quinta-feira, 17 de março de 2022

O Fluminense e a Copa Libertadores



O relacionamento conturbado entre o Fluminense e a Copa Libertadores não é nada fácil de entender – é uma história que já está entre as mais loucas da história de todos os esportes.

Começou em 1971. O Fluminense vinha de conquistar o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Iniciou a campanha da Copa Libertadores com quatro vitórias avassaladoras, uma sobre o Palmeiras, três sobre os venezuelanos da chave. Faltava um único e escasso pontinho para garantir a vaga nas semifinais, mas o Tricolor conseguiu o mais difícil: perdeu para o Deportivo Itália em pleno Maracanã (após ter vencido o mesmo adversário por 6 a 0 na Venezuela) e depois perdeu novamente para o Palmeiras, entregando a vaga ao rival paulista.

Em 1985, novamente o Fluminense tinha um timaço, era o campeão brasileiro e o favorito do grupo, mas se enrolou e deixou os dois argentinos da chave – clubes que não são considerados grandes por lá – se classificarem (um deles, o Argentinos Juniors, conquistaria o título daquela Libertadores).

2008 dispensa comentários – aquela campanha mágica que terminou da maneira mais trágica possível. Aquele time goleou o Arsenal de Sarandí, então campeão da Copa Sul-Americana, por 6 a 0. Nas oitavas-de-final, eliminou o Atlético Nacional da Colômbia com duas vitórias. Nas quartas, venceu o São Paulo de Muricy, único tricampeão brasileiro de todos os tempos. Nas semifinais, derrotou o melhor Boca Juniors da história, pondo fim à hegemonia do clube argentino naquela década. Na final, após 45 minutos de desastre na altitude, o Fluminense protagonizou a maior reação de uma final de Libertadores, para tudo terminar nos malditos pênaltis, com a LDU sendo a pior campeã da história, tendo apenas 5 vitórias em 14 jogos (vide figura abaixo, com os aproveitamentos de todos os campeões).

Entre 2011 e 2013, mais uma vez com um senhor timaço, o Fluminense dominava o futebol brasileiro, mas na Libertadores não conseguia nada – eliminações para o Libertad em 2011, para um Boca Juniors turbinado pela arbitragem em 2012, e para o Olimpia em 2013. Todos os três, times que não tinham a menor condição de fazer frente ao esquadrão que fazia chover nos gramados tupiniquins.

Em 2021, o Fluminense retornou à competição. Voltou às quartas-de-final. O adversário era o Barcelona de Guayaquil, notoriamente mais fraco. Mas vieram dois empates e a eliminação nos gols fora de casa – um critério bizarro que, semanas depois, a Conmebol decidiu abolir de suas competições. Que timing. (No returno do Brasileirão, o Fluminense venceu tanto o Flamengo, que seria o adversário na semifinal, quanto o Palmeiras, que seria o oponente na final...)

Para a Libertadores de 2022, o Fluminense estava se classificando para a fase de grupos, obtendo a última vaga do Campeonato Brasileiro. Mas é claro que não seria tão fácil: o Bragantino, com as asas da patrocinadora, marcou um gol no último minuto de seu último jogo e mandou o Fluminense para as fases preliminares. No sorteio, nos tocou a chave com Millonarios e depois Olimpia – que viria a nos eliminar novamente, na maldita disputa de pênaltis, na já inesquecível noite de ontem.

****

O último jogo do Fluminense com torcida no Maracanã na Libertadores foi em 2 de julho de 2008. Parece que tem uma coisa, um encosto, um sete-pele impedindo o reencontro depois daquela noite. Coisa de doido.

Entre 2011 e 2013, o Maracanã estava em reformas para a Copa do Mundo. Em 2021, o Fluminense pôde jogar lá, mas sem torcida, devido à pandemia. Em 2022, o reencontro parecia inevitável, mas a troca do gramado nos forçou a jogar as fases preliminares em São Januário e Engenhão. E a loucura de ontem nos tirou da fase de grupos.

A noite de 2 de julho de 2008 não terminará jamais?

****

Para vocês examinarem a loucura dessa relação entre Fluminense e Libertadores: nos confrontos contra times brasileiros, argentinos e colombianos em mata-mata, só tivemos UMA eliminação (para o Boca Juniors em 2012). Em 2008, passamos por Atlético Nacional, São Paulo e Boca Juniors. Em 2012, tiramos o Internacional. Em 2022, eliminamos o Millonarios. 

Contra times de Paraguai e Equador, países com muito menos expressão no futebol, já são cinco eliminações (LDU em 2008, Libertad em 2011, Olimpia em 2013, Barcelona de Guayaquil em 2021 e Olimpia em 2022). Como explicar essa loucura?

****

Podemos discutir falhas táticas ou individuais, mas para mim o maior erro é estratégico. É enfrentar Olimpias e Barcelonas como se fossem jogos de igual para igual.

Não são. Contra times com uma fração do seu orçamento, o Fluminense tem que passar o trator, deveria vencer aqui e lá sem deixar margem para dúvidas.

Não é falta de respeito, mas sim constatação da realidade. O time do Olimpia é medíocre e dificilmente conseguiria escapar do rebaixamento no Brasileirão.

****

"Começo minha crônica anunciando logo: o Fluminense nunca vencerá a Copa Libertadores da América. É isso mesmo: o Fluminense nunca vencerá a Copa Libertadores da América."

Iniciei meu texto de 30 de maio de 2013 com as palavras acima. Convenhamos, com o histórico que descrevi acima, parece mesmo uma conclusão razoável.

****

Por quê?

PCFilho

2 comentários:

  1. Impressionante como o Fluminense não sabe lidar com vantagem. Em três duelos de Libertadores, saímos do primeiro jogo com dois gols de vantagem. Em dois fomos eliminados...
    Libertad 2011 ❌
    Cerro Porteño 2021 ✅
    Olimpia 2022 ❌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acreditem: nosso retrospecto é melhor quando PERDEMOS o primeiro jogo:
      São Paulo 2008 ✅
      LDU 2008 ❌
      Boca Juniors 2012 ❌
      Emelec 2013 ✅

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.