terça-feira, 23 de agosto de 2016

O Vélez Sarsfield perdeu suas 10 últimas disputas de pênaltis

Canteros lamenta um pênalti perdido contra o Santos, em 2012: sina do Vélez Sarsfield.

Há um ditado popular entre os amantes do futebol no Brasil: "disputa de pênaltis é loteria". Se o ditado for mesmo verdadeiro, há um clube que pode se considerar extremamente azarado nessa loteria: o Vélez Sarsfield, da Argentina, perdeu as 10 últimas disputas de pênaltis de que participou.

O assunto voltou à tona este mês, com a eliminação do Vélez Sarsfield da Copa Argentina, pelo modestíssimo Juventud Unida de Gualeguaychú, em disputa de pênaltis que terminou 4 a 3. Foi a quarta desclassificação do Vélez em disputas de pênaltis nos últimos 5 anos na Copa Argentina.

A última vitória do clube de Buenos Aires em uma definição por pênaltis se deu há mais de dezenove anos: no dia 13/04/1997, pela Recopa Sul-Americana de 1997, o Vélez Sarsfield venceu a disputa de pênaltis contra o River Plate, por 4 a 2, e conquistou a taça.

Desde então, uma maldição parece ter se abatido sobre o clube argentino, que não consegue mais sair vencedor do cruel desempate. Em todas as dez últimas definições por pênaltis que o Vélez Sarsfield disputou, os adversários triunfaram:
13/01/2006 - Estudiantes 4 x 2 (Copa Ciudad de Mar Del Plata)
16/01/2011 - Peñarol 4 x 2 (Copa Bimbo Ciudad de Montevideo)
29/03/2012 - Rosario Central 5 x 4 (Copa Argentina)
24/05/2012 - Santos 4 x 2 (Copa Libertadores)
17/04/2013 - Olimpo 4 x 2 (Copa Argentina)
11/01/2014 - Sporting Cristal 3 x 0 (Copa Bandes)
13/01/2014 - Peñarol 3 x 1 (Copa Bandes)
15/01/2014 - Emelec 6 x 5 (Copa Suat)
09/09/2015 - Lanús 4 x 2 (Copa Argentina)
16/08/2016 - Juventud Unida de Gualeguaychú 4 x 3 (Copa Argentina)

Das dez derrotas consecutivas em disputas de pênaltis, listadas acima, uma foi na Copa Libertadores, quatro na Copa Argentina e cinco em torneios amistosos de pré-temporada.

Curiosamente, antes dessa terrível sequência de reveses, o Vélez Sarsfield era famoso na Argentina justamente por ter muita sorte em disputas de pênaltis. Por exemplo, a maior conquista da história do clube - a Copa Libertadores de 1994 - foi obtida numa vitória por pênaltis, 5 a 3 contra o São Paulo, no Morumbi.

Os hinchas do Vélez começam a cogitar que algum torcedor rival lançou um tipo de maldição contra o clube. Vale lembrar que muitos argentinos creditam o atual jejum de títulos da seleção nacional à maldição de Tilcara, história que já contei aqui.

Boa sorte ao Vélez Sarsfield na próxima disputa. Mas, por via das dúvidas, tentem resolver o jogo com a bola rolando...

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.