terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 30 de janeiro


1935: em jogo amistoso, no Estádio Belfort Duarte (atual Couto Pereira), em Curitiba, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Atlético Paranaense, gols de Tintas (três) e Brant. Este foi o primeiro duelo entre Fluminense e Atlético Paranaense na história.

1955: em partida movimentada, válida pelo terceiro turno do Campeonato Carioca de 1954, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Flamengo, perante 65.296 presentes (55.524 pagantes) no Maracanã. Escurinho, Javier Ambrois e Didi marcaram os gols tricolores no jogo. O Flamengo terminaria campeão Carioca, mas não venceu nenhum dos três Fla-Flus do Campeonato.

1958: em amistoso interestadual disputado na Ilha do Retiro, no Recife, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Sport Recife, graças a dois gols do centroavante Waldo.

1963: na segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro de 1962, diante de 41.852 pagantes no Maracanã, a Seleção Carioca perdeu por 2 a 1 para a Seleção mineira, e ficou com o vice-campeonato. Os cariocas atuaram com: Castilho [Fluminense]; Jair Marinho [Fluminense], Zózimo [Bangu], Luís Carlos [Flamengo] (Mário Tito [Bangu]) e Altair [Fluminense]; Carlinhos [Flamengo] e Gérson [Flamengo]; Joel [Flamengo], Henrique Frade [Flamengo], Dida [Flamengo] e Escurinho [Fluminense]. Dida marcou o gol da Seleção da Guanabara. O árbitro Joaquim Gonçalves da Silva teve péssima atuação, expulsando exageradamente três atletas cariocas (Jair Marinho, Altair e Joel).

1969: em amistoso no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Vitória capixaba, gols de Lula, Samarone e Suingue. Naquela temporada, sob o comando técnico do ídolo Telê, o Tricolor voltaria a conquistar o Campeonato Carioca.

1985: em partida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu a Portuguesa de São Paulo por 2 a 0, no Maracanã, gols de Romerito e Washington. Foi a segunda vitória tricolor na competição.

1999: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, disputado sob muita chuva no Maracanã, o Fluminense venceu o Palmeiras por 4 a 0, gols de Marco Brito, Roni, Roger Flores (em rebote de pênalti) e Túlio. O clube paulista seria campeão da Copa Libertadores naquela temporada. O Fluminense iniciava sua jornada de retorno à elite do futebol brasileiro.

2005: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, na rua Bariri, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Olaria. Os gols tricolores foram de Tuta e Gabriel (de pênalti). O Fluminense começava o torneio de maneira irregular, mas terminaria campeão, vencendo o segundo turno e a decisão contra o Volta Redonda (vide 17 de abril).

2011: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Moacyrzão, em Macaé, o Fluminense ganhou por 4 a 2 da Cabofriense, graças aos gols de Fred (dois), André Luís e Willians.

****

Aniversariantes do dia:

Valdir Leite Luz (1927), médico do Fluminense na década de 1960.
O doutor Valdir Luz (foto: Revista do Esporte).

Egídio Landolfi, o Paraguaio (1928), ponta-direita com 9 gols em 29 partidas pelo Fluminense, entre 1953 e 1955. Com a camisa tricolor, foi campeão da Copa das Municipalidades em 1953. Apesar do apelido, Paraguaio nasceu no lado brasileiro da fronteira, em Mato Grosso. Paraguaio seguiu no futebol como treinador, e estava no comando técnico do Botafogo na famosa decisão do Campeonato Carioca de 1971, vencida pelo Fluminense (vide 27 de junho).
Paraguaio.

Jair Francisco (1935), meia-atacante com 105 gols marcados em 238 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1956 e 1962. Com a camisa tricolor, Jair Francisco conquistou os Torneios Rio-São Paulo de 1957 e 1960, e o Campeonato Carioca de 1959.
Jair Francisco, meia-atacante do Fluminense (foto: Revista do Esporte).

Márcia de Abreu Guterrez (1942), vitoriosa nadadora e jogadora de vôlei do Fluminense, nas décadas de 1950 e 1960.
Márcia Guterrez com algumas de suas taças (foto: Revista do Esporte).

Vander Luiz Alves Givisiez, o Vânder Luís (1963), meio-campista mineiro, com 6 gols marcados em 40 jogos pelo Fluminense, entre 1989 e 1990. Foi campeão do Torneio de Kiev em 1989.
Vânder Luís.

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.