Mostrando postagens com marcador 1996. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 1996. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PVC e Mauro Cezar analisam casos de "viradas de mesa"

Em meu antigo texto sobre a "virada de mesa" de 1996, sempre fui acusado de escrever mentiras, "por ser apaixonado pelo Fluminense".

Pois bem, eis que, em 2013, os jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Mauro Cezar Pereira (ambos torcedores de outros clubes) dão uma aula sobre o assunto, em cerca de seis minutos. O vídeo é da ESPN:



E confirmam absolutamente tudo que escrevi, deixando claro que o Fluminense nunca teve papel de articulador das "viradas de mesa". Nem em 1996, nem em 1999, nem agora.

Como bem me disse meu amigo Rafael Amaro (outro não-tricolor): a sina do Fluminense é ser beneficiado pela virada de mesa alheia.

PCFilho

sábado, 17 de novembro de 2012

Quem espera sempre alcança

(texto do amigo Thiago Rachid)

De 1996 a 2012...


Sob o patrocínio de associados e tricolores que colocavam a vocação original e verdadeira do Fluminense FC de lado - ser o maior vencedor do futebol brasileiro - o Fluminense de Gil Carneiro de Mendonça, o presidente do "Social", virou um saco de pancadas e caminhava a passos largos para a Série B há 16 anos atrás. Na ocasião, num domingo, abri o jornal do Brasil e vi essa capa da Revista Domingo que era um libelo da cidade e dos tricolores fora do processo político do clube para que o Flu reagisse àquela triste caminhada que iniciara.

Lamentavelmente eles conseguiram. O Fluminense foi pro fundo do poço.

Mas o que eles não sabiam era da força da torcida do Fluminense.

Hoje, por obra de um longo processo político que se iniciou já naquela época, o Fluminense reagiu, aprovou a eleição direta e agora, a participação do torcedor engajado nas eleições presidenciais do clube no futuro.

Até os últimos minutos os "tradicionais", os quatrocentões, aqueles que colocaram o Fluminense no buraco tentaram barrar o torcedor. Mas o torcedor do Fluminense que tirou o Fluminense daquela Revista de Domingo e o colocou na Veja Rio desse final de semana com o astral oposto ao de 1996 não vai descansar enquanto não voltarmos a ser o que fomos em 1949 - a maior instituição esportiva do mundo, eleita pelo Comitê Olímpico Internacional.

Falta muito, falta muito. Os adversários do Flu vencedor de ontem foram vencidos. Alguns aliados do Flu vencedor, hoje já se acomodam e se dão por satisfeitos. Mas sempre haverá aqueles que sabem que o caminho do Fluminense é muito mais longo e que se contentar com pouco não foi o espírito que guiou Oscar Cox, Arnaldo Guinle, Nelson Rodrigues, sem falar nas centenas de atletas grandiosos que honraram as cores do Fluminense.

O show tá começando. Apenas começando.