sábado, 2 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 2 de setembro


1917: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Paysandu, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Mangueira. O resultado surpreendente foi consequência de uma combinação de fatores. O ponta-esquerda Bernardez se lesionou aos 20 minutos de jogo, o que fez com que o Fluminense tivesse que atuar com um homem a menos até o intervalo (não eram permitidas substituições - ele ainda voltou ao campo no segundo tempo, mas não conseguiu render bem). Aos 22 da etapa final, Chico Netto teve nos pés a chance da vitória, em uma cobrança de pênalti, mas chutou na trave. O Fluminense seguiu dominando as ações, mas o goleiro do Mangueira - Emílio Lebre, o Milla - garantiu o zero a zero com ótima atuação. Este foi o primeiro tropeço da campanha tricolor, que passou a ser de 8 vitórias e 1 empate em 9 jogos. Naquele ano, o Fluminense conquistaria o primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.

1944: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatava em 1 a 1 com o Vasco, gols de Lelé para os vascaínos no primeiro tempo e de Pedro Amorim para o Fluminense na etapa final. Quando Norival marcou o gol da vitória tricolor, em um chute de longe, a sete minutos do fim do jogo, o vascaíno Alfredo deu um pontapé em Pedro Amorim, e se seguiu uma pancadaria generalizada, que acabou forçando a interrupção do jogo. Os minutos restantes seriam jogados quatro dias depois, na Gávea, com portões fechados, e o placar se manteria: vitória do Fluminense por 2 a 1.

1951: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, na rua Figueira de Melo, o Fluminense goleou o São Cristóvão por 5 a 0, gols de Carlyle (3), Orlando Pingo de Ouro e Valdir (contra). Com quatro vitórias em quatro jogos, o Fluminense iniciava uma campanha memorável, que terminaria na decisão contra o Bangu, em que o Tricolor voltaria a se sagrar campeão do Rio de Janeiro.

1956: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Canto do Rio. Os gols tricolores na partida foram de Léo BrigliaWaldo (2).

1981: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no campo da rua Bariri, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Olaria, com dois gols de Deley, ainda no primeiro tempo.

1992: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense venceu o Americano local por 2 a 1. Os gols tricolores foram assinalados por Wagner e Ézio (de pênalti).

1999: na segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Serra por 1 a 0, com um gol de Róbson, aos 29 minutos do primeiro tempo. O Fluminense começava a provar que é possível ir ao inferno e voltar de lá ainda mais forte. Com o vitorioso treinador Carlos Alberto Parreira à beira do gramado, o Fluminense conquistaria o título daquela competição, iniciando assim seu retorno à elite do futebol brasileiro.

2000: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, gol de Alessandro Cambalhota, aos 30 minutos do segundo tempo.

2015: em partida do Campeonato Brasileiro, o Fluminense foi roubado no Itaquerão, e saiu derrotado pelo Corinthians por 2 a 0. Quando o duelo ainda estava empatado em 0 a 0, Cícero marcou um gol que foi anulado por um hipotético impedimento (bota hipotético nisso). Foi o lance da imagem abaixo:
Acreditem: a arbitragem marcou impedimento...

****

Aniversariantes do dia:

Mário da Paixão Mendes (1936), meia-direita com 11 gols marcados em 36 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1958 e 1959.

Felipe Jorge Loureiro (1977), meio-campista com 3 gols marcados em 62 partidas pelo Fluminense, entre 2005 e 2013. Fez parte do elenco campeão carioca de 2005.

Mário Henrique Guimarães Bittencourt, o Mário Bittencourt (1978), torcedor e sócio do Fluminense. Foi advogado do clube entre 2001 e 2016, gestor de futebol em 2009 e 2011, vice-presidente de futebol em 2014 e 2015, e candidato à presidência em 2016.

Alex Barboza de Azevedo Terra, o Alex Fidelinho (1982), atacante formado no Fluminense, com 16 gols marcados em 114 partidas pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 2001 e 2007. Foi campeão carioca em 2002 e 2005.

Elias Ribeiro de Oliveira (1983), lateral-direito que integrou o elenco do Fluminense em 2008.

Júlio César Jacobi (1986), goleiro que integra atualmente o plantel do Fluminense, com 59 atuações desde a temporada de 2015.

PCFilho

3 comentários:

  1. A partida de 2 de setembro de 1944 disputada em Laranjeiras foi interrompida por briga generalizada e concluída em 6 de setembro na Gávea, mas apenas o vascaíno Alfredo, o causador da confusão, foi expulso. Na Gávea o Fluminense teve um gol anulado e se manteve o resultado do primeiro tempo em Laranjeiras: Fluminense 2 a 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que foi a primeira batalha campal de um Fluminense x Vasco, mas não foi a primeira controvérsia do clássico!

      Na temporada anterior, em 13/06/1943, o Vasco se recusou a jogar o segundo tempo, alegando que havia sido prejudicado pelo árbitro Mário Vianna. O resultado do primeiro tempo, 3 a 0 para o Fluminense, foi homologado.

      Posteriormente, em 19/11/1967, no Maracanã, o clássico seria encerrado aos 35 minutos do segundo tempo, após uma batalha campal iniciada por agressão do vascaíno Adílson no tricolor Denílson. O árbitro Cláudio Magalhães expulsou 17 jogadores e encerrou o jogo. O Fluminense vencia por 2 a 0, e o resultado foi confirmado pela Federação, apesar das tentativas de anulação por parte do Vasco.

      A confusão mais recente foi a de 17/02/1999, quando o Vasco não compareceu ao Maracanã para enfrentar o Fluminense.

      Em comum nas confusões, um certo inconformismo com a derrota por parte dos co-irmãos...

      Excluir
    2. No popular: NÃO SABEM PERDER!

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.