronio que nao consegue andar e respirar ao mesmo tempo que dira andar , respirar e chutar uma bola

    Fica minha sugestao , se apos hoje os juizes ficam inocentados depois de roubar claramente , sugiro que a diretoria do Flu comece a dar incentivos financeiros aos juizes que irao apitar os proximos jogos , se vale roubar ganhar jogos e ser campeao ( vide sao paulo anos anteriores ) vale escapar do rebaixamento roubando

    ST

    ResponderExcluir
  5. pena deles? eles tão é rindo da nossa cara e todo ano ganham pelo menos um titulo carioca.

    enquanto a gente ganha um carioca a cada 5~6 anos e luta seguidamente contra rebaixamentos.

    pena de mim,que fui pra lá pensando que PELO MENOS lotariamos a nossa parte,e o que vi? talvez a maior diferença de público da história dos clássicos cariocas.

    82 mil pessoas,NO MÍNIMO 70 mil flamenguistas

    ResponderExcluir
  6. Renato, pra ganhar no apito, como eles quase sempre ganham, prefiro não ganhar. Sinto PENA, sim. PENA!

    Mari, eu tenho um amigo em comum com ele, e sei que ele é flamenguista mesmo. Só não postei a foto porque dizem que é montagem.

    ResponderExcluir
  7. Sobre o público, a maioria esmagadora era deles mesmo. Papo de no mínimo 60 mil dos 82 mil.

    ResponderExcluir
  8. não dá pra levar a sério u mcara que culpa a arbritagem pela derrota do fluminense.
    O time foi horrível no segundo tempo.
    O juiz é ruim.
    A única culpa da arbitragem é não ter expulsado logo com segundos de jogo o fabinho. Esse sim é oculpado.
    Não adianta cantar o tempo todo, enfrentar fila, gastar dinheiro e ir ao maraca todo o jogo se fabinho, amrquinho, ruy e tantos outros sangue-sugas continuarem vestindo a camisa do fluminense.
    Quem está por fora do futebol e lê esse blog aqui vai acahr que o time do flu é bom e que tá nessa situação por causa da arbitragem.
    tá tudo errado.
    tá na hora de parar com essa esperança boba. Tem queexigir a saida desses caras.
    Fabinho, marquinho, ruy...com esses caras não dá1
    Quarta, se eu ler estes nomes na escalação, não vou p maraca.

    ResponderExcluir
  9. Diogo,

    Respeito sua opinião, mas você teve uma visão totalmente distorcida do texto.

    Em algum momento eu disse que o time do Fluminense é bom? Em algum momento eu disse que o Fluminense está nessa situação por causa da arbitragem?

    Não, né?

    ResponderExcluir
  10. Esse cara foi o responsável pelo Botafogo ter pego a fama de chorão (pode ser chorão, mas naquele evento, o choro foi mais do que justo)

    Já garfou o Botafogo duas vezes
    O Fluminense duas vezes
    E quando eu digo garfou, na verdade é esfaqueou, passou o bisturi, operou. Daí pra pior

    e em TODAS as ocasiões citadas, o favorecido foi o Flamengo...

    Estranho, nao? Mais estranho é ele continuar sendo escalado para apitar jogos do Flamengo


    É triste PC...to fazendo de tudo pra nao desistir do Fluminense09, mas desde que anunciaram que esse BANDIDO ia apitar o jogo que eu já havia desistido dos três pontos.

    Meu sobrinho joga pelada com esse safado, e ele e todos seus amigos afirmam: Ele não é só flamenguista (todo arbitro tem um time), mas ele é FANÁTICO pelo flamengo, a ponto de tentar discutir coisas indiscutiveis. Isso prova que ele vai ver os lances do flamengo com outros olhos. Digo mais: nao precisa conhecer ele pra perceber isso.
    Mas eu nao o culpo. Eu apitando jogos do Fluminense, ia mesmo que inconscientemente, ver os lances com olhos de um torcedor tricolor. Eu culpo quem o escala.

    Desculpa pelo post grande, foi um desabafo.

    ResponderExcluir
  11. Vc faz parte da diretoria do Flu?! é irmão do horcades?! Cara, perdemos pq nosso time é horroroso, no segundo tempo só deu mulambada, tomamos um olé gigantesco e vergonhoso...e vc culpa o juíz?! na boa, os mulambos podem até ser iludidos mas vc tb é demais!! acorda!! descansa e vê a pelada que foi no primeiro tempo e o massacre que foi no segundo! tivemos sorte isso sim, poderia ter sido mais...Saudações Tricolores!!

    ResponderExcluir
  12. Carlos, perfeito o seu comentário. Melhor que meu texto.

    A apatia do Fluminense no segundo tempo foi CONSEQUÊNCIA da arbitragem CRIMINOSA. Depois da não marcação do pênalti, o time desandou!

    ResponderExcluir
  13. A lista dos jogos do frafraco apitados pelo bandido deixa claro que só há um resultado possível quando o juiz é ele: vitória do frango de macumba.

    Não vou dizer que tenho pena da mulambada, seria hipócrita da minha parte. Mas os franguinhos de macumba só ganham cariocas roubados e nem disputam outros campeonatos. Vide as duas últimas patéticas Libertadores...o menguin tá encolhendo cada vez mais.

    Sinceramente, não vejo qualquer possibilidade desse time chegar à Libertadores...ainda vai pegar Galo, Palmeiras fora de casa e São Paulo no Maracanã, se não tomarem 3 piabas já tá de bom tamanho pra eles.

    Falando agora do clube mais tradicional do país: chega de Fabinho e Luiz Alberto!!!

    Esses dois urubus colaboraram e muito nos dois patéticos gols mulambos. Como que o Cuca tendo Urrutia no banco escala Fabinho?
    E hoje era dia de 3-5-2, o Cuca não escalou o Flu uma vez sequer no 4-3-3, e inventa de fazer essa merda justo hoje quando o frafraco jogava com 4 zagueiros fixos (Leo Moura mal saía, não foi à linha de fundo uma vez sequer).
    Com o 3-5-2 venceríamos mesmo com o juiz ladrão...
    Perdemos uma bela chance de ganhar margem de manobra e dar mais um sacode nos travecos.

    ResponderExcluir
  14. Flamengo e roubo são sinônimos no dicionário. Não da para esperar coisa diferente. Uma pena esse disco arranhado do futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
  15. Ramón, concordo que o 3-5-2, fechando o meio, era a melhor opção hoje.

    ResponderExcluir
  16. com um time ruim desses não dá pra ficar falando mal do juiz. É um safado? é. E u mgrande filho da puta.
    Temos que martelar é contra o fabinho. Não dá. Entra treinador sai treiandor e lee vez ou outra aparece entre os titulares.
    A torcida não tem que ficar toda ela no mesmo lugar. Tem é que ir todo mundo de cadeira e fazer pressão.

    ResponderExcluir
  17. é pc, pdoe ter sido

    o lance é que me irrita ficar nessa discussão de juiz ladrão. Culpa da diretoria sem força que não tem voz p vetar o cara e exigir que ele seja punido pelos seus erros. Pq no futebol s´oé punido jogador. Juiz, raramente e s´oquando da gol escandalosamente feito com a mão.

    fora fabinho. fora diguinho. fora ruy. e tantos outros, ams se mandar embora quem vai jogar no lugar?
    problemas são tantos. Pra agora, só uma luz que ilumine a cabeça do cuca e que lhe faça aprender a escalar decentemente um time.

    ResponderExcluir
  18. cara sempre leio seus comentarios e concordo com eles.mais hj sou obrigado a discordar,foi penalty sim em cima do digão mais o fla tambem teve um penalty no segundo tempo ao seu favor q o juiz não marcou.então esta empate nos erros.e outra o flu não mereceu ganhar.não jogou nada e mais uma vez fabinho entrega o ouro ao bandido.

    mais ainda há esperanças....

    ResponderExcluir
  19. EDUARDO LANNA,

    O pênalti não dado para o Fluminense foi quando o jogo estava 0 a 0. O desenrolar do jogo seria OUTRO, completamente diferente.

    No pênalti não marcado para o Flamengo (que eu nem sei se foi mesmo), o jogo já estava decidido...

    Não dá pra comparar os dois lances... o do Flu teve um significado MUITO MAIOR...

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. dubls,

    Seu comentário foi removido porque continha palavrões.

    ResponderExcluir
  22. OTARIOOOS BABACAS.

    QUEM MANDA EH O MENGAO PORRA!!

    ResponderExcluir
  23. dubls,

    Gostei da sua argumentação forte!!!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. kldaz,

    Falta do que falar, não. Vc acha normal o retrospecto do Mengão com esse juiz?

    ResponderExcluir
  26. o q ele fala tbm, se ali marca o penalti, ja ra gol certo e vitoria certa tbm né???


    Fluminse esta com um time horrivel, sso sim q tem q se ressaltar

    ResponderExcluir
  27. Namoral toma vergonha na cara lek .
    falar qe foi roubado ta de sacanagem .
    FLUMINENSE SÉRIE B 2010

    ResponderExcluir
  28. e alem de td o flu não tinha um sistema de jogo e naum conseguia trabalhar a bola, o unico que salvou foi o conca, flamengo deu banho em todos os aspectos

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. sem contar q no 1x0 do fla sobre o flu, na semifinal da taça rio naum teve nem lance polemico

    ResponderExcluir
  31. kldaz,

    Aconselho que vc leia minhas outras crônicas aqui no blog. Verá que eu QUASE NUNCA reclamo de arbitragem.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Mulambinhos sonhando com libertadores, coitadinhos, como são inocentes.

    ResponderExcluir
  34. Daqui a duas rodadas o framengo vai tomar uma surra do São Paulo em pleno maraca...não vai dizer que não avisei.

    ResponderExcluir
  35. kldaz,

    Isso não se discute, vc está certo. Porém, isso não significa que o Fla ganhou na bola hoje...

    Eu perguntei se vc acha normal o retrospecto do Fla com o Marcelo de Lima Henrique... acha?

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Mulambinho sem argumentos vai embora... :(
    Não volte mais! hahahahahahahahahaha

    Vc vai lembrar de mim qndo o fla perder pro são paulo

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Brincadeira ter que aturar mulambinhos de 12 anos que ainda devem acreditar que o frafraco ganhou a libertadores na bola, que o zico é melhor que o Pelé, que coelhinho da páscoa existe...

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. kldaz não é franguinho de macumba não!!! Eu que sou!! hahahahahahahaha
    É cada um que me aparece...

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  46. Sai daí chorão. Ta andando muito com os bostafoguenses.

    O pior ainda esta por vir.

    ão ão ão segunda divisão!

    ResponderExcluir
  47. Middles e Flavio,

    Seus comentários foram excluídos porque continham palavrões.

    ResponderExcluir
  48. Rei Julien,

    Repito o que escrevi no post: tenho pena de vocês.

    ResponderExcluir
  49. Elas ainda acreditam em libertadores...hahahahahahahahaa

    ResponderExcluir
  50. O penalti poderia ter mudado a historia do jogo? poderia! Como também o jogador eque fosse cobrar poderia perder? poderia! Desculpe PC, mas não vi essa roubalheira toda que voce se refere. O Fluminense precisando ganhar, mas uma vez entrou sem gana e esperando o Flamengo para contra atacar. Impossivel com Adeilson e um Fabio Neves se escondendo do jogo. Depois que a torcida aplaudiu o Fabinho quarta feira o Cuca achou que tinha encontrado o vaolante dos sonhos... Virou do pesadelo, Cuca errou ao escala-lo Urrutia não pode ser banco nesse time. Porque ao inves de por marquinhos (não sei pq ele insiste) não pos o Gonzales? Cuca foi o maior culpado pela nossa derrota

    ResponderExcluir
  51. PC Filho! Fiquei muito decepcionado com nossa torcida ontem! Mas atente para um coisa! Eles tem muito mais tempo livre para comprar ingressos do que nós! Deveria haver uma mudança na venda de ingressos, mas ... enfim...
    Realmente é complicado escalar este árbitro enquanto não houver seriedade e imparcialidade coisas deste tipo continuarão acontecendo.

    Quarta estarei no Maracanã!

    Nos vemos lá!

    Abraços

    ResponderExcluir
  52. Fabiano Reis, resuminho da atuação do larápio, feito por Sergio Mota...

    Já sabendo como seriam as coisas, fui anotando alguns lances capitais no momento em que iam acontecendo no jogo:
    vou postar aqui o documento exatamente como o fiz, inicialmente, digitando lance após lance:
    2 minutos do primeiro tempo, carrinho no Alan - cartão de crédito.
    5 minutos falta sem bola do Leó Moura – outro cartão de crédito
    16 minutos Adriano comete jogo perigoso ignorado pelo juiz.
    18 minuots, falta por trás do Denis Marques no Conca, matando um contra-ataque – cartão de crédito
    38 minutos Léo Moura faz cena e cartão amarelo pro Diguinho.
    42 minutos falta por trás do Zó Roberto no Adeílson e ele deu mão do Adeílson.
    3 minutos do segundo tempo pênalti pro Fluminense, Bruno agride Digão, o juiz manda seguir…
    5 minutos o Willians agride o Digão…mais um cartão de crédito.
    Marcelo de Lima Henrique apita no embalo da torcida do Flamengo.
    6 minutos…gol do Flamengo.
    Mais uma atuação decisiva do Sr. Marcelo de Lima Henrique.
    8 minutos carrinho por trás do Maldonado no Dieguinho…mais um cartão de crédito
    10 minutos do segundo tempo o excesso de força dos rubros negros, permitidos pelo soprador de apito retiram de campo o Alan.
    20 minutos carrinho do Maldonado no Conca outro cartão de crédito
    26 minutos, pênalti no Everton que ele viu e não deu para amanhã dizerem que ele errou pros 2 a diferença é que o placar estava 0 X 0 no pênalti pro Flu.
    30 minutos, Willians empurra o Dieguinho e ele manda seguir. Perto da área ele não marca pro Flu
    35 minutos novamente o Willians agride o Dieguinho agora ele dá amarelo para um jogador que já deveria ter sido expulso.
    38 minutos Willians que já deveria estar expulso faz o gol anulado.
    46 minutos jogo decidido juiz inventa falta no Conca.
    Vejam que preço adivinhar o momento que o gol vai sair, pois a arbitragem deixa bem claro que para vencer o Fluminense terá que superá-la também, o que todos nós sabemos impossível para este combalido time do Fluminense com Fabinho no meio e Luis “Omisso” Alberto na zaga.
    Mas não foi por falta de aviso.
    Cansamos de avisar sobre os conhecidos “erros” do notório urubu safado.
    Classicos jogos difíceis se vencem nos detalhes
    Duvido que se fosse o Rafael em algum mulambo aquele penalti deixasse de ser marcado.
    Duvido que o Maldonado e o Willians terminassem em campo se vestissem a camisa do Fluminense.
    Lamentável resultado de anos e anos de administrações frouxas, omissas, covardes e até coisa muito pior no futebol do Fluminense.
    O Fluminense neste momento luta contra tudo e contra todos para escapar do eminente rebaixamento, mas está perdendo essa guerra para si mesmo...

    ResponderExcluir
  53. Fabiano Reis,

    Você considera NORMAL o retrospecto do Flamengo com MLH no apito?

    SINCERIDADE!!!

    ResponderExcluir
  54. Citação a esse post em fórum:
    http://www.wii-brasil.com/forum/index.php?showtopic=9229&pid=226087&st=740&

    ResponderExcluir
  55. Perfeito o resumo do Sergio Mota.
    Eu tbm pensei em fazer isso...mas desisti. Digno de ser postado como texto no blog.

    ResponderExcluir
  56. Obrigado, Rogerio!

    E obrigado a todos pelos comentários!

    (sempre que eu reclamo da arbitragem, o texto enche de comentários hehehehe)

    ResponderExcluir
  57. e agora vem ai corinthians e heber roberto lopes futebol clube x fluminense..
    vamos ver no que vai dar ne

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.