terça-feira, 22 de setembro de 2020

Xadrez - Mate em 13! (Mário Matouš)

Mário Matouš, Szachy, 1975.
Código FEN: n2Bqk2/5p1p/5KP1/p7/6Q1/8/8/8 w - - 0 1.

Um problema muito difícil, com uma solução espetacular: as Brancas jogam e dão xeque-mate em 13 lances!

(A very difficult problem, with a spectacular solution: White to play and give checkmate in 13 moves!)

PCFilho

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite PC Filho.
    Ainda bem que sou de uma geração que viu o melhor futebol brasileiro de todos os tempos, muitas vezes sentado nas arquibancadas lotadas de cimento do velho Maraca, e às vezes de pé na geral.

    Naquela arquibancada vi muitas vezes Pelé, infelizmente não vi Garrincha. Vi vários Flus, com Gerson Canhotinha, com Rivelino, vi Assis e Washington, e também rivais de muito respeito como Zico, Roberto Dinamite, Romário entre outros, que tive a felicidade de torcer por eles vestindo a amarelinha, que naquela época metia medo e respito em qualquer um.

    Não fui ao Maraca ver o jogo que devia e podia ter ido ver, em 19 de novembro de 1969, ouvi Valdir Amaral e Jorge Curi pela Rádio Globo. E lembro perfeitamente de uma coisa que me ficou na cabeça todos estes anos. Um dos "trepidantes" ( que eram os reporteres de campo da Rádio Globo , Denis Menezes, Washington Rodrigues "O Apolinho" e Iata Anderson) foi até ao vestiário do Santos e disse qualquer coisa como "o diploma foi entregue ao Rei, e agora Pelé tira fotos para o jornal O GLOBO".

    Afinal, estou velho, mas não estou gagá:-)

    https://pelethebest.blogspot.com/2020/07/foto-do-dia-o-diploma-enviado-pela-fifa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este diploma da FIFA, assinado pelo presidente na época, Sir Stanley Rous, acaba com essa conversa de oficial/não-oficial. Simplesmente naquela época essa conversa não existia, nem era assunto, nem eu me lembro de ler no JB, no GLOBO, no Jornal dos Sports ou outro qualquer algo deste tipo.
      Em nenhum jornal daquela época, brasileiro ou estrangeiro, voce encontra oficial/não-oficial. Já fui aos arquivos de muitos deles, aqui na europa e no Brasil, e não achei qualquer registro de oficial/não-oficial.
      Para Messi ou CR7 ainda faltam pelo menos 250 gols só pra chegar a 1000...
      Obs: O jornal catalão Mundo Deportivo fez uma capa com Messi 1000 ( 702 gols + 288 assistencias para gol ).

      Voce, como pesquisador de excelencia, consegue dizer com exatidão quantas assistencias ( também na época ninguém se preocupava em contar passe pra gol, não era curriculum ) Pelé fêz na carreira?
      Abraço.
      As suas crônicas fazem muita falta.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.