|
As escalações previstas na revista do Tottenham. |
Na noite de 24 de abril de 1958, no White Hart Lane, em Londres, o poderoso Tottenham (atual vice-líder da Premier League) recebeu a honrosa visita de um clube brasileiro, para a realização de um amistoso internacional. Fluminense? Flamengo? Corinthians? Palmeiras? Grêmio? Cruzeiro? Nenhum desses: o visitante ilustre era o modesto Canto do Rio, de Niterói. O quadro niteroiense foi o primeiro clube sul-americano a visitar o estádio do Tottenham, de acordo com a revista oficial do clube londrino, que não enfrentava nenhuma equipe da América do Sul desde sua excursão à Argentina, no longínquo ano de 1910.
|
Na Revista do Tottenham, o Canto do Rio foi anunciado como "campeão do Rio de Janeiro". A informação estava errada, uma vez que o campeão carioca de 1957 fora o Botafogo. O Canto do Rio fora, na verdade, o 7º colocado, com 19 pontos ganhos em 22 jogos disputados (8 vitórias, 3 empates e 11 derrotas, 26 gols-pró e 39 gols-contra). |
O Canto do Rio vinha de uma bela excursão pelo continente europeu. Os resultados não foram nada ruins: na Espanha, vitórias sobre Elche (2 a 1) e Fereante (4 a 2); na Bélgica, derrota para o Anger (3 a 1) e empate com o Bruges (1 a 1); na Alemanha, vitória sobre um combinado local (1 a 0); na Suíça, vitória sobre o Servette (3 a 0).
Na Inglaterra, o Canto do Rio realizou mais três partidas: em 22 de abril, derrota para o Chelsea por 3 a 2, no Stamford Bridge; em 24 de abril, derrota para o Tottenham por 4 a 1, no White Hart Lane; e em 28 de abril, derrota para o Leicester City por 1 a 0, no estádio da Filbert Street.
|
Notícia do amistoso do Canto do Rio em Londres, no Jornal do Brasil. |
Diante de 22.070 pessoas no White Hart Lane, o Canto do Rio não foi páreo para o poderoso Tottenham (que havia sido campeão inglês na temporada de 1950–51, e voltaria a conquistar o título nacional na temporada de 1960–61). Na chuvosa noite londrina, o campo ficou lamacento, e o Tottenham abriu 4 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Clayton (2), Blanchflower e Smith. O Canto do Rio descontou na etapa complementar, com um golaço de Elmo, em um "sem-pulo" de fora da área. A atuação do goleiro brasileiro Garcia foi muito elogiada.
O Canto do Rio Foot-Ball Club foi fundado em 1913, e ainda tenta sobreviver no futebol profissional, atuando nas divisões inferiores do Campeonato Carioca. A maior glória da história do "Cantusca" foi a conquista do Torneio Início do Campeonato Carioca de 1953. Cinco anos depois, o quadro de Niterói jogaria de igual para igual contra alguns dos melhores clubes da Europa, numa espécie de prelúdio da histórica conquista da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, semanas depois, na Suécia.
PCFilho
A quem interessar possa, a sensacional letra do hino do Canto do Rio:
ResponderExcluirAquela morena
Do Canto do Rio
Que torce e faz cena
E causa arrepio
Queimada da praia
Na hora do jogo
Ela desmaia e pega fogo (oi!)
Aquela morena
Do Canto do Rio
Que torce e se agita
Garota bonita
Basta o club empatar
Ela chora que dói
Foge de Nictheroy
No estádio formoso
De Caio Martins
Há dias de gozo
Foguetes, clarins
De noite e de dia
A turma sorri
Enche de alegria
Icarahy (oi!)
Outro amistoso internacional disputado pelo Canto do Rio:
ResponderExcluirFicha Técnica: 08/02/1953 - Canto do Rio 1 x 3 Boca Juniors (Argentina) - Caio Martins (Niterói)
Árbitro: Mário Vianna.
Renda: Cr$ 53.000,00.
Canto do Rio: Horácio; Cosme e Garcia; Décio (Carango), Edésio e Herbert; Jairo, Miltinho, Jaime (Flores), Almir e Manoel.
Boca Juniors (Argentina): Carleto; Comon e Otero; Lombardo (Ciano), Maurino e Pescia; Navarro, Montano, Bolero, Rolando e González.
Gols: Navarro aos 6 min, Jairo aos 15 min, Bolero aos 24 min e Montano aos 75 min.