quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 28 de setembro


1913: em partida disputada sob muita chuva, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Paysandu, pela rodada inaugural do returno do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Welfare (dois), ou de Welfare e Gilbert Hime, dependendo da fonte consultada. De qualquer forma, foi nesta partida que Welfare assinalou seu primeiro gol pelo Fluminense - ele já havia marcado vestindo a camisa tricolor, mas numa partida em que a Seleção Carioca usara o uniforme do Fluminense (vide 21 de agosto). Welfare começava a construir sua impressionante história no Fluminense - entre 1913 e 1924, marcaria 161 gols em 165 jogos, tornando-se o maior artilheiro da história do clube (seria superado por Hércules, na década de 1940 - e ainda hoje é o sexto na lista de goleadores tricolores).

1924: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Hellênico por 5 a 2. Os gols tricolores foram assinalados por Nilo (dois), Coelho e Zezé (dois, um de pênalti). A vitória deixou o Fluminense muito próximo de garantir o título de campeão, o que seria conseguido na rodada seguinte (vide 12 de outubro).

1930: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, na rua Ferrer, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, graças ao gol de Ripper no primeiro tempo. O atacante Ladislau, do Bangu, chutou um pênalti para fora, na etapa final. O goleiro tricolor Batalha impediu o empate dos anfitriões, com boas defesas.

1941: em jogo válido tanto pelo terceiro turno do Campeonato Carioca quanto pelo Torneio Oscar Cox, o Fluminense venceu o Madureira por 5 a 1, em Conselheiro Galvão. Os gols tricolores foram de Malazzo, Russo, Pedro Amorim (dois) e Tim. Nas semanas subsequentes, o Tricolor conquistaria tanto o bicampeonato do Carioca quanto o Torneio Extra em homenagem ao fundador do clube Oscar Cox.

1963: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Madureira, graças aos gols de Manoel (três) e Joaquinzinho (dois). O Tricolor terminaria aquela competição com o vice-campeonato.

1969: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de 68.531 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 1, dando uma aula de futebol. Aos oito minutos, Flávio abriu o placar para os tricolores, arrematando chute cruzado de Marco Antônio. Aos 35, Lula ampliou para o Fluminense, chutando forte após driblar Onça. Aos 18 do segundo tempo, o Flamengo diminuiu em um lance de azar, em que Galhardo marcou gol-contra. Aos 35, Cafuringa sofreu pênalti, que Lula converteu, fazendo 3 a 1 para o Fluminense. Três minutos depois, Lula marcou seu terceiro gol, após troca de passes com Samarone e Cafuringa. Os rubro-negros, que queriam se vingar da derrota na final do Campeonato Carioca, mais uma vez sofreram diante do timaço tricolor: Fluminense quatro, Flamengo um!

1980: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu a ADN por 3 a 1, no Caio Martins, em Niterói. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Zezé, Gilberto e Robertinho. Com cinco vitórias e três empates, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual.

1998: em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Juventus, no Maracanã, gols de Branco e Magno Alves. Devido ao exótico regulamento da competição, o Tricolor iria para a rodada final, em 6 de outubro, podendo tanto se classificar para a fase seguinte, quanto ser rebaixado.

2002: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Guarani por 2 a 1, no Maracanã. Logo nos primeiros minutos da partida, o Tricolor abriu 2 a 0, graças aos gols de Magno Alves e Marcão. O time visitante marcou seu gol de honra aos 41 do segundo tempo, com Sérgio Alves.

2005: na partida de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana, no Estádio Florencio Sola, na Argentina, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Banfield, garantindo a classificação para a fase seguinte, em que enfrentaria a Universidad Católica, do Chile. No jogo de ida, o Tricolor havia vencido por 3 a 1, em 14 de setembro.

2006: no jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Gimnasia y Esgrima, da Argentina, graças a um gol de Cláudio Pitbull, cobrando falta, aos 45 do segundo tempo. Na partida de volta, em 11 de outubro, em La Plata, na Argentina, o Fluminense perderia por 2 a 0, dando adeus à competição.

2013: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Goiás, de virada. William Matheus abriu o placar para os esmeraldinos aos 36 da etapa inicial, e o Tricolor virou no segundo tempo, com gols de Jean aos 7 e Rafael Sobis aos 39.

****

Aniversariantes do dia:

Rubens Ferreira da Rocha, o Rubens Bimba (1928), médio-esquerdo que integrou o elenco do Fluminense entre 1951 e 1954.

Nelson Pescuma (1945), zagueiro que jogou pelo Fluminense na temporada de 1975, sendo reserva da Máquina Tricolor, campeã carioca naquele ano.

Sérgio Cosme Cupello Braga (1950), zagueiro com 20 atuações pelo Fluminense entre 1969 e 1972, tendo feito parte do time campeão da Taça Guanabara de 1971. Seguiu carreira como treinador, tendo assumido o comando técnico do time profissional tricolor em três oportunidades: entre 1988 e 1989 (quando foi semifinalista do Campeonato Brasileiro), em 1992 (quando foi vice-campeão da Copa do Brasil) e em 1998 (quando comandou o time em cinco partidas na Série B).

Paulo César Vieira Rosa, o Paulinho McLaren (1963), atacante com 5 gols marcados em 20 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1997.

Eustáquio Lopes de Souza (1964), volante com 12 atuações pelo Fluminense na temporada de 1992, ano em que foi vice-campeão da Copa do Brasil.

Breno Gonçalves Lopes (1990), lateral-esquerdo com 7 atuações pelo Fluminense na temporada de 2015.

Robert Gonçalves Santos (1996), meio-campista formado pelo Fluminense, com 2 gols marcados em 14 partidas pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 2013 e 2017.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.