segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 18 de setembro


1910: em amistoso interestadual, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Paulistano por 5 a 1. Os gols tricolores foram de Gilbert Hime (3) e Oswaldo Gomes (2).

1927: em jogo muito movimentado, válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Vasco por 4 a 3. Os gols tricolores foram de Preguinho, Lagarto, Itália (contra) e Ary.

1932: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Cristóvão. Os gols tricolores foram de Preguinho e Amaury.

1938: após vencer o Palestra Itália (vide 14 de setembro), o Fluminense obteve mais uma vitória na viagem a São Paulo: 4 a 1 sobre o Santos, na Vila Belmiro, em Santos. Os gols do triunfo tricolor foram de Hércules e Sandro (3). Com a vitória, o Fluminense recebeu a Taça Desafio Santos-Fluminense. A partir da semana seguinte, o Tricolor retomaria sua campanha no Campeonato Carioca, competição na qual terminaria conquistando o tri.

1943: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 2 a 1. Os gols tricolores foram assinalados por Russo e Carreiro.

1949: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Conselheiro Galvão, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Madureira. Os gols tricolores foram de Santo Cristo (2), Godofredo (contra) e Orlando Pingo de Ouro.

1966: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha por 1 a 0, graças ao gol de Amoroso, aos 25 minutos do segundo tempo.

1974: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, gol do lateral-esquerdo Marco Antônio, aos 13 minutos do segundo tempo.

1977: em jogo válido pelo Campeonato  Carioca, no Estádio Luso-Brasileiro, o Fluminense venceu o Campo Grande por 2 a 0, graças aos gols de Rivellino (de falta) e Luís Carlos.

1980: na sexta rodada do Campeonato Carioca, no Maracanã. o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Volta Redonda. Os dois gols aconteceram no segundo tempo: Edinho abriu o placar para o Voltaço aos 25, e Cláudio Adão empatou para o Tricolor no último minuto, de cabeça, completando cruzamento de Gilberto. Com três vitórias e três empates, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual.

1985: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Olaria por 1 a 0, com um gol do lateral-direito Aldo, aos 38 minutos do primeiro tempo. O jogo foi a preliminar de America 0 x 0 Botafogo. Com quatro vitórias e dois empates, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do tricampeonato, em dezembro.

1991: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Itaperuna, gols de Sandro, Julinho e Ézio (de pênalti).

1993: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, o Fluminense derrotou o Santos por 2 a 0, gols de Chiquinho e Nílson.

1999: em jogo da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu para o Goiânia por 4 a 3, no Serra Dourada. Os gols tricolores foram de Roni (2) e Emerson. Em cinco rodadas, o Fluminense acumulava três vitórias e duas derrotas, no início da campanha do título da Série C.

2004: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Criciúma, gols de Roger Flores e Diego Souza.

2013: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Heriberto Hülse, o Fluminense venceu o Criciúma por 2 a 1, graças aos dois gols do lateral-direito Bruno, e à defesa de um pênalti pelo goleiro Diego Cavalieri.

2016: o Fluminense derrotou o Grêmio por 1 a 0, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O gol da vitória tricolor foi marcado por Gustavo Scarpa, aos 40 minutos do primeiro tempo.

****

Aniversariante do dia:

Rubem José de Almeida, o Rubinho Almeida (1929), centro-médio que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1949 e 1950.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.