sábado, 30 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 30 de setembro


1906: em partida válida pela oitava rodada do primeiro Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense derrotou o Botafogo por 6 a 0, graças aos gols de Edwin Cox (quatro), Emile Etchegaray e Horácio da Costa Santos (de acordo com o jornal O Paiz). Com 14 pontos ganhos (7 vitórias e 1 derrota), o Fluminense liderava a competição, e se sagraria campeão na rodada seguinte (vide 14 de outubro).

1922: em um dia muito triste para o Fluminense, faleceu, aos 24 anos, o atleta Emmanuel Coelho Netto, o Mano, herói tricolor, em decorrência de uma hemorragia interna, causada por um choque em uma partida do Campeonato Carioca, disputada semanas antes. Mano era filho do escritor Henrique Maximiano Coelho Netto, sócio e torcedor apaixonado do clube, e irmão mais velho de Preguinho, jovem que se tornaria uma lenda tricolor nos anos seguintes. A família Coelho Netto era tão ligada ao Fluminense que escolhera morar em frente à sede do clube. Mano foi o segundo jogador do Fluminense a falecer durante sua carreira no clube (após Archibald French, vítima da epidemia de gripe de 1918). O Fluminense decretou luto oficial de uma semana, e prestaria outras homenagens nas semanas seguintes: abriria uma subscrição para a construção do mausoléu de Mano, e criaria o Prêmio Emmanuel, medalha de ouro que seria entregue anualmente ao atleta do clube que mais se destacasse pela disciplina.
Mano, mártir tricolor.

1936: em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Bonsucesso, graças aos gols de Vicentino, Hércules (de pênalti), Raul (dois) e Sobral. Com duas vitórias, o forte time do Fluminense começava a campanha do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro, obtido de 1936 a 1938.

1939: em jogo movimentado, válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Bangu, de virada. No primeiro tempo, Pedro Amorim abriu o placar para o Fluminense e Ladislau empatou para o Bangu. Na etapa final, Jorge fez 2 a 1 para os alvirrubros, mas Fogueira e Hércules assinalaram os gols da vitória tricolor.

1951: o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America, no Estádio do Maracanã, em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca. O America abriu o placar em cobrança de pênalti de Ivan Bahiense, e quase ampliou, com uma bomba de Nivaldino extraordinariamente defendida pelo goleiro Castilho. O Fluminense conseguiu empatar no último minuto, em um chute de Didi que Carlyle desviou para o gol. Curiosamente, todos os cinco jogos desta rodada do Campeonato Carioca terminaram empatados em 1 a 1. O Fluminense conquistaria o título da competição nas partidas-desempate com o Bangu, em janeiro.

1956: em partida válida pelo décima rodada do turno do Campeonato Carioca, diante de 54.331 presentes (47.762 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o America por 1 a 0, graças a um golaço do centroavante Waldo, de voleio, e a uma defesa de pênalti do goleiro Castilho.

1960: perante 54.918 pagantes no Maracanã, em jogo válido pela última rodada do turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Vasco, com dois gols de Waldo (o primeiro aos 44 da etapa inicial, de cabeça, completando centro de Escurinho da esquerda; o segundo aos 20 do tempo final, chutando para as redes após driblar o goleiro Barbosa). O Tricolor terminou o turno invicto, com 9 vitórias e 2 empates em 11 jogos.

1964: em partida válida pela segunda rodada do returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Olaria por 4 a 0, gols de Ubiraci, Procópio, Amoroso e Evaldo.

1967: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio Luso-Brasileiro, o Fluminense derrotou a Portuguesa da Ilha do Governador por 1 a 0, gol de Samarone, aos 33 minutos do primeiro tempo.

2012: diante de 30.844 presentes (25.313 pagantes) no Engenhão, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças a um golaço de voleio do centroavante Fred, completando cruzamento magistral de Deco, aos 18 do primeiro tempo. Nos minutos finais, o Flamengo teve a chance de empatar, em uma cobrança de pênalti, mas o goleiro Diego Cavalieri defendeu a cobrança de Bottinelli, e garantiu a vitória tricolor. O Fluminense acumulava 59 pontos na tabela de classificação, com 17 vitórias, 8 empates e 2 derrotas, seguindo firme para conquistar o quarto Brasileirão de sua história.

2015: na partida de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil, perante 45.751 presentes (43.051 pagantes) na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Grêmio, e se classificou para a semifinal da competição, devido ao critério dos gols fora de casa. O gol tricolor foi marcado por Fred, aos 39 minutos do primeiro tempo, de cabeça. Na semifinal, o Fluminense enfrentaria o Palmeiras.

****

Aniversariantes do dia:

Ernesto Duarte Machado da Silva, o Machado (1900), meia-atacante do histórico time do Fluminense tricampeão Carioca em 1917, 1918 e 1919, um dos cinco nomes da espetacular linha de frente Mano, Zezé, Welfare, Machado e Bacchi. Com vocação de artilheiro, Machado marcou 63 gols em 85 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1917 e 1922. Com a Seleção Brasileira, disputou o Sul-Americano de 1921, na Argentina, marcando 2 gols em 3 jogos. Com a Seleção Carioca, disputou o primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em 1922.

Hilton José de Oliveira (1940), ponta-esquerda com 2 gols marcados em 61 partidas disputadas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1961 e 1963.

Fábio Pereira de Oliveira, o Fábio Bala (1981), centroavante que jogou no Fluminense entre as temporadas de 2002 e 2004. Assinalou 13 gols em 37 partidas com a camisa tricolor. Foi o artilheiro do Campeonato Carioca de 2003.

Samantha Michelle Arévalo Salinas (1994), nadadora equatoriana de estilo livre, que desde 2012 defendeu o Fluminense em alguns campeonatos nacionais, ganhando medalhas nos Torneios Maria Lenk e José Finkel, especialmente nas provas de fundo. Já esteve em duas edições dos Jogos Olímpicos: foi 29ª colocada nos 800 metros livres em Londres-2012, e 9ª na prova de 10 quilômetros no Rio de Janeiro-2016. Em 2017, conquistou a medalha de prata nos 10 quilômetros no Mundial de Budapeste.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.