domingo, 24 de novembro de 2019

Audiência de Flamengo x River Plate foi inferior à de Fluminense x LDU


A final da Copa Libertadores de 2019, entre Flamengo e River Plate, teve grande audiência na TV Globo. Segundo o UOL, foram atingidos 45 pontos de audiência e 76% de participação (de cada 100 domicílios com TVs ligadas, 76 estavam no canal) no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a Globo obteve 32 pontos de audiência e 51% de participação.

Os números são superiores às finais recentes de Copas do Mundo. Porém, a audiência foi inferior à da final da Copa Libertadores de 2008, entre Fluminense e LDU. Na ocasião, o jogo teve, no Rio de Janeiro, 47 pontos de audiência com 71% de participação. Em São Paulo, a partida do Fluminense em 2008 obteve 31 pontos de audiência, somente um a menos que o jogo do Flamengo em 2019.

A comparação pode ser feita em qualquer jogo, de qualquer campeonato: os índices de audiência de Fluminense e Flamengo estão sempre na mesma ordem de grandeza. Um ponto a mais aqui, dois pontos a menos ali, audiência igual acolá. Podem pesquisar, à vontade.

A comparação entre as finais de 2019 e 2008 é somente mais uma evidência de que a distribuição desigual de cotas de TV é injusta. Por que, afinal, a Globo paga (muito) mais pelo ponto de audiência do Flamengo que pelo ponto de audiência dos outros clubes? Não faz sentido algum: é um patrocínio disfarçado ao Flamengo, para colocar nos termos corretos.

PCFilho

27 comentários:

  1. A Globo tem como projeto de transformar o Flamengo um super clube, passando por cima de qualquer outro, se não for por bem, vai por manipulação junto com a CBF. Fazer o bolo crescer junto com o Corínthians, tudo fica mais facil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que esse projeto é um tiro no pé. Se for mesmo bem-sucedido, vai acabar com o interesse no futebol no Brasil.

      A atratividade de um Campeonato está na competitividade. Ao escolher um ou dois times para serem os campeões obrigatórios de todos os anos, a Globo está matando sua principal atração.

      Excluir
  2. Caro PC,

    Ainda ontem lembrei-me da grande festa de 2008 no Maracanã. Nunca vi igual. O projeto de "espanholização" do futebol brasileiro concebido e promovido pela Rede Esgoto vai de vento em popa nas velas do clube de regatas. Com o tempo naufragará até mesmo o time da CBF.

    Enquanto Pindorama não "descobrir" o modelo da Premier League, nada a fazer... podendo, inclusive, ser então tarde demais.

    Partilhei em nossa página no Fb:
    https://www.facebook.com/Fluminense-Eterno-Amor-160643460663656/

    Saudações Tricolores & Enxadrísticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar meu texto, Mauro! Saudações!

      Excluir
  3. Sou vascaíno e concordo com a publicação. A Globo e seus veículos acessórios (jornais, canais por assinatura, rádios) supervalorizam as conquistas do Flamengo e desmerecem as dos rivais, levando a reboque veículos de imprensa de outros grupos que acabam seguindo na mesma onda. A recente transmissão das finais da Copa do Brasil entre Inter e Athletico para todo o país mostrou que o futebol tem um público fiel de independe dos clubes envolvidos e usar o argumento de maior ou menor audiência para pagar desproporcionalmente mais a dois times é falso e não tem amparo na realidade. Acho que os clubes prejudicados deveriam se unir e acabar com essa discriminação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução para esse problema está mesmo na união dos clubes prejudicados. Se eles não agirem logo, o futebol brasileiro como o conhecemos, competitivo e vitorioso, vai morrer.

      Excluir
  4. O modelo europeu (Inglaterra, França, Itália e etc...) é:
    time mandante 95% de torcedores no estádio, visitante 5%.

    Por exemplo: Barcelona, Real, Bayern, Juventus e etc tem torcedores em toda a parte do planeta, mas no campeonato e na liga dos campeões, quando jogam fora de casa, é só 5%.

    Porque em Villareal, em Nápoles, em Wolverhampton, em Cardiff, em qualquer cidadezinha que tenha um time na 1ª divisão, e nas divisões inferiores, os torcedores locais torcem pela equipe da sua terra. Voce não vê invasão da torcida do Real Madrid no estádio do Las Palmas, nem vê maioria do Manchester United na torcida quando joga em Newcastle.
    Você vê o estádio cheio de torcedores locais.

    Em Londres, o Arsenal tem a maior torcida, mas quando vai jogar fora com o Chelsea ou o Crystal palace, ou mesmo o Fulham, a maioria dos torcedores é do time mandante.

    No estádio San Siro, quando o Inter é o mandante no jogo com o Milan, tem 95% da torcida, e vice-versa.

    No Brasil, deixam as torcidas de framengu e curintias com metade do estádio...ou mais... Times grandes, com mando de campo, vão jogar em Brasília a troco de tostões...enquanto não mudar essa mentalidade, o futebol brasileiro vai ser esse compadrio, essa maracutaia, essa bagunça, essa porcaria...

    E olhem que o cartola urubu foi esperto: pegou no dinheiro do Vinicius e do Paquetá e investiu no time...jogadores em fim de carreira ou eternos reservas na europa...mas pro baixo nível em que se encontra o futebol brasileiro, dá e sobra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, quando a UNIMED bancava vcs, não se tinha preocupação com nada.
      Tiveram a chance de se planejar para o futuro

      Excluir
    2. O patrocínio da Unimed era legítimo. Empresa privada fazendo um investimento com ótimo retorno. E era bem, beeeeeeeeeem menor que o atual patrocínio da Globo ao Flamengo.

      Excluir
    3. Era legítimo sim. E so o Fluminense ir p TNT.
      O Atlético ganha muito menos q vcs e é mais forte.

      Excluir
    4. O patrocínio da Unimed foi bem aproveitado. O Fluminense faturou dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil, fora os dois vices continentais.

      Sobre sua última frase, não conheço nenhum "Atlético" que seja mais forte que o Fluminense.

      Excluir
  5. Preocupação sempre houve.
    As competições européias funcionam muito bem, com mandos de campo e respeito pela lotação dos estádios, comportamento de torcida, etc etc etc.
    O time mais fraquinho do campeonato inglês deste ano, o recém promovido Aston Villa recebeu adiantado só de transmissão de TV 110 milhões de libras ( 440 milhões de reais ).
    O Liverpool e o City receberam cada um cerca de 170 milhões de libras ( quase 200 milhões de euros )

    Em 2017 foi assim na Inglaterra ( no link abaixo ), veja como funciona a divisão dos direitos de transmissão de TV.
    https://premierleaguebrasil.com.br/premier-league-bilhoes-direitos-tv-divisao/

    Na Espanha, funciona mais ou menos igual ( no link abaixo )

    https://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/analise-laliga-e-melhor-exemplo-para-o-brasil_37859.html

    A exceção é Portugal, onde o benfica, o framengu de lá, joga em casa 31 rodadas num total de 34 jogos.

    Como é que é? É verdade! Os dirigentes dos clubes pequenos de Portugal vendem mais de metade dos estádios para o visitante benfica, para terem mais receitas de bilheteria. Às vezes quase o estádio todo é coberto de vermelho. Os únicos estádios em Portugal onde o benfica não tem maioria absoluta nas arquibancadas é quando joga com o Porto, com o Sporting e com o Vitória de Guimarães.

    Voltarei a este assunto breve...

    ResponderExcluir
  6. Quando eu escrevi aqui que, com treinador e jogadores caríssimos, e a estrelinha da sorte que sempre dá uma ajudinha aos urubus, eu não tava brincando.
    Já campeões nacionais com 4 rodadas de antecedencia, o que deverá fazer jorjesus? Sendo europeu, e do que conheço daqui de Portugal, certamente vai jogar esses 4 jogos que faltam com mistão.

    Para ter 3 preciosas semanas para fazer uma mini pré-temporada antes de ir para o Catar e poupar e dar descanso aos principais jogadores já prevendo o jogo com o Liverpool ( que coincidencia, não é?? ).
    Liverpool que até 18 de dezembro terá uma maratona de jogos muito esgotantes no campeonato, taça da liga inglesa e Liga dos Campeões (dia 27/11 o Nápoles, dia 30 o Brighton, dia 4/12 o sempre chato derby contra o Everton, 7/12 em Bornemouth, 10/12 com o Red Bull Salzburgo, 14/12 com o Watford e dia 17/12 com o Aston Villa ) e dia 18/12 joga a meia-final no campeonato mundial de clubes. Na certa vai jogar com o Aston Villa com o time B.

    O Liverpool tem um timaço, mas vai chegar cansado... é estrelinha da sorte ou não é?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Adoro essa manipulação de números tendenciosas kkkkkk... Vamos lá... A globo é uma emissora NACIONAL. O FLAMENGO é um time NACIONAL. Tirar como referência apenas o rio de janeiro em uma final de libertadores que teve 76% (mais que o Flu) de participação além do mais, ao longo do tempo, esses pontos representam um universo diferente de pessoas. Vc acha mesmo a que a diferença entre flamengo e fluminense é tão pequena assim? Olhe pro seu Estado, olhe pro seu país, e pare de manipular os números em favor da sua tese, que por sinal é absurda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem está "manipulando números" aqui é você. Não estou pegando como referência somente o Rio. O texto também cita São Paulo, ou você convenientemente não leu essa parte?

      A grande questão não é nem qual das duas audiências é maior, mas o fato de que são muito próximas, o que joga por terra a credibilidade do discurso de que essa divisão de cotas atual é justa.

      Se minha tese é "absurda", demonstre, ora. Tudo que vc fez nesse comentário foi dar uma opinião. E sua opinião, com todo o respeito, é apenas isso: uma opinião.

      Excluir
    2. Todos os 12 grandes do Brasil têm níveis parecidos de audiência. Um ponto a mais ali; um ponto a menos aqui. No longo prazo, empate técnico. É só pegar os dados do Ibope e constatar.

      Excluir
  9. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2016/10/18/interna_diversao_arte,553603/estudo-da-ancine-demonstra-queda-brusca-de-audiencia-da-tv-aberta.shtml


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TV aberta pode estar com menos audiência. Mas ainda é, disparada, a melhor métrica para medir o interesse que os eventos geram aqui no Brasil. Tente outra.

      Excluir
  10. A mídia diz que o Flamengo tem 40 milhões de torcedores. Tudo bem, vamos supor que seja verdade. E só os outros 160 milhões de brasileiros ignorarem qualquer jogo do Flamengo, pronto. Quero ver a Globo pagar mais para eles do que para os demais clubes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 40 milhões são uma farsa. Se o Flamengo tivesse 40 milhões de torcedores de verdade, esgotaria todos os ingressos de todos os jogos com um ano de antecedência. Isso não existe.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Onde posso obter esses dados? Tem algum site ou link??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dados estão disponíveis na internet. Com uma rápida pesquisa você encontra todos os dados utilizados no post em diversas notícias publicadas em diversos sites.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.