segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 15 de janeiro


1935: em amistoso interestadual bastante equilibrado, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Villa Nova, então tricampeão de Minas Gerais, graças aos gols de Russo, Sobral, Vicentino e Juan Arrillaga.

1938: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca de 1937, na rua Campos Sales, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 3 a 1. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Sandro, Tim e Hércules. Com a excelente campanha de dezesseis vitórias, três empates e uma derrota, o Fluminense estava muito próximo de garantir o bicampeonato, o que aconteceria já na rodada seguinte, a penúltima da competição (vide 19 de janeiro).

1941: na segunda partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1940, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paulista por 4 a 0. A escalação do Distrito Federal foi a seguinte: Tadeu [America]; Domingos da Guia [Flamengo] e Osvaldo [Flamengo]; Afonsinho [São Cristóvão], Zarzur [Vasco] e Argemiro [Vasco]; Adílson [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Leônidas da Silva [Flamengo], Jair Rosa Pinto [Madureira] e Carreiro [Fluminense]. Os gols foram de Leônidas da Silva, Zizinho e Afonsinho no primeiro tempo, e novamente de Leônidas da Silva na etapa complementar. Agora, a decisão tinha uma vitória para cada lado. O terceiro e decisivo jogo da final aconteceria cinco dias depois, no Pacaembu (vide 20 de janeiro).

1950: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, no Estádio do Vasco (São Januário), o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Botafogo, graças aos gols dos atacantes Rodrigues Tatu e Carlyle.

1955: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca de 1954, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 1. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Pinheiro (de pênalti) e Javier Ambrois (dois).

1958: em jogo amistoso, no Estádio Leônidas de Castro ("Curuzu"), o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Combinado Paysandu-Remo, graças aos gols de Telê, Waldo, Léo Briglia e Ivan. Foi a quarta vitória tricolor em quatro partidas disputadas em Belém.

1961: em partida amistosa, disputada no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, o Fluminense venceu o Treze por 1 a 0, gol do centroavante Waldo. Após passar por Alagoas, Ceará e Paraíba, o Tricolor continuaria sua pré-temporada com algumas partidas em Pernambuco.

2006: em sua estreia no Campeonato Carioca, no Estádio Giulite Coutinho, o Fluminense ganhou por 4 a 0 da Portuguesa da Ilha, gols de Evando, Gabriel Santos e Adriano Magrão (dois).

****

Aniversariantes do dia:

João Baptista de Oliveira Figueiredo (1918), torcedor e um dos Presidentes de Honra do Fluminense (título concedido pelo clube a ele em 15 de novembro de 1979). João Figueiredo foi também o 30º Presidente da República do Brasil, de 1979 a 1985.

Édson Geraldo Baptista, o Edinho (1944), ponta-direita revelado pelo Fluminense, que atuou no time principal tricolor entre as temporadas de 1963 e 1966. Marcou 6 gols em 39 jogos com a camisa tricolor, e participou das conquistas do Campeonato Carioca de 1964 e da Taça Guanabara de 1966.
O jovem Edinho, treinando em Laranjeiras (foto: Revista do Esporte).

Edimo Ferreira Campos, o Edinho (1983), meio-campista com 163 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 2011 e 2013. Participou das conquistas do Campeonato Carioca de 2012 e do Campeonato Brasileiro de 2012. Marcou um gol com a camisa tricolor, na vitória contra o Figueirense, pelo Brasileirão de 2011 (vide 17 de agosto).
Edinho.

PCFilho

4 comentários:

  1. Sobre o aniversariante Edinho de 1944: há divergências das fontes quanto à sua data de nascimento. Algumas apontam 15 de janeiro, outras 15 de fevereiro, e outras 15 de dezembro.

    Escolhi 15 de janeiro por ser a data apontada na maioria das fontes mais confiáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Revista do Esporte ( http://memoria.bn.br/DocReader/144118/11927 ), edição 231, de 1963, a data que aparece é 15/02/1944:

      "Seu verdadeiro nome é Édson Geraldo Batista. Edinho é apelido caseiro, que os colegas adotaram. Nasceu na Rua Mário Portela, nas Laranjeiras, Rio, no dia 15 de fevereiro de 1944. Seus pais chamam-se Francisco Geraldo Batista e Djanira de Oliveira Batista."

      Excluir
    2. Na lista "Quem é quem", com centenas de aniversários de jogadores brasileiros, a data que aparece é 15 de janeiro:
      033704 Édson Geraldo Baptista (EDINHO) ... 15/01/1944

      Excluir
  2. Aniversário a acrescentar: Celso Corrêa de Barros (1952).

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.