quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 24 de janeiro


1937: em sua quarta partida no Torneio dos Campeões, o Fluminense perdeu por 4 a 3 para o Rio Branco, campeão capixaba, no Estádio de Zinco, em Vitória. Os gols tricolores foram de Russo (dois) e Romeu Pellicciari. O Fluminense agora tinha duas vitórias e duas derrotas no Torneio dos Campeões, um quadrangular com os campeões do Distrito Federal, de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo, uma das primeiras tentativas de organização de um campeonato nacional de clubes. Quatro dias depois, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense teria sua revanche contra o Rio Branco (vide 28 de janeiro).

1960: em partida disputada diante de ótimo público no Estádio Olímpico Universitário da Cidade do México, o Fluminense venceu o San Lorenzo, da Argentina, por 3 a 1, graças aos gols de Waldo, Maurinho e Escurinho. No mesmo dia, no jogo de volta pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1959, a Seleção Carioca empatou em 1 a 1 com a Seleção Potiguar, no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal, e garantiu sua classificação para o quadrangular final. Os cariocas, sob o comando técnico do ídolo tricolor Tim, jogaram com: Manga [Botafogo]; Joel [Bangu], Darci Faria [Bangu] e Altair [Fluminense]; Amaro [America] e Russo [Vasco]; Sabará [Vasco], Rossi [Botafogo], Pinga [Vasco], Décio Esteves [Bangu] e Babá [Flamengo]. O gol carioca foi do atacante botafoguense Rossi.

1981: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do América de Natal, graças aos gols de Zezé (dois), GilbertoAdilço.

1987: em jogo válido pela penúltima rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o Fluminense venceu o Santa Cruz por 2 a 0, no Maracanã, gols de Washington e Alberto Félix. O Tricolor já estava classificado à terceira fase da competição.

2007: em sua estreia no Campeonato Carioca, numa rodada dupla com 31.158 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Friburguense, gol do estreante Alex Dias. Na outra partida do dia, Botafogo e Madureira empataram em 2 a 2. Na temporada que se iniciava, o Fluminense voltaria a realizar ótimas campanhas no cenário nacional, conquistando a Copa do Brasil, e terminando na quarta posição do Campeonato Brasileiro.

2010: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 1 a 0, gol do zagueiro Leandro Euzébio. Foi a quarta vitória em quatro jogos na temporada, que seria marcada pela conquista do Campeonato Brasileiro após 26 anos.

2013: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Engenhão, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Olaria, graças aos gols de Leandro Euzébio, Wellington Nem e Jean.

2017: em sua estreia na Copa da Primeira Liga, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Criciúma, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, graças aos gols de Henrique, Pedro e Marquinho.

****

Observação: não encontrei nenhum aniversariante nesta data. Se o leitor conhecer algum personagem da história do Fluminense nascido em 24 de janeiro, peço que me avise nos comentários, e agradeço antecipadamente.

PCFilho

5 comentários:

  1. Acrescentado o evento de 2017:

    2017: em sua estreia na Copa da Primeira Liga, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Criciúma, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, graças aos gols de Henrique, Pedro e Marquinho.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma lembrança antiga, que carece de confirmação, que houve muitos problemas de arbitragem e violência nesse jogo de 1937, o que teria sido fundamental para o desfecho do torneio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que também já ouvi falar disso.

      Excluir
    2. Foi uma derrota estranha, porque evidentemente o Fluminense tinha um time muito melhor. Porém, não conheço detalhes sobre essa questão da arbitragem. Tentarei achar algo.

      Excluir
  3. Ainda tá valendo a oferta de uma mariola, duas jujubas e uma paçoca pra quem descobrir um aniversariante de 24 de janeiro. 😊

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.