sábado, 31 de janeiro de 2009

Personagem do sábado - Luiz Antônio

Amigos, chego em casa do Maracanã, após a vitória de 3 a 0 do Fluminense sobre o Resende, e já me ligam perguntando quem terá sido o personagem do jogo. "Foi o Tartá", vocifera um grande amigo. "Entrou para mudar o jogo!". Ele tem toda a razão: o Tricolor deve a vitória ao Tartá, que mais uma vez jogou muito bem. Já outro exige que seja René Simões, o técnico pó-de-arroz. "Ele acertou nas substituições!". Verdade, acertou. Porém, acertar nas substituições significa errar na escalação. As entradas de Tartá e Maicon foram acertadíssimas, sim. Mas René teria muito mais mérito se os tivesse escalado como titulares. Caro treinador do mais amado do Brasil: errar é humano, mas persistir no erro é burrice. Se o menino Tartá não começar jogando contra o Duque de Caxias, me sentirei na obrigação de questionar o seu trabalho. Uma amiga me escreve dizendo que o personagem do sábado foi ela mesma. Argumenta que não foi aos primeiros jogos, e que seu pé quente foi o responsável pelo triunfo de hoje. Pode ser, mas isso não a eleva à categoria de personagem da partida. "Então quem é o ilustre?", perguntam vocês.

O meu ilustre personagem se chama Luiz Antônio. Nome completo, para não deixar dúvidas: Luiz Antônio Silva dos Santos. Foi só recomeçar o futebol tupiniquim, e já apareceu de novo o juiz-ladrão. Amigos, o que esse soprador de apito fez no primeiro tempo foi inacreditável. A primeira trapalhada foi em lance do atacante Roger, camisa 9 tricolor. Ele chegou à bola antes de zagueiro e goleiro, e foi claramente derrubado dentro da área. E o juiz deu escanteio. Ah, Luiz Antônio...

Porém, a chance de Luiz Antônio se redimir do erro veio logo em seguida. O zagueiro tricolor Edcarlos cabeceia, e um jogador do Resende corta a bola com a mão. Pênalti? Não para o Luiz Antônio. A jogada segue, e o volante tricolor Fabinho faz uma falta que passaria despercebida, se o Luiz Antônio não tivesse expulsado o camisa 8 pó-de-arroz. Sim, após deixar de marcar dois pênaltis clamorosos a favor do Fluminense, ele ainda expulsou injustamente um dos onze tricolores. Tudo isso em apenas quarenta e cinco minutos.

Abre parêntese para uma observação. Juízes são seres humanos, passíveis de errar, como eu e você erramos de vez em quando. O que me estranha nesses jogos do Campeonato Carioca é que os erros são repetidos, e sempre contra o mesmo time durante um jogo. Juízes normais erram para os dois lados. Os do Carioca, não. Na primeira rodada, o Friburguense foi prejudicado diante do Flamengo. Escandalosamente prejudicado, diga-se de passagem. Na segunda rodada, o mesmo Flamengo teve dois pênaltis inexistentes assinalados a seu favor, contra o Bangu. Já no primeiro tempo de Fluminense x Resende, o senhor Luiz Antônio parecia estar em uma cruzada contra o Fluminense e a favor do Resende... Fecha parêntese.

A torcida tricolor presente no Maracanã, então, se fez ouvir. Gritos unânimes de "ladrão", "vai morrer" e "Márcio Braga deu dinheiro pra você" ecoaram no Maior do Mundo. Luiz Antônio, ilustre personagem do sábado, teve que pedir escolta policial para descer aos vestiários. As ameaças da torcida tricolor fizeram efeito na mente de Luiz Antônio. Parecia até outro juiz o do segundo tempo! Aos 20 minutos, Bruno Leite, do Resende, fez falta dura no tricolor Jailton. Lance para cartão amarelo. E não é que Luiz Antônio tentou compensar seus erros do primeiro tempo, expulsando o pobre coitado do Bruno Leite?

Dez contra dez, pesou a maior experiência do Fluminense, além das já citadas substituições de René. Com gols de Luiz Alberto, Maicon e Leandro Bonfim, veio a primeira vitória do Fluminense. Que fique bem claro: a vitória veio, apesar da arbitragem ridícula do Luiz Antônio. Dois gritos dominaram a saída do Maracanã. O primeiro deles, de "ladrão", direcionado ao meu personagem do sábado. O segundo deles, eu explico no último parágrafo.

Antes disso, preciso deixar bem claro que as arbitragens tendenciosas dessa primeira semana me levam a começar a acreditar que o campeonato está sendo manipulado para que o Flamengo se sagre campeão. Aguardemos mais um pouco antes de acusações formais. Mas não posso negar que minha mente de apostador está exigindo que eu aposte alto no tri rubro-negro. E infelizmente isso não se deve a méritos em campo.

Agora, sim, posso explicar o segundo grito que dominou a saída dos torcedores do Fluminense do Estádio Mário Filho. "Thiago vai voltar!". Sim, amigos, o melhor camisa 10 dos últimos tempos vestirá novamente tricolor. Thiago Neves vem aí, e o bicho vai pegar! Se cuidem, adversários!

PC

6 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5297529219709408470

    ResponderExcluir
  2. Correções após ver os replays:
    - não foi pênalti no Roger. A falta foi fora da área. Mas permanece o erro, já que o juiz deu escanteio.

    ResponderExcluir
  3. Amado PC.
    Essa sua Amiga Pé Quente, que vc comentou no seu Blog sou eu? rsrsrs Eu sou Pé Quente sim.
    Eu adoro o René e vc sabe disso. Muitos falam que o Tartá não pode iniciar a partida, pq não iria aguentar. Aí eu já não sei!
    Só sei que contra o Vasco estarei lá novamente!
    Beijos, ALÊ.

    ResponderExcluir
  4. Quanta vontade de reclamar!!! Vcs ganham fácil por 3 a 0 e ainda encontram motivos pra reclamar!!!
    Após a rodada de sábado do campeonato, em um dos programas de mesa redonda do Sportv, os comentaristas, liderados se não me engano por Marcelo Barreto e Alex Escobar, fizeram uma espécie de retrospectiva dos erros desses jogos iniciais. Destaque para o "impedimento" escandaloso contra o Friburguense e a expulsão do Fabinho quando nem tinha sido ele o autor da falta apitada pelo juiz. Agora, o que me chama a atenção de verdade foi com relação ao jogo entre Flamengo e Bangu, que todos dizem que foi roubado para o Fla. Segundo a contabilização deles, o Flamengo não foi beneficiado, mesmo contando os dois pênaltis a favor. Tenho certeza que o PC vai dizer que isso é coisa da Flapress, mas prefiro acreditar na imparcialidade do programa a que estava assistindo, ainda mais liderado por dois jornalistas mais imparciais que conheço.

    ResponderExcluir
  5. Rafs,

    Um jogo em que DOIS pênaltis são inventados para um mesmo time NÃO PODE não ter favorecido esse time.

    ResponderExcluir
  6. Parece que a quadrilha tah querendo disfarçar os escandalosos favorecimengos das duas primeiras rodadas...não vi roubo no volta redonda x flamengo...vi um joguinho medíocre...apesar de ter mantido quase todo o elenco do ano passado, o flamengo não está jogando NADA...o flamengo pode sonhar com o carioca (por causa das arbitragens, que fique bem claro!!!)...Se continuar do jeito que está iremos gargalhar de vexames burronegros na copa do brasil e no brasileirão!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.