sábado, 9 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 9 de setembro


1906: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Football & Athletic por surreais 11 a 0, gols de Buchan (2), Horácio da Costa Santos (4), Edwin Cox (3) e Emile Etchegaray (2). Esta é até hoje a maior goleada do Fluminense em uma partida oficial de competição, igualada somente uma vez (em 5 de julho de 1908, contra o Riachuelo). Foi também a primeira vez que um jogador do Fluminense marcou quatro gols no mesmo jogo, façanha de Horácio da Costa Santos. Em sete jogos na competição, o Fluminense acumulava seis vitórias e uma derrota, seguindo na campanha que terminaria com a conquista de seu primeiro título do Rio de Janeiro.

1917: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, graças a um gol de Raul, aos 39 minutos do primeiro tempo. A campanha tricolor na competição passou a ser de nove vitórias e um empate em dez jogos. Naquele ano, o Fluminense conquistaria o primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.

1951: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, diante de 87.019 presentes (76.561 pagantes) no Maracanã, o Fluminense perdeu por 4 a 2 para o Vasco. Os gols tricolores foram de Didi e Carlyle. Este foi o primeiro tropeço tricolor na competição. Agora com quatro vitórias e uma derrota em cinco jogos, o Fluminense iniciava uma campanha memorável, que terminaria na decisão contra o Bangu, em que o Tricolor voltaria a se sagrar campeão do Rio de Janeiro.

1956: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Bangu, gols de Waldo (2), Converti, Léo Briglia e Jair Francisco.

1961: em partida com 58.299 pagantes no Maracanã, válida pela 9ª rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco. Logo no início do jogo, o goleiro tricolor Castilho operou um milagre duplo, primeiro defendendo um chutaço de Da Silva, depois evitando o rebote de Pinga. Aos 6 minutos, Castilho voltou a fazer uma defesa espetacular, em novo chute de Da Silva. Aos 11, o zagueiro Pinheiro, em dividida com Da Silva, teve a pele da canela rasgada pelas travas da chuteira do atacante vascaíno - e, para voltar logo ao jogo, preferiu levar os pontos "a frio", sem anestesia. Nos últimos 75 minutos de jogo, o contundido Pinheiro teve uma atuação heroica, destruindo todos os ataques do Vasco, apesar das dores na perna. Nem mesmo após a expulsão de Clóvis, companheiro de Pinheiro na zaga, a linha de frente vascaína conseguiu superá-lo.

1967: em jogo do turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Olaria, com gols de Samarone e Rinaldo.

1973: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o Fluminense venceu o CRB por 2 a 1, graças a dois gols do centroavante Dionísio.

1984: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 1. Os gols tricolores na partida foram de Branco, Duílio e Aldo. O Fluminense, que já havia conquistado o Campeonato Brasileiro daquele ano, seguia firme rumo ao bicampeonato do Rio de Janeiro.

1989: em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Santos, com um gol de Marcelo Henrique, aos 18 minutos do primeiro tempo.

1992: em jogo do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Campo Grande por 4 a 0, gols de Wagner, Ézio (dois, um de pênalti) e Bobô.

1999: em partida da Série C do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Goiânia, gols de Roni (2) e Magno Alves. Com duas vitórias em três jogos, o Tricolor iniciava a jornada de retorno à elite do futebol nacional.

2001: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, na Arena da Baixada, em Curitiba, o Fluminense derrotou o Atlético Paranaense por 2 a 1. O atacante tricolor Roni abriu o placar aos 30 do primeiro tempo, Rodriguinho empatou para os donos da casa aos 33 da etapa final, e Sidnei marcou o gol da vitória do Fluminense no minuto seguinte, em chute de fora da área. Os dois clubes voltariam a se enfrentar na semifinal daquele Brasileirão, com vitória do Atlético Paranaense, que conquistaria o título na final contra o São Caetano.

2004: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Barradão, o Fluminense venceu o Vitória por 3 a 2, de maneira dramática. No primeiro tempo, o Vitória fez valer a força do mando de campo, e abriu 2 a 0 no placar, com dois gols de Edílson. Entretanto, o Fluminense voltou do intervalo com tudo, e conseguiu virar para 3 a 2, com gols de Ramón Menezes (2) e Alex Fidelinho. O gol da virada tricolor foi marcado por Ramón aos 45 minutos do segundo tempo.

2007: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Atlético Paranaense, graças a dois gols do centroavante Somália.

2012: em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Fluminense venceu o Internacional por 1 a 0, gol do centroavante Fred, após grande jogada de Wellington Nem, aos 28 minutos do primeiro tempo. Com a importante vitória, o Fluminense alcançou os 50 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Acumulando 14 vitórias, 8 empates e somente 1 derrota, o Fluminense caminhava para conquistar o quarto Brasileirão da sua história.

****

Aniversariantes do dia:

Agostinho Fortes Filho, o Fortes (1901), um dos grandes atletas da era amadora do Fluminense. Atuando como médio-esquerdo, envergou a camisa tricolor entre as temporadas de 1917 e 1930, e marcou 16 gols em 215 jogos pelo Fluminense. Mesmo muito jovem, foi titular do lendário time tricampeão entre 1917 e 1919, formando o famoso trio de médios "Laís, Oswaldo e Fortes". Fortes conquistou também o Campeonato Carioca de 1924 e os Torneios Início de 1925 e 1927. Tem 13 partidas oficiais pela Seleção Brasileira, tendo sido titular nas conquistas dos Campeonatos Sul-Americanos de 1919 e 1922, ambos disputados no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras; e reserva na Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1930. Também foi presença constante na Seleção Carioca, com a qual venceu os Campeonatos Brasileiros de Seleções Estaduais de 1924, 1925, 1927 e 1928.

Waldo Machado da Silva (1934), lendário centroavante tricolor, maior artilheiro da história do Fluminense, com 319 gols marcados em 403 jogos pelo time principal, entre 1954 e 1961. Com a camisa tricolor, Waldo conquistou o Torneio Início de 1954, o Campeonato Carioca de 1959 e os Torneios Rio-São Paulo de 1957 e 1960 (nestes dois últimos, foi também o artilheiro das competições). Em 1961, transferiu-se para o Valencia, da Espanha, time pelo qual marcou 184 gols, tornando-se também o maior goleador da história do clube. Pela Seleção Brasileira, disputou apenas 4 jogos, tendo marcado 2 gols, ambos em partida contra o Chile, em 1960 (vide 29 de junho). Atacante completo, Waldo era muito forte e mesmo assim espantosamente veloz, o que tornava sua marcação uma tarefa muito difícil. Cabeceava e chutava muito bem, inclusive cobrando faltas com precisão. Waldo não cobrava pênaltis, o que torna seus números ainda mais impressionantes.

Rosalvo Ferreira da Silva, o Neinha (1953), centroavante do Fluminense entre 1980 e 1981, com 2 gols marcados em 20 jogos com a camisa tricolor. Fez parte do elenco campeão carioca de 1980.

Renato Portaluppi, o Renato Gaúcho (1962), atacante do Fluminense entre 1995 e 1997, com 27 gols marcados em 71 jogos com a camisa tricolor - um deles, o histórico Gol de Barriga, em 25 de junho de 1995, decretando o título do Campeonato Carioca daquele ano. Após pendurar as chuteiras, tornou-se treinador, tendo assumido o comando técnico do Fluminense algumas vezes. A passagem mais destacada de Renato Gaúcho como treinador do Fluminense foi entre 2007 e 2008, quando conquistou a Copa do Brasil de 2007 e foi vice-campeão da Copa Libertadores de 2008.

Wélissa de Souza Gonzaga, a Sassá (1982), jogadora de vôlei do Fluminense desde 2016. Sassá foi campeã olímpica com a Seleção do Brasil, nos Jogos de Pequim, em 2008.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.