domingo, 7 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 7 de janeiro


1934: na segunda partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca perdeu por 2 a 1 para a Seleção Paulista, 1 a 1 no tempo normal e 1 a 0 prorrogação, e terminou como vice-campeã. O escrete do Distrito Federal jogou assim: Rey [Vasco]; Moisés [Flamengo] e Itália [Vasco]; Gringo [Vasco], Fausto [Vasco] e Ivan Mariz [Fluminense]; Roberto [Flamengo], Russinho [Vasco], Gradim [Bonsucesso] (Tião [Bangu]), Preguinho [Fluminense] e Jarbas [Flamengo]. O gol carioca foi de Gradim, e os gols da Seleção Paulista campeã foram de Zarzur e Hércules (o ponta-esquerda que, junto com o também campeão Romeu Pellicciari, faria sucesso no Fluminense a partir de 1935).

1959: na única vez em que o time principal do Fluminense atuou num dia 7 de janeiro, houve um empate em 0 a 0 com o Bahia, em jogo amistoso disputado na Fonte Nova, em Salvador. Era o início de uma temporada histórica, que terminaria com a conquista do Campeonato Carioca, em uma das mais sensacionais campanhas de todos os tempos.

1969: em sufrágio indireto, com a participação de 260 conselheiros, o senhor Francisco Leitão Cardoso Laport foi eleito presidente do Fluminense, com 146 votos, contra 98 de Jorge Frias de Paula, 12 de Álvaro Feio e 4 nulos. Francisco Laport tomaria posse no cargo no dia 28 de fevereiro, e teria uma gestão vitoriosa, em que seriam conquistados dois Campeonatos Cariocas e um Campeonato Brasileiro.

1975: em pleito dirigido por João Havelange, então já presidente da FIFA, o senhor Francisco Luiz Cavalcanti da Cunha Horta foi eleito presidente do Fluminense, vencendo o adversário Gil Carneiro de Mendonça, por 203 votos contra 82 (2 não votaram, 1 votou nulo e 3 votaram em branco). Logo após o encerramento da eleição, Horta anunciou que José Carlos Vilella iria a Salvador para comprar o ponta-esquerda Mário Sérgio, do Vitória. Estava começando a ser montada a "Máquina Tricolor", um timaço que encantaria o Brasil e o mundo nos dois anos seguintes...
Francisco Horta no dia em que foi eleito presidente do Fluminense.

****

Aniversariantes do dia:

José Brígido Camaño (1929), ponta-esquerda argentino com uma curta passagem pelo Fluminense, entre os anos de 1950 e 1951. Marcou três gols com a camisa tricolor, no Campeonato Carioca de 1950.

Walter Lino dos Santos (1939), meia-atacante com 6 gols marcados em 45 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1962 e 1963.

Joubert Araújo Martins, o Beto (1975), meia-atacante que marcou 3 gols em 18 jogos com a camisa do Fluminense, no segundo semestre de 2002.
Romário e Beto foram apresentados juntos, em 2002.

Rodrigo Calisto de Almeida (1978), lateral-esquerdo que integrou o plantel profissional do Fluminense entre as temporadas de 1999 e 2000.

Roger Rodrigues da Silva (1985), centroavante que jogou no Fluminense no primeiro semestre de 2009. Marcou três gols em doze partidas com a camisa tricolor.
Roger Rodrigues, em sua passagem pelo Fluminense.

Fernando Paixão da Silva, o Fernando Bob (1988), meio-campista revelado pelo Fluminense, com 51 atuações pelo time profissional tricolor, entre 2006 e 2011. Participou do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2010, tendo jogado 20 das 38 partidas da vitoriosa campanha.
Fernando Bob.

PCFilho

4 comentários:

  1. Será que algum dia teremos novamente um dirigente como o Dr. Horta? Nos últimos 30 anos, só aparecem dirigentes para se aproveitar do clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Horta podia ter muitos defeitos como dirigente, mas tinha duas qualidades fundamentais: era ousado e conhecia o tamanho real do Fluminense.

      Excluir
    2. Pois é, PC, este é o ponto: conhecer o tamanho real do Fluminense. O grupo político que ocupa o poder atualmente nem faz ideia da grandeza do Fluminense, bem como os antecessores. Acho que o último dirigente que tinha essa noção era o Manoel Schwartz.

      Excluir
    3. Um exemplo comparativo: Francisco Horta trouxe o Bayern de Munique, então bicampeão da Europa, pra vir enfrentar o Fluminense no Maracanã (e nós vencemos).

      O Fluminense atual foi convidado para enfrentar o Paris Saint-Germain agora em janeiro, e recusou o convite, provavelmente com medo de levar uma surra.

      Essa é a diferença primordial: Horta achava que o Fluminense é o maior time do mundo. Os atuais acham ótimo que fiquemos no meio da tabela do Brasileirão.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.