segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 25 de setembro


1910: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, o Fluminense perdeu para o Botafogo por 6 a 1. O resultado garantiu o título ao Botafogo. Este foi o primeiro Campeonato que o Fluminense não venceu, após ter triunfado nos quatro primeiros anos da competição. Esta foi a última partida do craque Edwin Cox pelo Fluminense - ele se mudaria para Porto Alegre, onde atuaria pelo Grêmio nos anos seguintes.

1938: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Madureira, graças aos gols de Romeu Pellicciari (dois) e Sandro. Com três vitórias em três jogos, o Tricolor iniciava a campanha do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1948: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 5 a 2, após estar perdendo por 1 a 0, no Estádio de Laranjeiras. Os gols da partida foram marcados todos no segundo tempo - ManecoÍndioOrlando Pingo de Ouro (dois) e Rodrigues Tatu assinalaram para o Fluminense. O placar foi exagerado, de acordo com os relatos da imprensa - de fato, os dois últimos gols tricolores só aconteceram nos minutos finais, com Rodrigues Tatu cobrando falta aos 43 e Orlando Pingo de Ouro fechando o placar aos 45.

1954: em clássico do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 2, perante 32.846 pagantes no Maracanã. Os gols tricolores foram assinalados por WaldoRóbson e Escurinho, e os botafoguenses foram ambos de Paulinho Omena - atleta que, cinco anos mais tarde, viria jogar no Fluminense.

1964: em partida válida pela primeira rodada do returno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Campo Grande. Os gols tricolores foram marcados por EvaldoUbiraciEdinhoAmoroso e Oldair (de falta). Com dez vitórias, um empate e duas derrotas, o Fluminense liderava a competição. Aquela campanha tricolor terminaria com a conquista de mais um título estadual, em decisão contra o Bangu, em dezembro.

1966: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 1 a 0, graças a um gol de Amoroso, aos seis minutos do primeiro tempo.

1983: na segunda partida do segundo turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 2 a 1, graças a dois gols do centroavante Washington. Por ter sido o campeão do primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para a fase final, na qual conquistaria o título, em dezembro.

1985: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Americano, com dois gols de Jandir. Em oito partidas na competição, o Fluminense acumulava cinco vitórias e três empates, e seguia na briga pela conquista do primeiro turno (Taça Guanabara), que terminaria conseguindo (vide 9 de outubro). No triangular final, em dezembro, Fluminense, Flamengo e Bangu disputariam o Campeonato, e o Tricolor se sagraria tricampeão (vide 18 de dezembro).

1988: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Grêmio, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Os gols tricolores foram de Romerito e Paulinho Andreolli, com Cuca descontando de pênalti para os gremistas. No mesmo dia, em Seul, a Seleção Brasileira derrotou a Argentina por 1 a 0 e se classificou à semifinal do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos (o zagueiro Ricardo Gomes, representante do Fluminense no escrete, ficou no banco de reservas).

1999: em partida da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para a Anapolina, no Maracanã. Posteriormente, o Fluminense herdaria os pontos desse jogo, devido à escalação irregular do lateral Tupa. O Tricolor iniciava a campanha do título e a jornada de retorno à elite do futebol nacional.

2005: em uma virada dramática, o Fluminense derrotou o Santos por 4 a 3, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, ganhando da imprensa o apelido de "time que se recusa a perder". O Santos abriu 2 a 0 com Luiz Alberto (aos 6) e Cristiano Ávalos (aos 19), o Fluminense empatou com Arouca (aos 24 do primeiro tempo) e Petkovic (aos 23 da etapa final), o Santos voltou à frente com Basílio (aos 35), e o Fluminense virou graças aos gols de Leandro (aos 40) e Gabriel (aos 49). O time tricolor conseguiria outras viradas incríveis naquele Brasileirão (vide 12 de outubro e 30 de outubro).

2016: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Itaquerão, o Fluminense derrotou o Corinthians por 1 a 0, graças a um gol de Cícero, aos 49 minutos do segundo tempo. Quatro dias após ser roubado no mesmo estádio, em jogo da Copa do Brasil, o Fluminense voltou a ser prejudicado pela arbitragem, que deixou de marcar um pênalti claro em Marcos Júnior. Desta vez, porém, nem a arbitragem desonesta conseguiu impedir a vitória tricolor - a primeira de um clube carioca no novo estádio do Corinthians.

****

Aniversariantes do dia:

Carlos Miguel Santamaría (1912), centro-médio argentino que jogou no Fluminense entre 1937 e 1939. Conquistou os Campeonatos Cariocas de 1937 e 1938, e o Torneio Municipal de 1938. Marcou um gol com a camisa tricolor, o da vitória sobre o Vasco em 15 de maio de 1938, pelo Torneio Municipal.

Nicolau Moran Villar, o Moran (1913), meia-direita que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1936, ano em que conquistou o Campeonato Carioca. Nos anos seguintes, tornou-se ídolo do Santos.

Hildegard Caroline Lassen, a Hilda Lassen (1928), multiatleta que competiu pelo Fluminense entre 1951 e 1960. Tinha bom desempenho em modalidades do Atletismo, mas seu esporte de maior destaque acabou sendo o vôlei, no qual conquistou duas medalhas em Jogos Pan-Americanos (bronze na Cidade do México em 1955 e ouro em Chicago em 1959).

Luiz Antônio Rocha (1961), zagueiro que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1982, tendo disputado duas partidas do Torneio dos Campeões.

Róbson Márcio de Alcântara (1975), atacante com 3 gols marcados em 30 jogos pelo Fluminense na temporada de 1999, ano em que conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.