quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 7 de setembro


1903: em seu segundo jogo no Velódromo de São Paulo, o Fluminense obteve uma vitória extraordinária: 2 a 1 sobre o Paulistano, então vice-campeão paulista, de virada. No primeiro tempo, Jorge Mesquita abriu o placar para os anfitriões, mas no segundo tempo o Fluminense virou, com gols de Edwin Cox e Cawood Robinson. No sexto jogo de sua história, o Fluminense já provava que nascera para ser uma potência do futebol brasileiro. Esta foi a escalação do time: Charles Cruickshank; Jack Robinson e Victor Etchegaray; Emile Etchegaray, Wright e Moreton; Cawood Robinson, Horário da Costa Santos, Edwin Cox, Heráclito Vasconcellos e Félix Frias. O jornal "O Estado de São Paulo" rasgou elogios à atuação do Fluminense: "Os fluminenses que jogaram ante-hontem com rara maestria, jogaram hontem com incomparável vigor. Estiveram simplesmente maravilhosos".

1906: em jogo amistoso no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Sport Club Germânia. Os gols tricolores na partida foram de Jack Robinson e Edwin Cox. Naquele ano, os dois clubes se sagrariam campeões estaduais, o Fluminense no Rio de Janeiro, e o Germânia em São Paulo.

1908: em jogo amistoso no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Sport Club Germânia. Os dois gols da vitória tricolor foram assinalados por Horácio da Costa Santos, no segundo tempo.

1909: em mais uma partida amistosa no Dia da Pátria (também 10º aniversário do Germânia), desta vez no Velódromo, em São Paulo, o Fluminense derrotou o Germânia por 1 a 0, gol de Albert Victor Buchan. Este foi o último confronto entre Fluminense e Germânia no futebol - o clube paulista abandonaria o futebol na década de 30, e mudaria de nome para Esporte Clube Pinheiros em 1941.

1919: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Campos Sales, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do America. Os três gols tricolores na partida foram de Zezé. Com oito vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia na liderança da competição - na qual venceria todas as partidas até garantir o título, contra o Flamengo, em dezembro.

1921: no campo do Botafogo, na rua General Severiano, o Fluminense derrotou o Villa Isabel por 3 a 1, graças aos gols de Welfare (2) e Machado, e garantiu sua manutenção na Série A do Campeonato Carioca. Após terminar na sétima e última posição da Série A, o Fluminense precisou enfrentar o Villa Isabel, campeão da Série B, para se manter na elite do futebol carioca. Os outros clubes chegaram a propor que o Fluminense não jogasse o play-off, devido à sua importância histórica, mas o Tricolor fez questão de disputar a partida. Afinal, regulamento é para ser cumprido, sempre. Com a vitória, o Fluminense pôde disputar normalmente o Campeonato Carioca de 1922, em que chegaria na 3ª posição.

1924: em jogo amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, em benefício dos soldados feridos na Revolta de São Paulo, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Cristóvão, graças aos gols de Zezé e Nilo. Naquele ano, o Tricolor voltaria a conquistar o Campeonato Carioca.

1934: no amistoso comemorativo do aniversário do Fluminense de Niterói, no campo da rua Doutor March, em Niterói, o Fluminense venceu seu xará por 5 a 1, com gols de Vicentino (2), Luciano, Walter Fortes e Tintas.

1937: em amistoso na rua Ferrer, o Fluminense venceu o Bangu por 5 a 1. Os gols do Fluminense foram de Sobral (2), Alfredinho, Machado (de pênalti) e Orlandinho, com Ladislau descontando para o Bangu. Naquele ano, um dos grandes times da história tricolor conquistaria o bicampeonato Carioca, na competição que se iniciaria em outubro.

1941: na inauguração das melhorias do Estádio João Teotônio Ferreira, em Ipatinga, o Fluminense goleou o Ideal por 8 a 1, com gols de Spinelli, Tim (5), Rongo e Russo. O Campeonato Carioca seria retomado no dia 21, e nas semanas seguintes o Fluminense arrancaria para mais um título, tirando a vantagem de 4 pontos do Flamengo.

1952: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, em Conselheiro Galvão, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Madureira, com três gols de Orlando Pingo de Ouro (o último de pênalti). O árbitro desta partida foi o inglês George Dickens, que viera ao Brasil para apitar os jogos do Mundial de Clubes, e foi contratado na sequência para comandar partidas do Campeonato Carioca.

1958: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 2 a 1, graças aos dois gols de Telê.

1963: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Canto do Rio. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Manoel, Joaquinzinho e Carlos Alberto Torres (de pênalti).

1965: o Fluminense conquistou o Torneio Início do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã! Na primeira partida, o Tricolor empatou em 0 a 0 com o Campo Grande, vencendo nos pênaltis por 3 a 0 (Gilson Nunes foi o cobrador). No segundo duelo, a semifinal, houve novo empate de 0 a 0, com o America, e o Fluminense venceu nos pênaltis por 6 a 5 (3 a 3 na primeira série, 3 a 2 na segunda, novamente com Gilson Nunes cobrando). Nestas duas partidas iniciais, a escalação tricolor foi: Edson; Denílson, Valdez, Altair e Bauer; Íris e Luiz Henrique; Amoroso, Evaldo, Joaquinzinho e Gilson Nunes. Na decisão, o Fla-Flu foi eletrizante: nos primeiros sessenta minutos, empate em 1 a 1 (Valter abriu o placar para o Flamengo, e Itamar [contra] empatou para o Fluminense); na prorrogação de vinte minutos, novo empate em 1 a 1, com o Fluminense atuando com dez homens (Amoroso abriu o placar para o Fluminense, e Fio empatou para o Flamengo); na primeira série da disputa de pênaltis, empate em 2 a 2 (Lula cobrando para o Fluminense, Gilson para o Flamengo); na segunda série da disputa de pênaltis, enfim, saiu o campeão: Fluminense 2, Flamengo 1. A escalação da final foi a seguinte: Márcio; João Francisco, Valdez, Denílson e Baiano; Oberdan e Luiz Henrique; Gibirinha, Amoroso, Evaldo e Lula. A torcida do Fluzão festejou: é campeão!

1966: na decisão da Taça Guanabara (torneio à parte do Campeonato Carioca), diante de 69.730 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 1, e sagrou-se campeão invicto da competição! Amoroso abriu o placar aos 30 do primeiro tempo, Mário Tilico ampliou aos 17 do segundo tempo, Silva "Batuta" descontou aos 25, e Mário Tilico deu números finais ao clássico, aos 40. Além da Taça Guanabara, o Fluminense recebeu o Troféu Independência do Brasil. Por dois anos seguidos, o Dia da Pátria foi também o Dia do Fluminense, com direito a volta olímpica tricolor no Maracanã!

1968: em jogo da Taça Guanabara, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bangu, graças aos dois gols de Cláudio Garcia.

1969: na estreia do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 3 a 0 para o Cruzeiro, no Maracanã, com dois gols de Tostão no primeiro tempo e um de Dirceu Lopes na etapa complementar. Aproveitando a dispersão dos cerca de 30 mil torcedores após o jogo, os grupos terroristas MR-8 e ALN libertaram o embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick nas redondezas do Maracanã, logo após a partida. Elbrick havia sido sequestrado três dias antes, e sua libertação fora negociada em troca de quinze prisioneiros do Governo Militar (leiam aqui a história detalhada).

1972: na partida decisiva do triangular final do Campeonato Carioca, perante 136.829 pagantes no Maracanã, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Flamengo, ficando com o vice-campeonato. Doval e Caio Cambalhota marcaram os gols do Flamengo, e Jair Pereira fez para o Fluminense. Antes da partida, foi respeitado um minuto de silêncio, em respeito aos atletas de Israel assassinados nos Jogos Olímpicos de Munique. Em seis decisões de Campeonato Carioca entre os dois rivais até aquela data, o Fluminense somou quatro triunfos (1919, 1936, 1941 e 1969), e o Flamengo dois (1963 e 1972). No ano seguinte, os dois clubes voltariam a decidir a competição, com vitória tricolor (vide 22 de agosto).

1977: em jogo do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Botafogo. Os gols da vitória tricolor foram de Doval e Geraldão.

1981: em partida do segundo turno do Campeonato Carioca, perante 76.024 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. Curiosamente, os gols do jogo foram do ex-tricolor Nunes para o Flamengo, e do ex-rubro-negro Cláudio Adão para o Fluminense.

1985: na terceira rodada do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Bangu. Washington abriu o placar para o Fluminense, Marinho e Cláudio Adão viraram o jogo para o Bangu, e Ricardo Gomes empatou a partida, de peixinho. Então vice-campeão brasileiro, o Bangu tinha um grande time, que daria trabalho - o Fluminense voltaria a encontrá-lo mais duas vezes: no segundo turno, com vitória do Bangu (vide 2 de novembro), e na partida decisiva do Campeonato, com uma épica vitória tricolor (vide 18 de dezembro).

1987: em amistoso no Estádio Frei Epifânio D'Abadia, em Imperatriz, no Maranhão, o Fluminense venceu o Imperatriz por 3 a 0, gols de Aldo (aniversariante do dia), Washington e João Santos.

1992: com três gols do centroavante Ézio (dois de pênalti), o Fluminense venceu o Itaperuna por 3 a 1, no Estádio de Laranjeiras, em jogo do Campeonato Carioca. Este foi o segundo dos quatro hat-tricks de Ézio com a camisa tricolor.

2005: em uma exibição magnífica, o Fluminense venceu o Cruzeiro por 6 a 2, no Mineirão, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Os gols da grande vitória tricolor foram de Petkovic (aos 30 minutos do 1º e aos 8 do 2º tempo), Gabriel (aos 11 e aos 37 do 2º tempo), Beto (aos 30 do 2º tempo) e Tuta (aos 40 do 2º tempo).

2006: no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo. O gol tricolor foi de Arouca, aos 29 minutos do primeiro tempo. Na partida de volta, o Fluminense conseguiria a classificação na disputa de pênaltis (vide 14 de setembro).

2011: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Cruzeiro por 2 a 1, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Os gols tricolores foram de Fred (de pênalti) e Marquinho.

2013: em jogo da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bahia, gol de Biro Biro, aos 20 minutos do segundo tempo.

2014: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Cruzeiro, no confronto entre os dois campeões anteriores. Os gols tricolores foram de Wagner, Cícero e Kenedy. O Cruzeiro conquistaria o bicampeonato nacional naquela temporada.

****

Aniversariantes do dia:

Breno Higino de Mello (1931), centroavante gaúcho que integrou o elenco do Fluminense entre 1957 e 1959. Ele marcou 4 gols em 32 partidas com a camisa tricolor. Enquanto jogava pelo Fluminense, recebeu um convite para estrelar o filme Orfeu Negro (Orphée Noir, 1959), dirigido pelo cineasta francês Marcel Camus. No filme, que venceu a Palm d'Or no Festival de Cannes, Breno protagonizou Orfeu, e contracenou com a atriz norte-americana Marpessa Dawn.
Cartaz do filme Orfeu Negro.

Paulo Osmar Davi, o Osmar (1944), zagueiro paulista que jogou pelo Fluminense na temporada de 1968, tendo disputado 10 partidas com a camisa tricolor.

Mário Sérgio Pontes de Paiva (1950), meia-atacante com 3 gols marcados em 44 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1975, quando foi campeão carioca. Mário Sérgio foi titular da Máquina Tricolor, o timaço que encantou o Brasil naquele ano. Em sua carreira bem-sucedida, passou por diversos clubes e chegou à Seleção Brasileira, pela qual teve 7 atuações. Após pendurar as chuteiras, foi treinador de diversos clubes brasileiros, e comentarista de televisão. Mário Sérgio foi uma das vítimas fatais do acidente com o voo da Chapecoense, em 2016.
Mário Sérgio com a camisa tricolor, no Maracanã. Foto: acervo do Estadão.
Aldo Silva do Espírito Santo (1957), lateral-direito com 14 gols marcados em 211 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1982 e 1987. Foi tricampeão carioca (1983, 1984 e 1985) e campeão brasileiro (1984), e conquistou também o Torneio de Seul (1984), a Copa Kirin (1987) e o Torneio de Paris (1987). Foi de Aldo o cruzamento para o gol do título do Campeonato Carioca de 1984, marcado por Assis, de cabeça.
Aldo.

Wellington de Oliveira Monteiro (1978), volante com 46 atuações pelo Fluminense entre as temporadas de 2008 e 2009.

Marlon Santos da Silva (1995), zagueiro formado pelo Fluminense, com 71 atuações pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 2014 e 2016. Atualmente, Marlon Santos defende o Barcelona, da Espanha.
Marlon, um dos talentos revelados pelo Fluminense recentemente.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.