quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 6 de dezembro


1931: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense obteve uma grande vitória: 3 a 2 sobre o líder America, vingando na mesma moeda o revés do primeiro turno. Os gols tricolores foram anotados por Alfredinho (dois) e De Mori. Nas semanas seguintes, o America confirmaria a conquista do título, e o Fluminense terminaria na modesta quinta posição.

1936: na última partida do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 4 a 2, ultrapassando o próprio America e se igualando ao Flamengo na tabela final de classificação. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Russo (três) e Vicentino. Com a igualdade entre Fluminense e Flamengo na tabela, ambos com 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, a taça seria disputada em três jogos extras (bons tempos em que os campeonatos eram decididos com bola rolando). O timaço tricolor conquistaria o primeiro título de um histórico tricampeonato (vide 20, 23 e 27 de dezembro).

1939: em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca ganhou por 5 a 2 da Seleção Mineira. O escrete do Distrito Federal atuou com a seguinte escalação: Nascimento [Vasco]; Norival [Madureira] e Florindo [Vasco]; Zezé Procópio [Botafogo], Og [America] e Argemiro [Vasco]; Roberto [São Cristóvão], Romeu Pellicciari [Fluminense], Paschoal [Botafogo], Tim [Fluminense] e Carreiro [São Cristóvão]. Os gols foram de Carreiro (três), Romeu Pellicciari e Paschoal para os cariocas, e de Niginho (dois) para os mineiros.

1942: no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, a Seleção Carioca perdeu por 3 a 1 para a Seleção Paulista. Os paulistas abriram 3 a 0 com Milani (de pênalti), Servílio e Milani (novamente de pênalti); o gol de honra carioca foi do ponteiro tricolor Pedro Amorim. Baseado no time do Flamengo, o escrete do Distrito Federal atuou assim: Jurandyr [Fla]; Domingos da Guia [Fla] e Newton Canegal [Fla]; Biguá [Fla], Zarzur [Vasco] e Jayme de Almeida [Fla]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Fla], Pirillo [Fla], Jair Rosa Pinto [Madureira] e Vevé [Fla]. Os paulistas terminariam como campeões, após mais três partidas.

1943: em decisão unânime do Conselho Deliberativo, o patrono Arnaldo Guinle foi eleito e empossado presidente do Fluminense. Ele já havia ocupado o cargo entre 1916 e 1931, e agora assumia para um segundo mandato, que duraria até o início de 1946.

1944: na segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca derrotou a Seleção Paulista por 3 a 1, de virada, graças aos gols de Heleno de Freitas (dois) e Jair Rosa Pinto. O escrete do Distrito Federal jogou assim: Batatais [Fluminense]; Mundinho [São Cristóvão] e Augusto [São Cristóvão]; Ivan [Botafogo], Danilo [America] e Jayme de Almeida [Flamengo]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Heleno de Freitas [Botafogo], Jair Rosa Pinto [Vasco] e Jorginho [America]. Após cinco partidas, a Seleção Carioca terminaria campeã brasileira.

1959: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 44.405 presentes (39.207 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Bangu. Com a sensacional campanha de dezesseis vitórias, três empates e uma derrota, o timaço tricolor estava muito perto de garantir a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro (vide 12 de dezembro).

1961: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, em São Januário, gol de Humberto Tozzi.

1964: em partida da décima-segunda e penúltima rodada do returno do Campeonato Carioca, diante de 69.639 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vasco. Denílson abriu o placar para os tricolores, e Zezinho igualou para os vascaínos, de falta. O Fluminense agora tinha 33 pontos ganhos (campanha de 14 vitórias, 5 empates e 4 derrotas), mesmo número do Bangu (12 vitórias, 9 empates e 2 derrotas), um ponto a menos que o Flamengo (15 vitórias, 4 empates e 4 derrotas), e um ponto a mais que o Botafogo (14 vitórias, 4 empates e 5 derrotas). Na rodada final, o Fluminense venceria o São Cristóvão (vide 10 de dezembro), o Bangu derrotaria o Bonsucesso, e o Botafogo ganharia do Flamengo (vide 13 de dezembro). Assim, Fluminense e Bangu terminariam empatados na ponta - e partiriam para decidir o título em duas partidas extras (vide 16 e 20 de dezembro).

1969: no amistoso para a inauguração dos refletores do Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, o Vélez Sarsfield empatou em 1 a 1 com o Santos de Pelé. O clube argentino jogou esta partida com camisas tricolores do Fluminense, compradas pelo roupeiro Ramón García em uma viagem ao Brasil. A utilização das camisas do Fluminense foi uma homenagem ao antigo uniforme tricolor que o Vélez Sarsfield adotara entre 1916 e 1933.
Willington e Pelé: o dia em que o Vélez Sarsfield vestiu camisas do Fluminense.

1970: em jogo válido pela última rodada da fase inicial do Campeonato Brasileiro, no Estádio Belfort Duarte, em Curitiba, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Paranaense, e confirmou sua classificação para o quadrangular final, em que disputaria o título contra Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro. O centroavante reserva Mickey, substituto do lesionado Flávio, abriu o placar para os tricolores, e Valmor empatou para os anfitriões. Mickey marcaria um gol em cada jogo do quadrangular, e se tornaria assim o improvável herói tricolor, na conquista do maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos (vide 13, 16 e 20 de dezembro).

1992: o Fluminense se despediu do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, com uma vitória por 3 a 2 sobre o Volta Redonda, após começar perdendo por 1 a 0. Os gols tricolores foram de WagnerLuís Marcelo e Julinho. Nos dias a seguir, o Fluminense disputaria a final da Copa do Brasil, contra o Internacional (vide 10 e 13 de dezembro).

1994: na final da chave da capital da Copa Rio de Janeiro, na Gávea, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do America, graças aos gols de Leonardo (dois), Gallo e Lira (de pênalti). Na semifinal da exótica competição da Federação do Rio, que valia uma vaga na Copa do Brasil, o Tricolor enfrentaria o Americano de Campos (vide 8 e 10 de dezembro).

1996: a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) dividiu oficialmente o título do Campeonato Carioca de 1907 entre Fluminense e Botafogo, pondo fim a 89 anos de controvérsias. Em 27 de outubro de 1907, o Fluminense vencera o Paysandu por 2 a 0 e garantira o título de bicampeão carioca, com maior goal-average que o Botafogo (critério de desempate aprovado em 1º de maio). Em 28 de outubro, na reunião da Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA), o Botafogo protestara contra a homologação do título tricolor, e a sessão fora interrompida. Em 4 de novembro, o Fluminense decidira se desligar da LMSA, que acabou extinta e refundada no ano seguinte, sem resolver a questão do título de 1907.

1999: na terceira partida das quartas-de-final da Série C do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Americano, e confirmou a classificação ao quadrangular final. Os gols da vitória tricolor foram de Roni e Roger Flores. Na fase decisiva da competição, o Fluminense conquistaria o título, iniciando com sucesso sua jornada de retorno à elite do futebol nacional.

2009: em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Coritiba, e concretizou a fuga do rebaixamento, após a memorável Arrancada Histórica, maior reação de um clube na história da competição. O gol que garantiu a permanência na Série A foi assinalado por Marquinho, em cobrança de falta. Com 7 vitórias e 4 empates nas últimas 11 rodadas, o "time de guerreiros" conseguiu escapar por um ponto, demonstrando que o impossível não existe para quem veste verde, branco e grená. A recompensa por tanta luta viria exatamente um ano depois: de 98% rebaixado a 100% campeão, esta foi a nossa jornada maravilhosa (vide 5 de dezembro).

****

Aniversariantes do dia:

Clairton Schmidt Machado (1946), meio-campista gaúcho que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1968, contratado do Aimoré de São Leopoldo.

José Rodrigues Neto, o Rodrigues Neto (1949), lateral-esquerdo que atuou no Fluminense na temporada de 1976, participando da Máquina Tricolor de Francisco Horta, que conquistou o Torneio de Viña del Mar, o Torneio de Paris e o Campeonato Carioca. Marcou 2 gols em 65 jogos com a camisa tricolor.


Fábio Mahseredjian (1966), respeitado preparador físico que atuou em diversos clubes do país e na Seleção Brasileira. Teve duas passagens no Fluminense, ambas muito positivas: entre 2001 e 2002, o time chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro; e entre 2007 e 2008, a equipe conquistou a Copa do Brasil e o vice-campeonato da Copa Libertadores.


Joel da Luz (1968), lateral-esquerdo gaúcho que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1999, ano em que fez parte do time que conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro.

Márcio Passos de Albuquerque, o Emerson Sheik (1978), atacante com 9 gols marcados em 20 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 2010 e 2011. Seu gol mais importante foi contra o Guarani, em 5 de dezembro de 2010, na vitória de 1 a 0 que garantiu o título do Campeonato Brasileiro.


PCFilho

4 comentários:

  1. Emerson Sheik foi importante em 2010. E vale dizer: sempre molhou a camisa quando esteve em campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson Sheik cumpriu sua missão na Terra, na tarde de 5 de dezembro de 2010... :)

      Excluir
  2. Legal a história do jogo do Vélez com camisas do Fluminense!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.