sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 22 de setembro


1901: foi disputado o primeiro jogo "oficial" de futebol no estado do Rio de Janeiro, por iniciativa do jovem Oscar Cox. Ele formou o Rio Team, um time de brasileiros sócios do Paysandu Cricket, do Rio de Janeiro, e desafiou os ingleses do Rio Cricket, de Niterói (clube fundado em 1897, por Basil Freeland e pelo seu pai George Emmanuel Cox, fruto de uma dissidência do próprio Paysandu). O jogo foi realizado no campo da rua da Constituição, no bairro de Icaraí, em Niterói, teve dois tempos de 20 minutos cada, e terminou 1 a 1 (o gol carioca foi de Júlio de Moraes). Exatas quinze pessoas assistiram à partida: Mário Rocha, Domingos Moitinho, o pai e a irmã de Victor Etchegaray, e onze tenistas que estavam na sede do Rio Cricket e permaneceram para acompanhar a disputa. A escalação do time carioca foi a seguinte: Clyto Portella; Victor Etchegaray e Walter Schuback; Mário Frias, Oscar Cox e Max Naegely; Horácio da Costa Santos, Eurico de Moraes, Louis da Nóbrega Júnior, Júlio de Moraes e Félix Frias. Todos os onze viriam a ser sócios e jogadores do Fluminense, que seria fundado por Oscar Cox no dia 21 de julho de 1902.

1907: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense perdeu por 4 a 2 para o Botafogo. Os gols foram de Oswaldo Gomes (dois) para o Fluminense, e Flávio Ramos (três) e Gilbert Hime para o Botafogo. Esta foi a primeira (e seria a única) derrota tricolor na competição, em que Fluminense e Botafogo terminariam empatados (no duelo do turno, o Fluminense vencera por 3 a 0, em 2 de junho). Como o Fluminense encerraria o torneio com maior goal-average, se sagraria bicampeão (oitenta e nove anos depois, a Federação do Rio de Janeiro decidiria dividir o título - vide post Sobre o Campeonato Carioca de 1907).

1940: no amistoso de comemoração do 25º aniversário do Mavílis Futebol Clube, o Fluminense derrotou o adversário por 9 a 1, no Retiro Saudoso, com gols de Russo (cinco), Cussati (dois), Carreiro e Brant.

1956: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense ganhou por 2 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, graças aos gols de Waldo e Léo Briglia.

1962: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Madureira, com gols de Valdir Araújo, Evaldo, Quarentinha e Walter Lino.

1963: em jogo válido pela última rodada do turno do Campeonato Carioca, diante de 67.837 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo. O time tricolor dominou a partida, mas esbarrou na excelente atuação do goleiro rubro-negro Marcial. Bangu e Botafogo terminaram o turno na liderança, com 4 pontos perdidos cada; o Fluminense vinha em terceiro lugar, com 5 pontos perdidos, e o Flamengo em quarto, com 6. Ao longo do returno, Fluminense e Flamengo ultrapassariam os rivais e disputariam o título ponto a ponto, com o Flamengo conseguindo ser campeão por um ponto, após o empate no Fla-Flu final, em 15 de dezembro.

1976: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Botafogo da Paraíba, com gols de Doval (dois) e Carlos Alberto Torres. Foi a terceira vitória consecutiva da Máquina Tricolor na competição.

1985: em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo, diante de uma multidão de 113.805 pagantes no Maracanã. Em sete partidas na competição, o Fluminense acumulava quatro vitórias e três empates, e seguia na briga pela conquista do primeiro turno (Taça Guanabara), que terminaria conseguindo. O Flamengo estava virtualmente fora da briga pelo turno, mas venceria o returno. No triangular final, em dezembro, Fluminense, Flamengo e Bangu disputariam o Campeonato, e a taça terminaria com o Tricolor.

1991: em clássico no Maracanã, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, com um gol-contra de Sidnei.

1993: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0, graças aos gols de Jerry e Nílson, ambos no segundo tempo.

1996: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Goiás, com um gol de Rogerinho, aos 34 minutos do segundo tempo.

2012: em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense venceu o Náutico por 2 a 1. O grande nome do jogo foi o meio-campista Deco, que iniciou as jogadas dos dois gols tricolores, ambos no primeiro tempo: aos 40, cobrou o escanteio que resultou no gol de Leandro Euzébio; aos 45, desmontou a defesa com um passe para Thiago Neves, que tocou para Fred marcar o segundo. Na etapa final, o Náutico diminuiu com Kim e pressionou pelo empate, mas o goleiro Diego Cavalieri fez boas defesas e garantiu a vitória. O Fluminense acumulava 56 pontos na tabela de classificação, com 16 vitórias, 8 empates e 2 derrotas, seguindo firme para conquistar o quarto Brasileirão de sua história.

****

Aniversariantes do dia:

Og Moreira (1917), centro-médio natural de Nova Friburgo, que jogou no Fluminense entre 1941 e 1942. Teve importante participação na conquista do título do Torneio Início de 1941, marcando um gol na semifinal contra o Flamengo. No primeiro jogo da campanha vitoriosa do Campeonato Carioca de 1941, Og Moreira fez um gol de falta, nos 5 a 2 sobre o Canto do Rio. Também foi campeão do Torneio Extra de 1941. Em 1942, transferiu-se para o Palmeiras, tornando-se o primeiro atleta negro da história do clube paulista.


Marco Antônio Moraes Wandermurem, o Marquinhos Capixaba (1965), lateral-direito que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1990, quando atuou em 35 partidas. Marcou um gol com a camisa tricolor, em uma partida contra o Americano de Campos.

Thiago Emiliano da Silva, o Thiago Silva (1984), um dos melhores zagueiros do mundo no século XXI. Formado no Fluminense, Thiago Silva foi negociado antes de estrear nos profissionais do clube, passando por Juventude, Porto e Dínamo de Moscou antes de retornar ao Tricolor. Atuou no Fluminense entre 2006 e 2008, totalizando 146 partidas disputadas e 14 gols marcados. Com a camisa tricolor, conquistou a Copa do Brasil de 2007 e foi vice-campeão da Copa Libertadores de 2008. Thiago Silva seguiu sua carreira no Milan e hoje joga no Paris Saint-Germain. Ele coleciona troféus e prêmios coletivos e individuais, tendo sido eleito para a Seleção do Mundo nas temporadas de 2013, 2014 e 2015. Com a Seleção Brasileira, disputou as Copas do Mundo de 2010 e 2014, e conquistou a Copa das Confederações de 2013.


PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.