quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 27 de setembro


1914: perante um público de 17.200 pessoas no campo do Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires, a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 1 a 0 e conquistou a Copa Roca, primeiro troféu de sua história. Com quatro atletas do Fluminense na escalação, a Seleção atuou com: Marcos [Fluminense]; Píndaro [Flamengo] e Nery [Flamengo]; Lagreca [São Bento], Rubens Salles [Paulistano] e Pernambuco [Fluminense]; Millon [Paulistano], Oswaldo Gomes [Fluminense], Barthô [Fluminense], Friedenreich [Ypiranga] e Arnaldo [Paulistano]. O gol da vitória brasileira foi assinalado por Rubens Salles, aos 13 minutos do primeiro tempo, após jogada de Oswaldo Gomes. Aos 20 do segundo tempo, o árbitro Alberto Borgerth (o líder da cisão do Fluminense que originara o futebol do Flamengo, três anos antes) chegou a validar o gol de empate, marcado por Roberto Leonardi, mas os próprios argentinos o alertaram que o gol fora de mão, e então o lance foi anulado. O goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, do Fluminense, foi aplaudido após algumas defesas difíceis, que impediram o empate argentino. Ao fim do jogo, coube a outro atleta tricolor, Mário Pernambuco, na função de capitão, receber o primeiro troféu da história da Seleção Brasileira, das mãos de José Luis Murature, ministro das Relações Exteriores da Argentina. Começava, com intensa participação do Fluminense, a história de glórias da Seleção mais vitoriosa do futebol mundial.

1925: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, perante numerosa assistência no campo da General Severiano, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Botafogo. O artilheiro Nilo abriu o placar para o Fluminense, cobrando falta sofrida por Nascimento, já aos 30 minutos do segundo tempo. Pouco depois, Neco empatou para o Botafogo, cobrando pênalti mal marcado pelo árbitro Patrick Donohoe. Quando faltavam dois minutos para o apito final, Lagarto marcou o gol da vitória tricolor, completando centro de Moura Costa.

1931: em clássico válido pela última rodada do turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 1, de virada. No primeiro tempo, Marcondes abriu o placar para os rubro-negros, e Preguinho empatou, de pênalti, para os tricolores. Na etapa final, Ivan Mariz desempatou o jogo a favor do Fluminense. Preguinho chegou a assinalar o terceiro gol tricolor, mas o árbitro Elias Gaze o anulou, e a partida terminou mesmo 2 a 1 para o Fluminense.

1936: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com uma vitória estrondosa: 10 a 0 sobre a Portuguesa da Ilha do Governador, no Estádio de Laranjeiras, gols de Raul (três), Romeu Pellicciari, Sobral (três) e Hércules (três, um de pênalti). Naquele ano, o Fluminense conquistaria o primeiro título de um maravilhoso tricampeonato do Rio de Janeiro.

1942: em clássico válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1. Pedro Nunes e Carreiro marcaram os gols da vitória tricolor, com Xavier fazendo o gol de honra vascaíno.

1952: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 3 a 0. Os gols dos campeões mundiais foram de Didi (de falta), Orlando Pingo de Ouro (de pênalti) e Quincas.

1953: em jogo disputado no Caio Martins, em Niterói, válido pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Canto do Rio. Os gols tricolores foram assinalados por Didi e Marinho.

1975: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o America por 2 a 0, gols de Marco Antônio e Rivellino.

2009: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Avaí por 3 a 2, no Maracanã, graças aos gols de Alan (dois) e Fábio Neves. Em seu quinto jogo no comando técnico da equipe tricolor, Cuca enfim obteve sua primeira vitória, após três empates e uma derrota. Em situação já desesperadora na tabela de classificação, com o rebaixamento quase concretizado, o time começava a melhorar seu rendimento - nas semanas seguintes, o Fluminense protagonizaria a Arrancada Histórica, maior reação já registrada na história do Campeonato Brasileiro, e escaparia do descenso por um ponto.

2014: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do São Paulo, no Estádio do Morumbi. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Fred, Wagner e Darío Conca (de falta).

****

Aniversariantes do dia:

Cosme Corrêa (1927), zagueiro que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1949.

Raul Otávio Klein (1932), ponta-esquerda que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1952, tendo participado de três partidas do Torneio Rio-São Paulo daquele ano.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.