domingo, 24 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 24 de setembro


1914: no campo do Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires, a Seleção Brasileira obteve sua primeira vitória no exterior: 3 a 1 num amistoso contra um time da capital argentina (vide observação abaixo). Os gols brasileiros foram de Barthô (dois) e Friedenreich. Com quatro atletas tricolores, a Seleção jogou assim: Marcos [Fluminense]; Píndaro [Flamengo] e Nery [Flamengo]; Lagreca [São Bento], Rubens Salles [Paulistano] e Pernambuco [Fluminense]; Millon [Paulistano], Oswaldo Gomes [Fluminense], Barthô [Fluminense], Friedenreich [Ypiranga] e Arnaldo [Paulistano].
(Observação sobre o adversário da Seleção: o Correio da Manhã, a própria CBF e muitas outras fontes dizem que o adversário foi um tal "Columbia", mas não encontrei registros desse time nas tabelas dos Campeonatos Argentinos da época. Já existiu um "Columbian", mas somente a partir de 1916, novo nome do Club Hispano Argentino. A escalação do time no jogo foi a seguinte: Juan Sagaslume; Diómedes Bernasconi* e Arturo Reparaz*; Alfredo Letamendi, Aquiles Molfino* e Héctor Abadia; Pedro Olariaga, Juan Iraola, Carlos Antequeda, Carlos Izaguirre* e Rivas. Os jogadores marcados com asterisco jogaram em pelo menos uma das partidas da Seleção Argentina, nos dias 20 e 27, e reforçaram o tal time: Bernasconi era jogador do Estudiantes La Plata, Reparaz e Molfino eram atletas do Gimnasia y Esgrima, e Izaguirre era jogador do Porteño. Possivelmente, o time era um "combinado argentino", com jogadores de vários clubes.)

1922: em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Sul-Americano, diante de 22.000 pessoas no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Brasileira empatou em 1 a 1 com o Paraguai. Rivas abriu o placar para os visitantes no primeiro tempo, e Amílcar empatou para os brasileiros na etapa final. Com três atletas tricolores, a Seleção Brasileira jogou assim: Marcos [Fluminense]; Palamone [Botafogo] e Barthô [São Bento]; Laís [Fluminense], Amílcar [Corinthians] e Fortes [Fluminense]; Formiga [Paulistano], Neco [Corinthians], Heitor [Palestra Itália SP], Tatu [Corinthians] e Junqueira [Flamengo].

1933: em partida válida tanto pelo returno do Campeonato Carioca quanto pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu o America por 4 a 2, no Estádio de Laranjeiras. Os gols tricolores foram de Preguinho, Vicentino (dois) e Popó, com Curto e Manoelzinho marcando para os visitantes.

1939: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no campo da rua General Severiano, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Bonsucesso, graças aos gols de Milani (dois), Fogueira e Pedro Amorim.

1944: em clássico válido pelo returno do Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo. O argentino Baztarrica abriu o placar para os tricolores aos 24 do primeiro tempo, e Pirica empatou para os alvinegros aos 44.

1960: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Olaria. Os gols tricolores foram de Paulinho Omena, Maurinho (2) e Waldo.

1961: em clássico pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, diante de 38.034 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo. Os quatro gols saíram no segundo tempo: o Fluminense abriu o placar com Humberto Tozzi no primeiro minuto, o Botafogo virou com Neivaldo aos 4 e Amarildo aos 19 (de pênalti), e o Fluminense empatou com Altair aos 39, de cabeça. O árbitro Amílcar Ferreira teve atuação parcial: o pênalti de Altair em Garrincha foi na verdade uma falta fora da área, e dois botafoguenses poderiam ter sido expulsos por faltas duras (Amarildo sobre Jair Marinho, e Chicão sobre Edmílson). O Fluminense, que corria o risco de não se classificar para o segundo turno, conseguiu a vaga com o empate.

1972: em partida disputada perante 22.764 pagantes no Estádio do Maracanã, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Santos de Pelé. O primeiro gol foi do Tricolor, assinalado por Jair Pereira, após centro rasteiro de Cafuringa, aos 20 minutos do primeiro tempo. Edu empatou para os alvinegros aos 40 da etapa inicial, em lance irregular, porque Pelé cometera falta em Denílson. O Fluminense exerceu amplo domínio, mas o gol da vitória só veio aos 38 minutos do segundo tempo, através de Lula, aproveitando rebatida do goleiro Cláudio, que socou a bola após ser pressionado por Artime. Com três vitórias e dois empates em cinco jogos, o Tricolor liderava o Grupo D da competição. Esta foi a 11ª e última vez que Pelé enfrentou o Fluminense pelo Santos (foram 5 vitórias do Santos, 3 empates e 3 vitórias do Fluminense, com o Rei assinalando ao todo 5 gols). Nesta partida, ele teve atuação discreta, tendo sido bem marcado pelos zagueiros tricolores Silveira e Assis.

1975: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Rio Negro, do Amazonas, por 2 a 1, de virada, no Vivaldão, em Manaus. Reis abriu o placar para o Rio Negro aos 11 minutos, e o Fluminense virou com gols de Gil (aos 43) e Zé Mário (aos 15 do segundo tempo). Acertando ao todo cinco bolas na trave, o Fluminense não conseguiu construir a goleada que lhe valeria um ponto extra, de acordo com o criativo regulamento da competição.

1978: diante de 60.384 pagantes no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 0, com gols ainda no primeiro tempo, de Fumanchu (aos 33, driblando o goleiro Mazarópi) e Zezé (aos 47, de cabeça, com assistência de Marinho Chagas). O zagueiro Miranda foi escolhido pela torcida tricolor como o melhor jogador em campo: teve seu nome gritado várias vezes pela galera na arquibancada do Maior do Mundo.

1989: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Sport Recife, com dois gols de Vânder Luís. O primeiro foi aos 12 minutos do primeiro tempo (de pênalti), e o segundo foi aos 41 da etapa final.

2011: em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena da Baixada, em Curitiba, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Paranaense. Paulo Baier abriu o placar para os anfitriões aos 17 do segundo tempo, e Fred empatou aos 47, de pênalti. Na etapa inicial, o goleiro Diego Cavalieri defendeu um pênalti cobrado por Cléber Santana. Em sete jogos no segundo turno, o Fluminense tinha cinco vitórias, um empate e uma derrota - o time seria o campeão simbólico do returno, mas chegaria em terceiro na tabela do Brasileirão, devido à campanha irregular no primeiro turno.

****

Aniversariantes do dia:

Roberto Rosa Pinto (1937), meio-campista com 4 gols marcados em 56 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1966 e 1967. Com a camisa tricolor, ele conquistou o Torneio Pará-Guanabara e a Taça Guanabara em 1966. Roberto Rosa Pinto era sobrinho do lendário Jair Rosa Pinto, craque que jogou em Vasco, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e Seleção Brasileira e foi treinador do Fluminense em 1975 e 1976.

Welker Marçal Almeida, o Kieza (1986), centroavante que integrou o elenco do Fluminense entre 2009 e 2010, tendo marcado 6 gols em 25 jogos com a camisa tricolor. Participou da Arrancada Histórica no Campeonato Brasileiro de 2009, e da campanha do vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2009.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.