quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 25 de janeiro


1941: em amistoso disputado no campo do America, na rua Campos Sales, o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 2. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Russo (dois) e Vicente Cussati. Naquela temporada, o Fluminense conquistaria o bicampeonato Carioca, numa partida decisiva exatamente contra o Flamengo (vide 23 de novembro).

1942: em partida amistosa, disputada em Nova Friburgo, o Fluminense venceu o Esperança, campeão friburguense de 1941, por 3 a 2, graças aos gols de Juan Carlos, Pedro Nunes e Careca.

1949: em jogo pelo Torneio Pentagonal R. Monteiro, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Corinthians. Orlando Pingo de Ouro e Simões marcaram os gols da vitória tricolor.

1953: em sua estreia na Copa Montevideo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o First Vienna, da Áustria. O ponta-esquerda Quincas marcou o gol tricolor na partida, disputada no Estádio Centenário, na capital do Uruguai. O First terminaria a Liga Austríaca daquela temporada na quarta posição (o campeão seria o conhecido Áustria Viena, eliminado pelo Fluminense na semifinal da Copa Rio no ano anterior - vide 27 de julho).

1959: na sequência da viagem pela região Nordeste, em amistoso no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, o Fluminense venceu o Treze por 4 a 0, com três gols de Waldo e um de Mário. Sob o comando técnico de Zezé Moreira, começava a tomar forma um dos melhores times da história tricolor. Este foi o sétimo jogo de uma sequência invicta que duraria doze partidas (e não seria a maior daquela temporada memorável, em que o Fluminense conquistaria o Campeonato Carioca com uma campanha sensacional).

1961: na Ilha do Retiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Sport Recife, em jogo válido pelo Quadrangular do Recife. O gol tricolor na partida foi de Jaburu.

1968: em jogo amistoso, disputado na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Galícia, graças aos gols de Amoroso, Cabralzinho e Lula. O Galícia era um dos melhores times da Bahia: seria o vice-campeão baiano de 1967 e o campeão baiano de 1968.

1973: em partida disputada no Parque São Jorge, em São Paulo, o Fluminense sagrou-se campeão da Copa São Paulo de Juniores, ao empatar em 0 a 0 com o Corinthians no tempo normal, e vencer por 2 a 0 na prorrogação, gols de e Silvinho. O Fluminense jogou a decisão com: Willys; Zé Maria, Jorge Henrique, Marinho e Carlinhos; Carlos Alberto Pintinho, Kléber e Anselmo (Erivelto); Té, Luiz Alberto (Silvinho) e Euclides. Como na conquista de 1971, o comando técnico foi do ídolo Pinheiro. O meio-campista Carlos Alberto Pintinho foi eleito o craque da Copinha.
Um lance da decisão: o goleiro tricolor Willys vence disputa com Ivan "Terrível".

2001: numa grande exibição, em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense derrotou o São Paulo por 5 a 2, no Estádio Caio Martins, em Niterói. Os gols tricolores no jogo foram do colombiano Faustino Asprilla (dois), do aniversariante Agnaldo (dois, um de pênalti) e do zagueiro Régis.

2004: em seu primeiro jogo no Campeonato Carioca, diante de 39.070 presentes (37.257 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Madureira por 2 a 1. O primeiro gol tricolor foi de Romário, e o segundo do estreante Edmundo, aos 43 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

António Ángel Capuano, o Capuano (1910), ótimo goleiro argentino, que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1940 e 1942, participando das conquistas dos Campeonatos Cariocas de 1940 e 1941 e do Torneio Oscar Cox de 1941.
Capuano e Renganeschi, argentinos do Flu.

Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim (1927), músico e compositor carioca, torcedor ilustre do Fluminense.
Tom Jobim, ilustre tricolor.

Jorge da Silva Freire (1958), ponta-direita natural de Niterói, participante do time que conquistou o Campeonato Carioca Juvenil em 1975.

Agnaldo Cordeiro Pereira, o Agnaldo (1975), centroavante com 48 gols marcados em 94 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 2000 e 2002, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca.
Agnaldo, em treino do Fluminense.

Luís Fernando Teixeira Silveira, o Luís Fernando (1975), lateral-esquerdo gaúcho, que integrou o elenco do Fluminense no primeiro semestre de 2001, tendo atuado em apenas três partidas.

PCFilho

4 comentários:

  1. Até que os números do Agnaldo no Fluminense não foram ruins! Média de gols parecida com a do Henrique Dourado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Vale lembrar que Agnaldo jogou em bons times, o que o ajudou a ter essa média boa.

      Excluir
    2. Até hoje não me conformo com aquela semifinal do Brasileiro de 2001. Estivemos muito perto do título naquele ano...

      Excluir
    3. Sim, estivemos muito perto de ganhar o Brasileirão de 2001. Aquela semifinal na Arena da Baixada foi uma pena.

      (Agnaldo não jogou a reta final daquele Campeonato, porque teve um problema no joelho.)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.