1912: com 17 votos, o sócio Carlos Guinle foi eleito presidente do Fluminense pela primeira vez, em assembleia realizada na sede do clube, em Laranjeiras. Começava ali o primeiro de muitos mandatos dos irmãos Guinle no comando do Fluminense - uma família que mudaria a história do Fluminense e do futebol carioca. O fundador Victor François Etchegaray foi o vice-presidente eleito.
1939: em jogo válido pela última rodada do Campeonato Carioca de 1938, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense, já com o tri assegurado, derrotou o Vasco por 3 a 1, graças aos gols de
Tim,
Sandro e
Hércules (o gol de honra dos visitantes foi de
Alfredo, que também chutou um pênalti na trave). Os tricampeões jogaram assim:
Batatais;
Guimarães e
Machado;
Bioró,
Santamaría e
Orozimbo;
Vicente,
Romeu Pellicciari, Sandro, Tim e Hércules. O timaço tricolor terminou a competição com 12 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 53 gols-pró e 22 gols-contra, campanha que deu ao Fluminense o primeiro tricampeonato da era profissional. Ao fim do jogo, a torcida tricolor festejou seus heróis, aos gritos de
"tricampeão".
 |
Jogadores do Fluminense, tricampeão carioca! Da esquerda para a direita: Romeu Pellicciari, Machado, Brant, Guimarães, Carlos Nascimento (diretor), Hércules, Orozimbo e Batatais. |
1950: em jogo válido pela terceira rodada do Torneio Rio-São Paulo, em São Januário, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do São Paulo, graças aos gols de Silas, Rodrigues Tatu e Waldir (o gol dos paulistas foi de Friaça, de pênalti). Esta foi a primeira vitória tricolor na competição interestadual.
1956: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca de 1955, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 2 a 1, graças aos gols de Waldo e Didi (de pênalti). Jairo marcou o gol de honra dos anfitriões, nos minutos derradeiros do jogo.
1957: em amistoso disputado no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Fluminense venceu o Combinado América-Atlético Mineiro por 3 a 1, com três gols do centroavante Waldo (sendo o primeiro de cabeça e o segundo em um belíssimo sem-pulo). O público mineiro não resistiu e aplaudiu a atuação do grande artilheiro tricolor.
1958: no segundo amistoso da viagem ao Pará, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Clube do Remo, no Estádio Baenão, em Belém, graças aos gols de Léo Briglia, Jair Francisco e Telê. Quatro dias depois, o Tricolor voltaria a campo, para enfrentar o Paysandu (vide 12 de janeiro).
1962: o Fluminense sagrou-se Campeão Carioca de Basquete de 1961, de maneira invicta e com duas rodadas de antecipação, ao derrotar o Flamengo por 62 a 59, no Ginásio do Municipal. O Flamengo havia conquistado os dez Campeonatos anteriores, e o Fluminense não era o campeão desde 1931, fatos que elevaram o triunfo tricolor à condição de feito histórico. Treinado pelo baiano
Renato Brito Cunha, o elenco campeão tinha os seguintes atletas:
Jorge Olivieri,
Renê Salomão,
Friedrich "Fritz",
Renato Tovar,
Carlos Tovar,
Arnaldo Lopes,
Lupércio Dias,
Sergio Contieri,
Paulo Alves Couto,
Luís Cabria,
Osmar Pinto e
Antônio Paulo. Após os dois lances livres convertidos por Fritz nos instantes finais, a torcida tricolor invadiu a quadra em delírio, para celebrar o título.
 |
| Renê Salomão (14) disputa um rebote na partida decisiva. |
****
Aniversariantes do dia:
Uidemar Pessoa de Oliveira, o
Uidemar (1965), meio-campista goiano, que integrou o elenco do Fluminense no segundo semestre de 1996. Em vinte jogos com a camisa tricolor, marcou três gols, todos cobrando pênalti.
Laerte Rodrigues de Azevedo Júnior, o Laerte (1981), zagueiro que integrou o plantel profissional do Fluminense na temporada de 2004, tendo atuado em três partidas do Campeonato Brasileiro daquele ano.
Cláudio Mejolaro, o
Cláudio Pitbull (1982), atacante gaúcho, com 6 gols marcados em 41 jogos disputados pelo Fluminense, ao longo da temporada de 2006.
Leandro do Bonfim (1984), meio-campista baiano, que atuou no Fluminense no primeiro semestre de 2009. Em doze atuações com a camisa tricolor, marcou um gol, contra o Resende (vide 31 de janeiro).
PCFilho
Sobre o local do jogo de 08/01/1958: eu tinha em meus arquivos o Baenão, o Fluminense publicou em seu Almanaque o Francisco Vasques, mas acabei concluindo que o jogo foi no Leônidas de Castro, o Estádio da Curuzu, conforme noticiado no “Diário Carioca” de 10 de janeiro de 1958:
ResponderExcluirA atuação dos tricolores cariocas no embate com o Clube do Remo agradou, plenamente, ao numeroso público que compareceu ao estádio da Curuzu, principalmente pela maneabilidade do conjunto e pela pugnacidade dos seus integrantes. Léo abriu a contagem aos 20 minutos do primeiro tempo e, na fase complementar, Jair Francisco (aos 7') e Telê (aos 30') completaram o placar.