terça-feira, 24 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 24 de outubro


1920: o Fluminense empatava em 1 a 1 com o Mangueira, quando a partida foi interrompida devido à chuva torrencial, faltando 16 minutos para o encerramento do segundo tempo. Ainda na etapa inicial, Zezé abriu o placar para o Fluminense, após receber passe de Bacchi; e o Mangueira empatou logo depois, com Mazzeo. Após o intervalo, Zezé perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro Mila, que estava adiantado. O jogo, no Estádio de Laranjeiras, valia pelo returno do Campeonato Carioca, e seria concluído em 16 de janeiro de 1921 - quando Bacchi marcaria o gol da vitória tricolor, garantindo o vice-campeonato para o Fluminense.

1926: diante de numeroso público no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Paulista goleou a Seleção Baiana por 13 a 1, na primeira semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. Os grandes destaques do jogo foram Petronilho de Brito, que marcou cinco gols, e Feitiço, que fez quatro. A segunda semifinal seria disputada uma semana depois, também em Laranjeiras, entre a Seleção Carioca e a Paraense (vide 31 de outubro).
Foto: os elegantes torcedores que compareceram ao Estádio do Fluminense.

1937: em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Tim, Hércules (de pênalti) e Russo. A Portuguesa descontou com Jaime, também, de pênalti. Esta foi a quinta vitória do Fluminense em cinco jogos, no início da campanha do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1948: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo, diante de 23.091 pagantes no Estádio da rua General Severiano. Os gols tricolores foram de Rodrigues TatuSanto Cristo, e os dois alvinegros foram de Paraguaio. No mesmo dia, foi fundado o Fluminense do Itaum, na cidade de Joinville, em Santa Catarina - um dos vários Fluminenses inspirados no Tricolor, espalhados pelo mundo.

1954: em partida válida pela nona rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, Fluminense e Flamengo empataram em 0 a 0, diante de 95.150 presentes (81.793 pagantes) no Maracanã - o quinto maior público da história do Fla-Flu até aquela data. O empate interrompeu uma sequência de 14 vitórias consecutivas do Flamengo (essa série não contava a derrota para o próprio Fluminense no decisão do Torneio Início - vide 15 de agosto). O rival rubro-negro manteria sua invencibilidade até o duelo seguinte contra o Fluminense, em que seria derrotado por 3 a 0 (vide 19 de dezembro).

1956: em amistoso disputado no Estádio Independência, em Belo Horizonte, a Seleção Carioca mostrou sua força e derrotou a Seleção Mineira por 6 a 2. Com três atletas tricolores (além do recém-transferido Didi), os cariocas atuaram assim: Castilho [Fluminense] (Pompeia [America]); Rubens [America] e Pinheiro [Fluminense] (Pavão [Flamengo]); Zózimo [Bangu], Bauer [Botafogo] (Benedito [São Cristóvão]) e Nilton Santos [Botafogo]; Garrincha [Botafogo] (Calazans [Bangu]), Neca [São Cristóvão] (Evaristo [Flamengo]), Waldo [Fluminense], Didi [Botafogo] (João Carlos [Botafogo]) e Pinga [Vasco]. Os gols cariocas foram de Waldo (dois), Didi, Garrincha (dois) e Evaristo.

1965: o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo, em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, diante de uma multidão de 89.013 pagantes no Maracanã. Os treinadores Tim, do Fluminense, e Armando Renganeschi, do Flamengo, foram criticados pelos esquemas excessivamente retrancados. Foi o quarto Fla-Flu consecutivo que terminou em empate (ou o quinto, se for contada a decisão do Torneio Início em 7 de setembro).
A torcida tricolor compareceu em peso ao Maracanã, levando muitas bandeiras.

1979: em partida válida pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Americano de Campos por 3 a 2. Os gols tricolores foram anotados por Gilcimar, Carlos Alberto Pintinho e Cristóvão Borges.

1984: em partida adiada da primeira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do America, graças aos gols de Assis, Paulinho (de pênalti) e Jandir (Moreno assinalou o gol do America, quando o Flu vencia por 2 a 0). Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria ao triangular final ao cumprir a melhor campanha geral, e se sagraria campeão vencendo o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro).

1998: em jogo válido pela Copa Rio de Janeiro, em Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Campo Grande. Os gols tricolores foram de WellingtonMagno AlvesMarco Brito. Com um time de garotos, o Fluminense conquistaria o título da competição, iniciando a reconstrução após a queda para a Série C.

2010: em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena da Baixada, em Curitiba, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Atlético Paranaense, e voltou à liderança da competição, devido à derrota do Cruzeiro para o Atlético Mineiro por 4 a 3. Os quatro gols saíram no segundo tempo: Paulo Baier abriu o placar para o Atlético Paranaense, aos 17; Marquinho empatou para o Fluminense, com um chute de fora da área, aos 24; Wagner Diniz marcou para os anfitriões, aos 38; e Darío Conca empatou novamente, cobrando pênalti sofrido por Tartá, aos 42. Com 54 pontos ganhos em 31 jogos (15 vitórias, 9 empates e 7 derrotas), o Fluminense liderava, com saldo de gols maior que o do Cruzeiro. Até o fim do ano, o Tricolor não perderia mais nenhuma partida, e terminaria conquistando o terceiro Brasileirão de sua história.
Classificação do Brasileirão 2010 após a 31ª rodada: Fluminense de novo na ponta!

****

Aniversariante do dia:

Edmilson Serafim Rodrigues, o China (1969), lateral-direito revelado pelo Fluminense, campeão carioca de juniores em 1988. China integrou o elenco profissional tricolor entre as temporadas de 1988 e 1989.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.