quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 18 de janeiro


1934: em amistoso interestadual, o Fluminense ganhou por 5 a 4 do Siderúrgica de Sabará, no Estádio de Lourdes, em Belo Horizonte. Os gols tricolores na partida foram de Vicentino (dois), Walter Fortes e Tintas (dois). Esta foi a segunda vitória em dois jogos, na viagem à capital mineira (a primeira fora sobre o Atlético Mineiro, quatro dias antes - vide 14 de janeiro).

1958: em amistoso disputado no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís, o Fluminense venceu o Moto Club por 4 a 2, graças aos gols de Telê (dois), Waldo e Ivan (de pênalti). Após as quatro vitórias em Belém, o Tricolor seguia em sua bem-sucedida viagem pelas regiões Norte e Nordeste. No dia seguinte, enfrentaria o Sampaio Corrêa, novamente no Nhozinho Santos (vide 19 de janeiro).

1959: um dia após vencer o Ferroviário (vide 17 de janeiro), o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Fortaleza, em novo amistoso no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense. Este foi o quarto jogo de uma sequência invicta que duraria doze partidas (e não seria a maior da temporada). Começava um ano histórico, em que o Fluminense conquistaria o Campeonato Carioca sofrendo somente uma derrota na competição.

1969: em partida amistosa, em General Severiano, o Fluminense venceu o anfitrião Botafogo por 2 a 0, com dois gols de Ademar Pantera. Era o início de uma temporada vitoriosa, na qual o Tricolor conquistaria o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara (naquele ano, uma competição à parte).

1976: em amistoso disputado no Serra Dourada, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Goiás, graças a dois gols de Gil. Este jogo marcou o retorno de Carlos Alberto Torres e as estreias do goleiro Renato, do lateral Rodrigues Neto, do ponta Dirceu e do centroavante Doval no Fluminense. Com estes reforços, a Máquina Tricolor iniciava ali mais uma temporada de sonho, em que conquistaria o Torneio de Viña del Mar, o Torneio de Paris e o bicampeonato do Rio de Janeiro.
Rodrigues Neto, Doval, Dirceu e Renato: os reforços de 1976.

2001: em sua estreia no Torneio Rio-São Paulo, no Parque Antártica, em São Paulo, o Fluminense fez ótima partida e venceu o Palmeiras por 3 a 1, graças aos gols dos atacantes Agnaldo (dois) e Faustino Asprilla. O colombiano teve grande exibição, iniciando as jogadas dos dois gols de Agnaldo, e marcando um golaço após arrancada desde a linha central do gramado.

2006: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 6 a 0 do Nova Iguaçu, no Estádio Giulite Coutinho, com gols de Lenny (dois), Adriano Magrão, Evando (dois) e Roger Machado.

****

Aniversariantes do dia:

Antônio Lima dos Santos, o Lima (1942), lateral-esquerdo mineiro, que atuou no Fluminense na temporada de 1974. Antes de envergar a camisa tricolor, Lima fez história no Santos, clube pelo qual conquistou diversos títulos, e integrou a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.
Lima, na Seleção Brasileira.

Ivan Saraiva de Souza, o Ivan (1982), lateral-esquerdo paulista, que jogou no Fluminense na temporada de 2007, ano em que fez parte do plantel campeão da Copa do Brasil.
O lateral-esquerdo Ivan.

PCFilho

3 comentários:

  1. Em 1976, o Fluminense contratou Carlos Alberto Torres, Renato, Rodrigues Neto, Doval e Dirceu.

    Em 2018, trouxe Gilberto, Jadson e Airton. Que tristeza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade são várias diferenças.

      Diferença de visão, diferença de competência, diferença de caráter...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.