domingo, 29 de dezembro de 2013

Casos de perdas de pontos no Campeonato Brasileiro desde 2003


Atendendo a pedidos, seguem abaixo as explicações para as perdas de pontos de clubes em todas as edições do Campeonato Brasileiro desde 2003, quando foi adotada a fórmula dos pontos corridos.

I) Brasileirão 2003
- a Ponte Preta foi penalizada com a perda de 4 pontos, por escalar o jogador Roberto de forma irregular, nas partidas contra Internacional (1ª rodada) e Juventude (2ª rodada). O meia havia sido expulso na última partida do clube no Brasileirão do ano anterior, e no entendimento do STJD deveria ter cumprido a suspensão automática na primeira rodada. E como não cumpriu na primeira, deveria ter cumprido na segunda. Os adversários foram beneficiados com os pontos dessas partidas (o Internacional ganhou mais 2 pontos, e o Juventude mais 3).
- o Paysandu escalou irregularmente os jogadores Borges NetoJúnior Amorim e Aldrovani em quatro jogos, e por esse motivo perdeu ao todo 8 pontos. Os adversários das partidas ganharam os pontos: Corinthians (26ª rodada, 2 pontos), Ponte Preta (28ª rodada, 3 pontos), São Caetano (30ª rodada, 3 pontos) e Fluminense (31ª rodada, 2 pontos). Os contratos dos referidos atletas foram assinados pelo presidente José Arthur Guedes Tourinho, que estava suspenso por 120 dias pelo STJD, por ter ofendido o presidente da Federação Paraense, Antônio Carlos Nunes de Lima, e não poderia ter assinado os documentos.

II) Brasileirão 2004
- o São Caetano foi punido com a perda de 24 pontos, por negligência no caso do zagueiro Serginho, que faleceu em campo. Nenhum adversário recebeu pontos.
- fontes: Bola na Área, Terra.

III) Brasileirão 2005
- 11 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho, árbitro envolvido em manipulação de resultados, foram anulados pelo STJD. As partidas foram realizadas novamente.
- o Brasiliense foi punido com a perda dos pontos da partida contra o Vasco, 2 x 2, na 1ª rodada, e a CBF concedeu os pontos para o clube carioca. O Vasco entrou com processo na Justiça Comum porque o Brasiliense vendeu ingressos quando deveria atuar com os portões fechados, como punição por um incidente do ano anterior.
- fonte: Bola na Área.

Entre 2006 e 2009, não houve perdas de pontos por nenhum clube.

IV) Brasileirão 2010
- o Grêmio Prudente foi punido com a perda de 3 pontos pela escalação do zagueiro Paulão, suspenso, na partida contra o Flamengo, na 3ª rodada. O Flamengo, que havia vencido a partida por 3 a 0, não teve sua pontuação alterada.
- fonte: Bola na Área.

Nas edições de 2011 e 2012, não houve perdas de pontos por nenhum clube.

V) Brasileirão 2013
- o Flamengo foi punido com a perda de 4 pontos, por ter escalado o lateral André Santos, suspenso, na partida contra o Cruzeiro, 1 x 1, na 38ª rodada. O Cruzeiro não teve sua pontuação alterada.
- a Portuguesa foi punida com a perda de 4 pontos, por ter escalado o meia Heverton, suspenso, na partida contra o Grêmio, 0 x 0, na 38ª rodada. O Grêmio não teve sua pontuação alterada.

PCFilho

6 comentários:

  1. Em 4606 jogos na primeira divisão desde 2003, apenas em 5 houve escalação de jogadores suspensos. Dois casos na mesma rodada. Coincidência?

    Não ofendam nossa inteligência... Com a palavra, Lusa e Fla...

    ResponderExcluir
  2. Está muito estranho, principalmente, a violência extremada por parte dos deformadores de opinião.

    Talvez seja cisma de velho Tricolor...

    tudo se encaixa...

    http://www.hildegardangel.com.br/?p=32320 http://www.diariodocentrodomundo.com.br/marina-vai-ter-que-fazer-mais-que-torcer-por-novos-protestos-em-2014/ http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2013/12/servicos-secretos-dos-eua-trabalham.html

    Juntando a tudo isso, a nova embaixadora ianque, vinda de bem sucedida missão no Paraguai.

    O único acontecimento, integralmente, fortuito ocorreu por causa da prepotência idiota dos remadores!

    Abraços.

    SSTT

    ResponderExcluir
  3. 4 viradas de mesa em TODOS OS TEMPOS e TODAS pelo mesmo clube. Coincidência?
    É....pode ser.....
    Com a palavra quem mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Fico imaginando porque torcedores rivais do Fluminense ficam martelando com comentários sem fundamento algum, querendo que a mentira deles seja a verdade de hoje.Uma coisa para esclarecê-los: A Lei existe para ser cumprida e o Fluminense cumpre as Leis, não fica querendo interpretações diversas para seu favorecimento como fizeram Portuguesa e Flamengo.

    ResponderExcluir
  6. Vercatto,

    Então você realmente acreditou quando te contaram que houve apenas 4 viradas de mesa EM TODOS OS TEMPOS?

    Não te contaram que em 1984 o Vasco entrou pela janela no Campeonato Brasileiro?

    Não te contaram que em 1986 Botafogo e Vasco foram rebaixados e não jogaram a segunda em 1987?

    Não te contaram que o Grêmio foi içado de volta para a primeira divisão em 1993?

    Pra piorar, você acreditou quando te contaram que foi o Fluminense que virou a mesa, quando isso NUNCA aconteceu.

    Em 1996, quem "virou a mesa" foi Corinthians e Atlético Paranaense, que manipularam resultados e deveriam ter sido rebaixados por isso.

    Em 1999, quem "virou a mesa" foi o Botafogo, que recorreu ao tribunal para ganhar os pontos de uma derrota por 6 a 1.

    Em 2013, não houve "virada de mesa" alguma, já que o regulamento foi estritamente cumprido, como deveria ser sempre.

    Em suma: o Fluminense N-U-N-C-A virou a mesa nenhuma. E te desafio aqui a provar o contrário.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.